HomeCultura + NotíciasConheça a programação de dezembro da Biblioteca de São Paulo

Conheça a programação de dezembro da Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo (BSP) tem uma série de atividades gratuitas e destinadas para todas as idades, para quem está passando pela capital paulista, já está na cidade em férias ou para aproveitar o período das festas de final de ano. Contação de histórias, luau, clube de leitura, sarau e exposição marcam o mês. A biblioteca tem programação também na Virada Inclusiva: no domingo, dia 2, a Hora do Conto traz a Cia. Fantoccini apresentando “A lua, o macaco e o tambor”, de Arlene Holanda, com interpretação em Libras, às 16h.

Entre os destaques do último mês do ano está o Domingo no Parque, programa que leva as atividades que costumam ser realizadas dentro da biblioteca para o Parque da Juventude. No dia 16 de dezembro, das 11h30 às 12h15, teremos sessões do programa Lê no Ninho, atividade indicada para os pequenos entre 6 meses e 4 anos com seus pais ou responsáveis, e das 12h15 às 16h, sessões de contações de histórias com a Cia. Mapinguary.

Além da Cia. Mapinguary e Cia. Fantoccini, passam pela BSP, em dezembro, os seguintes grupos convidados para a Hora do Conto, sempre aos domingos, às 16h: Cia. Arte Negus, Agrupamento Teatral, Grupo Mãos de Fadas e Cia. do Tok Tok. Sextas-feiras, às 15h, as contações são realizadas pela equipe BSP.

Já o último Clube de Leitura de 2018 propõe o debate em torno de “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly, no dia 13, das 15 às 17h. O encontro, que trata não só a obra mas da trajetória de autores, é comandado pela equipe BSP e acontece no auditório da biblioteca. Para participar, basta chegar, não é necessário fazer inscrição. É só chegar e aproveitar também a Exposição A Zona Norte Conta suas Histórias, que tem abertura no dia 11, às 14h e visitação sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. A mostra reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da Zona Norte de São Paulo. O grupo fez parte do processo de formação promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe da BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades.

Em função das festas de final de ano, vale lembrar que a biblioteca estará fechada nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações sobre a BSP, acesse: https://bsp.org.br/

programaçãO

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.  Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas.

7 – “Como o Grinch roubou o Natal”, de Dr. Seuss. Com equipe BSP.

14 – “Histórias à brasileira”, de Ana Maria Machado. Com equipe BSP.

21 – “Lá vem o ano novo”, de Ruth Rocha. Com equipe BSP.

28 – “Contos de enganar a morte”, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP.

Domingos, às 16 horas.

2 – “A lua, o macaco e o tambor”, de Arlene Holanda. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Fantoccini – programação da Virada Inclusiva

9 – “Lolo Barnabé”, de Eva Furnari.  Com a Cia. Arte Negus.

16 – “Trem sem destino: Villa-Lobos”, inspirado nas obras de Karen Acioly e Nereida S. Santa Rosa. Com o Agrupamento Teatral.

23 – “A irmã do Conde”, de Helena Gomes e Geni Souza. Narração de histórias em Libras com interpretação para o português. Com o Grupo Mãos de Fada.

30 – “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault. Com a Cia. do Tok Tok.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15 às 16 horas.

5 – Peteca.

12 – Boca do palhaço.

19 – Morto-vivo.

26 – Jogo da memória.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15 às 16 horas.

6 – Pega vareta.

13 – Palhaço bate-lata.

20 – BVL para colorir.

27 – Releitura de obras de Portinari.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11 às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15. No dia 16, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e abre espaço para apresentações artísticas. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Não haverá atividade nos dias 20 e 27.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Em dezembro, o título escolhido é “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly. Quinta-feira, dia 13, das 15 às 17 horas. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Desfrute desta prática, que promove bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Sábados, dias 1º, 8 e 15, das 15 às 16 horas.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, dia 2, das 14h30 às 16h30.

PALESTRA HISTÓRIA DO PODER LEGISLATIVO DO BRASIL ATRAVÉS DO TEMPO – 1826-2009 – Com Josué dos Santos Ferreira, do Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros – IDELB. Contemplado pelo ProAC/ICMS. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Carga horária: 2 horas. Quarta-feira, dia 19, das 15 às 17 horas.

EXPOSIÇÃO A ZONA NORTE CONTA SUAS HISTÓRIAS – A exposição reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da Zona Norte de São Paulo. O grupo fez parte do processo de formação promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe da BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades. Até 13 de janeiro de 2019. Abertura: Terça-feira, dia 11, às 14h. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Não é necessário fazer inscrição.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 15 às 16 horas. Não haverá atividade no dia 25.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas. Não é necessário fazer inscrição.

7 – “Negrinha”, de Jean-Christophe Camus.

14 – “Me chame pelo seu nome”, de André Aciman.

21 – “Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade”, de João Silvério Trevisan. (*atividade não recomendada para menores de 18 anos)

28 – “Portinari”, de Nadine Trzmielina e Angelo Bonito.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, 1º e 15, das 11 às 13 horas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE

Domingo, dia 16, no Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia. Mapinguary.

Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com os jogos de videogame mais legais do momento.  De terça a sexta, das 9h30 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PONTOS MIS – Sabia que aqui na BSP tem até sessão de cinema? Em parceira com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa exibe filmes e estimula a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO – quartas-feiras, às 10 horas. Exibição do filme “Era o Hotel Cambridge” (dir. Eliane Caffé, Brasil, 2016, 1h39, drama, português, 12 anos, elenco: Isam Ahmad Issa, Paulo Américo, Juliane Arguello). Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

SESSÃO INFANTIL – sextas-feiras, às 15h30. Exibição da animação “O menino e o mundo” (dir. Alê Abreu, Brasil, 2013, 1h20, animação/ aventura/ família, português, livre, elenco: Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Lu Horta). Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

ONDE FICA?

Compartilhe!