HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira a programação especial em celebração ao Dia Internacional da Dança

Confira a programação especial em celebração ao Dia Internacional da Dança

Corpos artísticos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo disponibilizam programação especial e gratuita na data comemorada em 29 de abril 

A Associação Pró-Dança – organização social responsável pela gestão da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e da São Paulo Escola de Dança (SPED), corpos artísticos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza uma série de atividades com programações gratuitas para comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. 

A SPCD abre suas comemorações com a inauguração da exposição de fotos “São Paulo Companhia de Dança – 15 anos”, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). De 29 de abril a 29 de maio, na Estação da Sé, serão exibidas imagens de obras marcantes de seu repertório registradas pelos artistas Arthur Wolkovier, Charles Lima, Édouard Lock, Fernanda Kirmayr, João Caldas, Marcelo Machado, Rogério Alves Sobrado e Silvia Machado. 

Já na sede da Companhia, localizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a professora ensaiadora Beatriz Hack ministra a Oficina de Capacitação Técnica em Ensaio, às 10h. Com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, a atividade terá como foco o ofício do ensaiador. Os participantes devem ter idade a partir de 14 anos e receberão certificado digital após a conclusão do curso, com inscrições pelo link.   

No interior do estado, a companhia de dança realiza atividades educativas e apresentações na cidade de Garça. Às 11h30, acontece a Oficina de Balé Clássico, ministrada por Bruno Veloso, professor-ensaiador da companhia. Aberta ao público, a atividade será na Escola Municipal de Cultura Artística Amélio Naná Zancopé. Para participar é necessário inscrever-se no link. Ambas as oficinas fazem parte do eixo educativo da SPCD. 

No período noturno, a partir das 20h (assim como no dia 28 de abril), a companhia apresenta três obras de seu repertório no palco do Teatro Municipal Miguel Monico. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do Teatro. Toda a programação será gratuita. 

Para iniciar a noite, a SPCD apresenta Odisseia (2018), de Jöelle Bouvier. A obra propõe uma viagem, um reencontro consigo mesmo. Movida pela questão dos migrantes da atualidade, a coreógrafa constrói uma estrutura dramática e poética que aborda temas como mudança, transição, partida e a esperança de uma vida melhor. 

Em seguida, Partita (2022), de Stephen Shopshire, inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, o bailarino explora o espaço cênico e reescreve cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes. 

Por fim, acontece a pré-estreia de Le Chant Du Rossignol (2023), remontada por Giovanni di Palma e baseada em O Rouxinol, conto de Hans Christian Andersen. Marcada por movimentos rápidos que somem no espaço escuro do palco, a obra é assinada por Marco Goecke que se inspira na dualidade do natural versus o artificial, contando com a figura de um pássaro real justaposta com sua versão mecânica. 

Haverá ainda em parceria com a plataforma Cultura em Casa às 20h e também no canal do YouTube da Companhia, o documentário que conta os bastidores da montagem de “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, obra de Márcia Haydée especialmente para a SPCD, que teve sua estreia em dezembro de 2022.

Já a São Paulo Escola de Dança – Centro de Formação em Artes Coreográficas – também em parceria com  a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô realiza no dia 29 de abril um Flash Mob com cerca de 75 estudantes dos Cursos Regulares que fazem parte do programa de Bolsas-Oportunidade. A ação acontece na Estação Sé, em frente às catracas, entre 11h e 12h, com entradas previstas para 11h, 11h20, 11h40 e 12h. 

Para encerrar a programação, às 19h, será exibido também na plataforma Cultura Em Casa, o documentário Espirais do Tempo, primeira produção lançada pela SPED e produzida pela Galeria Produções. O projeto narra as etapas das primeiras reuniões até a inauguração oficial da escola e também estará disponível no canal do YouTube da São Paulo Escola de Dança.

Confira a programação completa do Dia Internacional da Dança

Ações São Paulo Companhia de Dança

Exposição de fotos ‘São Paulo Companhia de Dança – 15 anos’ em São Paulo/SP

Data: De 29 de abril até 29 de maio

Local: Estação Sé – Praça da Sé – São Paulo – SP, 01310-200

Oficina de Capacitação Técnica em Ensaio em São Paulo/SP

Data: 29 de abril – das 10h às 12h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – R. Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001

Inscrições: Vagas limitadas para pessoas a partir de 14 anos, via link 

Oficina de Dança – Balé Clássico em Garça/SP

Data: 29 de abril – das 11h30 às 12h45

Local: Escola Municipal de Cultura Artística- Amélio Naná Zancopé – R. Vinte e Sete de Dezembro, 10 – Williams, Garça – SP, 17400-000 

Inscrições: Vagas limitadas para pessoas a partir de 14 anos, via link 

Apresentações em Garça/SP

Data: 28 e 29 de abril (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Miguel Monico, 522 – Av. Dr. Rafael Paes de Barros – Williams, Garça 

Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.  

Exibição do Documentário sobre os bastidores de ‘O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos’ – Online

Data: 29 de abril 

Horário: 20h

Link: https://www.youtube.com/@CulturaemCasaSaoPaulo

https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD

Classificação: Livre

Duração: 30 min

Ações São Paulo Escola de Dança

Flash Mob na Estação da Sé – São Paulo/SP

Data: 29 de abril 

Horário: 11h, 11h20, 11h40 e 12h

Local: Estação Sé, em frente as catracas – Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP, 01310-200

Exibição do Documentário ‘Espirais do Tempo’ – Online

Data: 29 de abril 

Horário: 19h 

Link: https://www.youtube.com/@SaoPauloEscoladeDanca

https://www.youtube.com/@CulturaemCasaSaoPaulo

Classificação: Livre

Duração: 30 min

Compartilhe!