HomeAssessoria ReleasesConjunto da Estação Ferroviária de Taubaté é tombado pelo Condephaat

Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté é tombado pelo Condephaat

Edificação foi ponto importante na conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba

O Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté foi declarado patrimônio cultural do Estado de São Paulo. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, decidiu pelo tombamento do Conjunto, datado de 1923 e expandiu para além do complexo, que inclui o prédio da Estação, o Armazém de Carga, o Leitor Ferroviário e a Vila Ferroviária, conforme publicação da resolução no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (18).

O Conjunto foi ponto importante na conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. Formado por edificações remanescentes da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), no município de Taubaté, a Estação Ferroviária ilustra o crescimento da cidade. O Conjunto compõe importante paisagem da Companhia Taubaté Industrial, também tombada pelo Condephaat, bem como documenta a história da industrialização paulista e seu valor simbólico para a constituição da identidade cultural da população local.

O tombamento inclui: o prédio da Estação Ferroviária, localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/n; o Armazém de Carga, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 317; o Leito ferroviário, no trecho entre a Rua Santos Dumont; a projeção em linha reta do limite sudoeste da Parque Dr. Barbosa de Oliveira (Rua Anizio Ortiz Monteiro) e a Oficina, situada à Rua Dea Freire, 07; Vila Ferroviária, composta pelas casas números 71, 73 e 105, da Rua Dea Freire.

Sobre o Condephaat

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico, que pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo. Nessa categoria se encaixam bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais e bens imateriais, dentre outros.

O Condephaat já tombou mais de 500 bens desde 1968. Eles formam um conjunto de representações da história e da cultura do Estado de São Paulo entre os séculos XVI e XX. As cidades que possuem bens tombados se encontram representadas no mapa do Estado de São Paulo, conforme informações constantes no site do órgão.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

(11) 98849-5303 (plantão)