HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira as dicas culturais do secretário Sérgio Sá Leitão para o feriado de Carnaval

Confira as dicas culturais do secretário Sérgio Sá Leitão para o feriado de Carnaval

Dica 1: Tem folia online para os carnavalescos que não abrem mão da festa, mas ainda preferem a proteção do isolamento.  A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaemCasa apresenta o Carna #CulturaEmCasa. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, diversos sambas-enredo, desfiles de rua e muitos outros conteúdos selecionados serão transmitidos gratuitamente na plataforma.
De 24 de fevereiro até o dia 1º de março, sempre às 16h30 e às 19h30. Acesse pela plataforma ou aplicativo – www.culturaemcasa.com.br 

Dica 2: A dica de cinema deste final de semana fica com o Bate-papo de Cinema Pontos MIS, que apresenta o filme ‘Rolê – histórias dos rolezinhos’, documentário sobre essa forma inusitada de manifestação em shoppings no Brasil que mobilizou milhares de pessoas nos últimos anos e escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e pela exclusão social. O filme fica disponível até 26 de fevereiro. O bate-papo acontece ao vivo no canal do MIS no Youtube no sábado 26, às 18h,  e conta com a participação do diretor Vladimir Seixas e mediação de Giuliana Monteiro.
Rolê, histórias dos rolezinhos, direção Vladimir Seixas, Brasil, 2021, 122 minutos, 14 anos 

Vladimir Seixas foi indicado ao Emmy Internacional de melhor documentário em 2019, com ‘A Primeira Pedra’. Seus filmes investigam as transformações políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos urbanos. 

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção. 

Dica 3: A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta na Sala São Paulo “Sinfonia de Cinema”, cujo programa combina trilhas sonoras emblemáticas de filmes, como “Frozen”, “Os Incríveis”, “O Senhor dos Anéis” e “Guerra nas Estrelas”, e peças orquestrais feitas para séries de TV também icônicas, como “Game of Thrones” e “Downton Abbey”. Os concertos terão regência de Wagner Polistchuk, que também é trombone solista da Osesp, e apresentação da cineasta Marina Person, que contará, entre as músicas, um pouco da história dos filmes e séries para os quais elas foram feitas. Arcádio Minczuk, oboé solista da Osesp, e a jovem cantora Manuela Lopez fazem participações especiais.  

A performance desta sexta-feira 25, às 20h30, será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube da Osesp. 

Essas e outras dicas culturais você acessa pelo site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (www.cultura.sp.gov.br) ou pela plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br) 

Compartilhe!