HomeCultura + Notícias Assessoria Releases  Confira os finalistas do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes de 2022

  Confira os finalistas do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes de 2022

Evento irá homenagear os profissionais do setor cultural que se destacaram ao longo de 2021 por suas realizações. Vencedores da principal premiação cultural de SP serão conhecidos no dia 14/12, no Teatro Sérgio Cardoso. Uma realização de cada categoria receberá R$ 30 mil 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai homenagear, em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 14 de dezembro, representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2021 por suas realizações. Trata-se do tradicional Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, criado em 1950. A realização vencedora de cada uma das 15 categorias receberá o prêmio de  R$ 30 mil.

Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 15 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu. Entre as categorias estão:

Museus, equipamentos e centros culturais; Patrimônio cultural material e imaterial; Grupos, companhias e corpos estáveis; Cultura popular e tradicional; Cultura urbana; Empreendedorismo cultural e criativo; Inovação e tecnologia em arte e cultura; Estudos e pesquisas em cultura e economia criativa; Mostras, festivais, mercados e eventos culturais; Produção cultural independente; Inclusão, diversidade e acesso à cultura; Formação e capacitação; Livro, leitura e bibliotecas; Comunicação cultural; Iniciativas culturais para crianças e adolescentes.

O processo de escolha dos premiados é dividido em 3 etapas. Primeiro, um júri formado por 10 pessoas indicadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, propõe – cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura e a economia criativa de São Paulo em 2021 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas.  Na segunda etapa, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fernanda Feitosa, selecionam, a partir das indicações feitas pelo júri na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis.  Por fim, o governador Rodrigo Garcia, definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.

Haverá, ainda, homenagens ao produtor cultural Sérgio Ajzenberg, a Emanoel Araújo, ex-diretor do Museu Afro-Brasil, e ao jornalista Jorge da Cunha Lima, que faleceram em 2022, além do arquiteto Ruy Ohtake, no fim de 2021.   

Confira a lista completa dos cinco finalistas em cada uma das categorias:

1.Iniciativas Culturais para Crianças e Adolescentes

2.Comunicação Cultural

3.Livro, Leitura e Bibliotecas

plataforma BibliON / Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo

    4.Formação e Capacitação em Cultura

  1. Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura
  1. Museus, Equipamentos e Centros Culturais
  1. Patrimônio Cultural Material e Imaterial
  1. Cultura Popular e Tradicional

9.Cultura Urbana

  1. Grupos, Companhias e Corpos Estáveis

11.Empreendedorismo Cultural e Criativo

12.Inovação e Tecnologia em Arte e Cultura

13.Estudos e Pesquisas em Cultura e Economia Criativa

14.Mostras, Festivais, Mercados e Eventos Culturais

15.Produção Cultural Independente

Compartilhe!