HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira programação especial na Semana do Meio Ambiente

Confira programação especial na Semana do Meio Ambiente

Programação conta com espetáculos, oficinas de gastronomia e moda sustentável, além da inauguração da mostra Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham, no Museu das Culturas Indígenas

 

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresenta uma programação diversificada para toda a família na Semana do Meio Ambiente, que vai do dia 5 ao dia 9 de junho, e busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e cuidar do meio-ambiente. Para abrir as atividades, a mostra Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham será inaugurada no Museu das Culturas Indígenas, localizado na região da Água Branca, dia 4 de junho, às 9h. 

Com elementos da mata que estimulam o tato, olfato, visão, audição e propriocepção (noção espacial), a mostra recria a atmosfera da Mata Atlântica sugerindo uma vivência sensorial. A partir da perspectiva indígena, o acervo sugere sensibilizar o público sobre a relevância da Mata Atlântica para o planeta. Com dados fornecidos pela Fundação SOS Mata Atlântica, o Museu informa os visitantes sobre os povos que habitam o território, o patrimônio de flora e fauna, a legislação de proteção e outros dados relevantes sobre o bioma.

Na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, localizada na região Sul de São Paulo, a Oficina de Cosplay incentiva a moda sustentável, com a reutilização de peças de brechós ou aquelas paradas no guarda-roupa, transformando-as em figurinos de personagens geeks, no dia 1 de junho, às 18h30, sem a necessidade de inscrição prévia. 

*Confira os destaques da programação da Semana do Meio Ambiente*

Museu das Culturas Indígenas 

Exposição Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham

Abertura: 04 de junho

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados) 

Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras 

Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP) 

Informações: (11) 3873-1541  

Mais informações: www.museudasculturasindigenas.org.br

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Espetáculo “Gota Viva”

A Cia Laleoni traz a saga desafiadora de duas gotinhas de água que, com coragem e amor, se transformam em nuvem, chuva, rio, mar e até seiva de árvores.
Formato: Presencial 

Data: 7/6, quarta-feira

Horário: 14h

Faixa etária: de 3 a 12 anos
Mais informações: http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Dia Mundial do Meio Ambiente: Descomplicando a Cozinha

A Fábrica de Cultura Jaçanã traz a temática veganismo de forma descontraída. A receita da vez é para matar a fome de conhecimento.

Formato: Online – Instagram

Data: 5/6, segunda-feira

Horário: 19h

Faixa etária: maiores de 12 anos
Mais informações: https://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/jacana 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Palestra de Permacultura com Irmanio Sarmento 

A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar como cada um enxerga a natureza ao redor. Nesta palestra sobre Permacultura, dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, serão abordadas alternativas de mudanças e auto sustentabilidade, mudança de estilos de vida na sociedade de consumo e formas de prevenir o esgotamento de recursos naturais da terra.

Formato: Online – YouTube

Data: 4/6, domingo

Horário: 15h

Faixa etária: Livre

Mais informações:

https://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/jardim-sao-luis 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Moda Sustentável – Oficina de Cosplay com Cosblack 

O mês do meio ambiente traz diversas reflexões sobre pautas importantes que atravessam a sustentabilidade, inclusive dentro da moda. Dando continuidade aos estudos de figurino no universo geek, o artista Well Renato, ativista social de pautas sobre diversidade na Cultura Pop, Geek & Otaku, e conhecido por seu projeto Cosblack, ministrará a oficina de Cosplay a partir da moda sustentável, com a reutilização de peças de brechós ou aquelas paradas no guarda-roupa, transformando-as em figurinos de personagens geeks.

Formato: Presencial

Data: 1/6, quinta-feira

Horário: 18h30 às 21h30

Faixa etária: Livre

Sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações:

https://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/jardim-sao-luis  

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Mostra Ecofalante 2023 – Circuito Paralelo

A 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema acontece em junho em São Paulo e conta com o apoio das Fábricas de Cultura apresentando uma programação especial de 1 a 14 de junho para celebrar o Mês do Meio Ambiente. Serão exibidos gratuitamente prestigiosos títulos (em grande parte, inéditos), como Mulheres pretas (2022, 21 min); Medo (2022, 10 min); e Na Luz (2022, 21 min)

Formato: Presencial 

Data: 1/6, quinta-feira

Horário: das 10h às 14h

Faixa etária: Livre

Mais informações:

https://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/jardim-sao-luis 

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Contação Com Oficina De Artes: Dia Mundial Do Meio Ambiente

A partir de Contações de Histórias inspiradas no Dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças serão estimuladas a criarem elementos da natureza com materiais reutilizáveis. Além do dia que é comemorado em 5 de junho desde 1972, temos ainda a Semana Nacional do Meio Ambiente no mesmo período. Promover esta reflexão desde a infância, apresentar bons hábitos, abordar a importância da preservação e proteção, certamente irá enriquecer a formação das crianças.

Obs: Todo material será fornecido gratuitamente!

Formato: Presencial 

Data: 6/6 – terça-feira – 8h30 às 10h30 / 13h30 às 15h30

Inscrições: 15/5 a 31/5

Inscrições aqui 

Vagas: 20

Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/unidade/juanserrano/ 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Permacultura: Aplicação De Reboco Natural

Venha participar do projeto “Ocupação Sustentável: práticas artísticas ambientais”! Neste ciclo será abordada a técnica de reboco natural, desde seu desenvolvimento até a sua aplicação em espaços do jardim da oficina Cultural Alfredo Volpi

Formato: Presencial 

Data: 03/06 a 24/06 – sábado(s) – 10h às 13h

Inscrições: 16/05 a 31/05

Inscrições aqui
Vagas: 10

Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/unidade/alfredovolpi/ 

Compartilhe!