HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

Confira a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

Museus, unidades de formação, bibliotecas e corpos artísticos prepararam uma agenda com concerto, oficinas, filme, espetáculo teatral e atividades diversas para todos os estilos e gostos

As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam programação especial para a Semana Mundial do Meio Ambiente. Entre as sugestões estão documentários, oficinas, espetáculos teatrais, concerto, prática de yoga e passeios nos museus, bibliotecas, oficinas culturais e fábricas de cultura.

Confira a programação completa:

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano irá realizar o projeto itinerante “Ciranda Sustentável”, de 1ª a 11 de junho, que traz a exposição “Cultura e a Arte em Reciclagem”, de Sandro Rodrigues, durante o mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. As obras da mostra são feitas com materiais reciclados. Cohab Taipas (01/06 -11/06), segunda a sexta das 10h às 17h e sábado das 10h às 13h; depois seguirá para outros dois locais parceiros: Teia Cachoeirinha (11/06-21/06), terça a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 18h e Teia Taipas (21/06-30/06), segunda a sexta das 8h às 17h.

O público também poderá conferir as oficinas “Arte sustentável com garrafa PET que ensina como gerar renda, de 8 a 22 de junho; o espetáculo teatral “Que História é essa? – Projeto tendas culturais, no dia 9 de junho, das 14h às 15h.

Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/unidade/juanserrano/

Para celebrar a data, a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, fará um concerto híbrido no dia 6 de junho, às 20h30. Serão dois regentes, o spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, e o Trombonista Solista da Osesp, Wagner Polistchuk. O programa terá peças de Vivaldi, Piazzolla, Carl Nielsen e Villa-Lobos inspiradas na natureza.

Mais informações: http://www.osesp.art.br/home.aspx

As Fábricas de Cultura das Zonas Norte, Sul e Diadema farão diversas atividades no dia 8 de junho, como: “Reciclarte”, às 14h, que convida o público para confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis e decorá-los aproveitando os materiais disponíveis no depósito da biblioteca e o “Jardins Comestíveis”, às 10h, com produção de jardins pensados em suas cores, harmonia e distribuição espacial.

Mais informações: https://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i

No Memorial da América Latina, de 1° a 30 de junho, o público poderá conferir a ação “Marina Week”, Semana do Mar de São Paulo, com apoio do Memorial. O evento abordará o uso sustentável do meio ambiente marinho e a formação de uma cultura oceânica na sociedade com palestras e ações. Já no dia 4 de junho, às 10h, acontece o terceiro encontro do Clube de Leitura Ler a América Latina, com apresentação do conto “Estranha, bela flor matinal”, do panamenho Enrique Jaramillo Levi. No dia 26 de junho, das 9h30 às 12h, terá a edição do projeto Yoga no Memorial, com palestra sobre espiritualidade e aula prática de yoga.

Mais informações: https://memorial.org.br/

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior de São Paulo, exibirá no dia 1º de junho, a partir das 19h, o vídeo documentário “Ateliê Portinari – Meio Ambiente Sustentável: Protagonismo Ambiental”, realizado na sala principal do Museu. Já no dia 5 de junho, às 10h, o Museu irá apresentar obras do artista Cândido Portinari com a temática ambiental.

Mais informações: https://www.museucasadeportinari.org.br/

Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, fará nos dias 4, 5, 18 e 19 de junho a oficina de fantoches da Mata Atlântica “Família no Museu”,  ensinando a produzir os bonecos com materiais recicláveis. No dia 7 de junho, às 18h, a equipe do educativo irá promover uma ação que apresenta a forma de extrair as cores de alguns produtos naturais para serem utilizados como corantes alimentícios. Outra dica é uma visita no museu, que fica localizado em uma importante reserva da Mata Atlântica, no qual já foram identificadas centenas de espécies de plantas.

Mais informações: https://www.museufelicialeirner.org.br/

Compartilhe!