HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConservatório de Tatuí oferece 638 vagas em mais de 50 cursos regulares; inscrições já estão abertas

Conservatório de Tatuí oferece 638 vagas em mais de 50 cursos regulares; inscrições já estão abertas

Os processos seletivos para as áreas de Música serão realizados remotamente, por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o de Artes Cênicas será presencial, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde propostos como prevenção ao contágio da Covid-19

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo,  considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, está com inscrições abertas para novos(as) alunos(as). A instituição oferece cerca de 638 vagas em mais de 50 cursos regulares, nas áreas de Música Erudita, Música Popular, Educação Musical e Artes Cênicas. Em respeito ao Plano SP e aos protocolos para prevenção à Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma híbrida. A seleção para os cursos das áreas de Música será realizada por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o processo seletivo para cursos de Artes Cênicas será presencial. Os cursos são totalmente gratuitos e os interessados podem se inscrever pelo site do Conservatório de Tatuí, até às 18h do dia 21 de janeiro.

Na área de Música Erudita, são oferecidas 196 vagas em Tatuí, nas habilitações de Acordeão, Canto Lírico, Canto Barroco, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Fortepiano, Harpa, Luteria, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Clássico, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Clássico, Violino, Violino Barroco/Viola Barroca, Violoncelo e Violoncelo Barroco/Viola da Gamba. E mais 42 vagas no Polo de São José do Rio Pardo, nos cursos de Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão Sinfônica, Piano, Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa, Trompete, Viola, Violão Clássico, Violino e Violoncelo. Também são disponibilizadas vagas para pessoas cegas ou com baixa visão nos seguintes cursos de instrumento: Oboé, Piano, Violão Clássico e Violino.

Há vagas para candidatos(as) com e sem conhecimento musical. Candidatos(as) que não tenham conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores da instituição. O link para a entrevista será enviado por e-mail após o encerramento do prazo de inscrições. Candidatos(as) que já tenham conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam uma peça de livre escolha do repertório erudito. Depois de gravado, o vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Na área de Música Popular, a instituição disponibiliza 52 vagas distribuídas nos cursos de MPB/Jazz (Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violão), Choro (Bandolim, Cavaquinho choro, Flauta Choro, Percussão choro e Violão 7 Cordas) e Música Raiz (Viola Caipira). Nestas habilitações, as vagas disponíveis no momento são destinadas apenas a candidatos(as) que já tenham conhecimento musical. Os(as) candidatos(as) deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam a obra ou o exercício proposto no edital para o curso do seu interesse. O vídeo deve ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Na área de Educação Musical, as vagas disponíveis são 168 para Musicalização Infantil e 40 para Formação em Educação Musical. Sendo distribuídas entre Musicalização Infantil 1 (4 anos), Musicalização Infantil 2 (5 anos), Musicalização Infantil 3 (6 anos), Musicalização Infantil 4 (7 anos) e Formação em Educação Musical (manhã ou tarde). Essas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público, a ser realizado no dia e horário estabelecidos pela Sustenidos. Para o curso de Formação em Educação Musical, a seleção será feita por meio de análise curricular e formulário de avaliação, conforme orientação do edital.

Na área de Artes Cênicas, são oferecidas 140 vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças, Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes, Artes Cênicas e Cenografia. As vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças e para Adolescentes serão distribuídas por meio de sorteio. Candidatos(as) ao curso de Artes Cênicas passarão por 5 dias consecutivos de aulas, laboratórios de artes cênicas, prova escrita e entrevista com os(as) professoras da escola. Neste caso, o(a) candidato(a) que não comparecer em algum dos dias estará automaticamente desclassificado(a). Já para o curso de Cenografia, a seleção será feita por meio de entrevista com banca formada por professores(as) da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

A instituição esclarece que a quantidade de vagas abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2021 e, por isso, alguns cursos mantidos pela instituição não dispõem de vagas para novos alunos neste momento, incluindo Regência. Todavia abriremos processo seletivo, para lista de espera de Acordeão, Piano, Harpa, Violão, Flauta doce, Bateria (MPB/Jazz), Trombone (MPB/Jazz), Cavaquinho (Choro), Violão de 7 cordas (Choro), Percussão (Choro).

BOLSAS DE ESTUDOS – Os(as) candidatos(as) com conhecimento musical e teatral que forem aprovados(as) no Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as), cujo resultado está previsto para ser divulgado a partir de 18/02, poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas para bolsistas nos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí. As inscrições para as Bolsas Performance ficarão abertas até 1º de março. Estes editais já estão disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as) 2022
Inscrições: de 4 a 21 de janeiro de 2022
Link de acesso no site do Conservatório de Tatuí.

 

 

Compartilhe!