HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasConservatório de Tatuí promove primeiro festival de MPB e Jazz

Conservatório de Tatuí promove primeiro festival de MPB e Jazz

Evento será realizado virtualmente, de 16 a 21 de novembro, com Workshops, Master Classes, Mesa-Redonda e Lives com convidados do Brasil e do Exterior

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, de 16 a 21 de novembro, o 1º Tatuí MPB/Jazz Festival. O evento será integralmente realizado em ambiente virtual e traz uma programação com workshops, master classes, mesa-redonda e entrevistas.  As atividades pedagógicas têm vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo pelo site do conservatório.

“O Festival foi pensado com o objetivo de agregar conhecimentos de estudo e carreira para alunos em formação e músicos já formados, além de promover intercâmbio cultural entre os artistas, professores convidados e os participantes inscritos”, comenta o coordenador do Festival e da Área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, Professor  Cláudio Sampaio .

A programação começa no dia 16 de novembro, segunda-feira, às 14h, com Workshop de Trombone ministrado por Valdir Ferreira, que foi fundador da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e hoje é professor na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e da Escola do Auditório Ibirapuera,. Às 16h, Master Class de Trombone com Fabio Oliva, formado no Conservatório de Tatuí e hoje trombonista dos grupos instrumentais Noneto de Casa, André Marques Sexteto, Marcel Bottaro Quinteto, André Peloso Quarteto, Nelson Ayres Big Band, Rafael Piccolotto de Lima e a Orquestra Urbana Big Band e Hermeto Pascoal Big Band. Às 19h, live “Pioneirismo no Brasil . Big Band Reteté”, com Paulo Malheiros, ex-professor do Conservatório de Tatuí, que atualmente é músico e arranjador dos grupos Soundscape Big Band, Reteté Big Band, Hermeto Pascoal Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica e Grupo Quebra Cuia.

Na terça-feira, dia 17, às 10h, Workshop “Como tocar em naipe”, com o trompetista, pianista, compositor e produtor musical Fran Rivero (Espanha), professor do Conservatorio de Música “Ana Valler” de Utrera (Sevilla), integrante do Hispania Brass Quintet, da Orquesta Sinfónica de Utrera e Orquesta Hispalense da Universidade de Sevilla. Às 14h, Workshop “Improvisação”, com o trompetista Mark Upton (Inglaterra), professor da Royal Marines School of Music e músico da James Bond Tribute Band ‘Q The Music’, Syd Lawrence Orchestra, The Gordon Campbell Big Band e Back to Basie Band, entre outras. Às 19h, Live “Pioneirismo no Brasil . Banda Urbana”, com João Lenhari, que é arranjador, compositor e trompetista da Banda Urbana, Banda Jazzco, Nelson Ayres Big Band e Orquestra Urbana, além de inúmeras outras atuações.

Na quarta-feira, dia 18, às 14h, Workshop “Percussão na Big Band”, com Vinícius Barros, professor da Faculdade Souza Lima e IPT, e chefe de naipe da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, além de ter acompanhado o saxofonista Branford Marsalis em turnê pelos Estados Unidos e tantos outros nomes consagrados. Às 16h, Workshop “Bateria na Big Band”, com Celso Almeida, professor da Escola Auditório Ibirapuera, participa do BRS Quartet em parceria com o site americano de ensino musical online Open Studio, entre outros, além de atuar no quarteto de Rosa Passos e na Banda Mantiqueira.

Na quinta-feira, dia 19, às 14h, Master Class de Clarinete, Flauta e Saxofone com Mauricio de Souza, que é professor e diretor de uma Big Band na Escola Municipal de Música de São Paulo, atuou como compositor, arranjador e músico da execução da trilha sonora do filme “Quincas Berro d’Água”, entre outras produções. Às 17h, Workshop Especial “Luteria, Manutenção etc.”, com Marcos Antônio Padovani, luthier e proprietário da Padovani Music, empresa patrocinadora do 1º Tatuí MPB/Jazz Festival. Às 19h, Live “Pioneirismo no Brasil . Big Band SoundScape”, com Samuel Pompeo, que é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, professor convidado do festival “Fiato Al Brasile” na Itália, lidera o Samuel Pompeo Quinteto e integra a SoundScape Big Band, a Banda Urbana e o BandoOzonze.

Na sexta-feira, dia 20, às 4h, Workshop “Piano Brasileiro”, com Léo Ferrarini, que é professor do curso de Piano MPB/Jazz e integrante do grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, autor do livro “Guia Prático do Piano Brasileiro Volume 1 – Ernesto Nazareth” (2017). Às 16h, Workshop “Contrabaixo”, com Zé Alexandre, professor do Departamento de Música da Unicamp e autor de material didático para os Projetos Guri e BASF, além de tocar com o músico Toninho Ferragutti e com a cantora Ná Ozetti. Às 19h, Live “Master Class Guitarra na Big Band”, com Fernando Correa, que atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM), é autor de livros didáticos e música da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil.

No sábado, dia 21, às 14h, Live “Pioneirismo e Carreira Universitária”, com Toddy Murph (EUA), diretor de bandas da Life Christian Academy, músico da Oklahoma City Symphonic Band e doutorando na Liberty University. Às 16h, Live “Vida acadêmica e carreira internacional”, com Fabio Gouvea (Basileia Suíça), professor do Conservatório de Tatuí e integrante do programa Focus Year, com vários concertos e gravações no currículo. Às 19h, a Mesa-Redonda “Os desafios musicais de hoje e de amanhã” encerra o 1º Tatuí MPB/Jazz Festival, com participação de professores do Conservatório de Tatuí e Convidados.

Inscrições

Os Workshops e Master Classes serão realizados em plataforma de videoconferência, com salas virtuais limitadas a 350 pessoas. Por isso, os interessados em acompanhar devem se inscrever no site do Conservatório de Tatuí e será respeitada a ordem de inscrição. Também há vagas para estudantes que queiram atuar dos Master Classes como participantes ativos. O regulamento, programação e ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno.

Todas as “Lives” serão transmitidas nos canais e páginas oficiais do Conservatório de Tatuí  e podem ser acompanhados pelo YouTube (www.youtube.com/user/VideosConservatorio), Facebook (www.facebook.com/conservatoriotatui) ou Twitter (www.twitter.com/musicatatui). O 1º Tatuí MPB/Jazz Festival do Conservatório conta com patrocínio de Padovani Music.

Compartilhe!