HomeAssessoria ReleasesConhecimento à distância: Museu da Imigração promove oficinas, webinário e lives

Conhecimento à distância: Museu da Imigração promove oficinas, webinário e lives

Na segunda quinzena de julho, atividades envolvem cultura, políticas públicas, café árabe, fotografia, imigração alemã, público infantil e sobrenomes no Brasil

Como medida para minimizar o contágio da COVID-19, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – permanece fechado temporariamente e promovendo diversas ações no ambiente digital, como oficinas cultural, fotográfica e lúdica, webinário sobre políticas públicas para migrantes e lives, programações agendadas para a segunda quinzena de julho.

A última oficina online em parceria com o Abraço Cultural, visando apresentar as culturas de diferentes países, anteriormente marcada para 10 de julho (sexta-feira), foi adiada para o dia 20 (segunda-feira). Na atividade, Constance Salawe compartilhará informações do seu país de origem em uma ação sobre a história de Camarões, a partir das 17h, na plataforma Zoom. O encontro, com inscrições encerradas, será ministrado em francês e é indicado para quem já estudou o idioma por dois anos ou mais.

Já no dia 21 (terça-feira), a instituição realizará o webinário “Políticas públicas para migrantes: ontem e hoje” por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, a partir das 17h, com tradução em Libras. A ação tem como proposta focar no contexto de São Paulo para discutir a existência de políticas públicas para essa população na atualidade. Com mediação da educadora Núria Margarit e participação da especialista em políticas públicas para migração e trabalho decente, Jennifez Alvarez, e da advogada e co-fundadora do Instituto MiGRa, Sávia Cordeiro, o debate abordará, ainda, as dinâmicas entre instituições e outros agentes envolvidos na garantia dos direitos dessas pessoas, propondo uma conversa que conecte iniciativas históricas e contemporâneas.

A parceria com o Museu do Café continua resultando em programações à distância durante a quarentena, como a live “Café árabe e imigração”, que acontecerá no dia 23 (quinta-feira), a partir das 17h, no Instagram. Usando a pesquisa “Memórias do Café Árabe” como fio condutor, os pesquisadores Thiago Haruo (MI) e Bruno Bortoloto (MC) apresentarão aspectos culturais dessa bebida e sua relação com as migrações em São Paulo. Os profissionais discutirão, também, a importância dos usos e costumes trazidos pelos indivíduos em seus deslocamentos e como ambas as instituições vêm se dedicando a eles.

As orientações para que se permaneça em casa transformaram as dinâmicas da sociedade e o dia a dia de cada um. Diante desse contexto, como aproveitar o isolamento social para refletir e traduzir os sentimentos em fotos? Com base nesse assunto, o Museu oferecerá a oficina “Olhar fotográfico dentro de casa” no dia 24 (sexta-feira), às 16h, incentivando a observação e documentação do que está ao redor. Por meio da plataforma Zoom, o fotógrafo Gino Pasquato mostrará, ainda, imagens que irão abrir os olhos do público para as possibilidades infinitas que, muitas vezes, passam despercebidas. As inscrições estarão abertas até o dia 22 (quarta-feira), às 16h, e as informações estão disponíveis no site.

Em comemoração ao Dia da Imigração Alemã, a live “Imigração alemã em São Paulo” acontecerá no dia 25 (sábado), no Instagram, com participação da coordenadora técnica, Mariana Martins, e da autora do livro “Uma São Paulo alemã: vida cotidiana dos imigrantes germânicos na região da capital (1827-1889)”, Silvia Siriani. A partir das 15h, as profissionais conversarão sobre o contexto e as particularidades desse fluxo migratório, bem como as formas de sociabilidade e suas marcas nessa cidade.

Voltada para o público infantil, a oficina lúdica “Dançar a história” será realizada no dia 29 (quarta-feira), a partir das 16h, como uma versão livre inspirada em um conto da Indonésia, por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube. A partir da história “A pedra mágica”, os pequenos (e familiares) serão convidados a traduzirem imagens e sensações, apresentadas pela dançarina-narradora, em linguagem corporal de dança, em referência aos quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar). Para participar, será necessário providenciar objetos simples, que estão disponíveis no site.

Por que a maior parte dos sobrenomes no Brasil tem origem europeia? Marcas de consecutivos processos de apagamento, esses registros são também um resultado da nossa história. Visando compreender o porquê, apesar da riqueza e diversidade demográfica do país, existem tão poucos sobrenomes de origem africana ou indígena, o MI promoverá a live “Histórias invisibilizadas: as múltiplas representações dos sobrenomes no Brasil” no dia 30 (quinta-feira), a partir das 17h, no Instagram, com participação do pesquisador Thiago Haruo e do professor adjunto do curso de história da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Rodrigo Bonciani.

Serviço

Oficina Cultural “História do Camarões”

Data: 20 de julho

Horário: 17h

Plataforma: Zoom

Webinário “Políticas públicas para migrantes: ontem e hoje”

Data: 21 de julho

Horário: 17h Plataforma: YouTube

Live “Café árabe e imigração”

Data: 23 de julho

Horário: 17h Plataforma: Instagram

Oficina “Olhar fotográfico dentro de casa”

Data: 24 de julho

Horário: 16h Inscrição: até 22 de julho

Plataforma: Zoom

Live “Imigração alemã em São Paulo”

Data: 25 de julho

Horário: 15h Plataforma: Instagram

Oficina lúdica “Dançar a história”

Data: 29 de julho

Horário: 16h Plataforma: YouTube

Live “Histórias invisibilizadas: as múltiplas representações dos sobrenomes no Brasil”

Data: 30 de julho

Horário: 17h Plataforma: Instagram

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!