HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesConfira programação em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Confira programação em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Museus, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais  e Bibliotecas  estão com  shows de artistas com ascendência indígena,  encontro de leitores, grafismo indígena, mostra de cinema, encontro com educadores, oficinas e muito mais, durante todo mês de agosto

Para valorizar as culturas e saberes dos povos indígenas, as instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo estão com várias atividades gratuitas durante este mês, em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1994, para reforçar a luta pela autodeterminação e a garantia dos direitos humanos das etnias indígenas.

Na programação do “agosto indígena”, o Museu das Culturas Indígenas promove o Sarau: a periferia também é indígena. Terá rap, poesia, música, dança, grafitagem e manifestações artísticas com participação de indígenas da periferia paulistana, em 20/8/, das 15h às 18h, além de roda de  conversa sobre o calendário Guarani, em 19/8, das 11h às 13h.

No  Museu Índia Vanuíre, o público aproveitará aSemana Tupã“, a edição deste ano será dedicada ao fascinante mundo do “Grafismo Indígena”, uma forma de arte ancestral que transcende os tempos e carrega a essência e os valores das diferentes etnias. O evento ocorre de 8 a 13 de agosto, às 9h e às 14h, com entrada gratuita.  Em parceria com os indígenas do Oeste Paulista, que incluem as etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, provenientes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, a “Semana Tupã” é um espaço de trocas culturais enriquecedoras. Essa colaboração permite oferecer uma experiência autêntica, compartilhando conhecimentos, tradições e vivências dessas comunidades. A programação incluirá rodas de conversa com representantes das etnias participantes, os quais compartilharão perspectivas sobre o grafismo e sua importância cultural. 

As Fábricas de Cultura localizadas nas periferias da zona norte de São Paulo iniciam no dia 4/08, sexta-feira, com o Festival Nhe’e Kuery, onde o público poderá assistir os shows de artistas com ascendência indígena: Souto MC, Lyryca e Juão Nÿn. Realizado pelo estúdio da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, o evento acontece a partir das 10h. Nhe’e Kuery, nome do festival, são considerados espíritos mensageiros que vivem com Nhanderu (divindades indígenas) e alertam sobre os riscos ambientais resultantes da destruição das florestas. 

E na Fábrica de Cultura Itaim Paulista terá leitura mediada: Coisas de Índio. No livro: “Coisas de Índio: versão infantil”, Daniel Munduruku reúne informações sobre alguns povos originários e seus instrumentos musicais, danças, ritos de passagem, medicina, trabalho e outros temas, em 09/8, às 11h, com transmissão via  Instagram essa @fabricadeculturaitaim.

O museu Casa das Rosas, na Avenida Paulista, propõe a atividade Território, corpo, espírito: museu e ancestralidade no dia 5 de agosto, sábado, a partir das 15h, no espaço do jardim e com a convidada Aline Pachamama, do povo Puri da Mantiqueira, escritora, ilustradora e idealizadora da Pachamama Editora (formada por mulheres indígenas). Na ocasião, Aline lançará o livro de própria autoria – Voz em Inhã Uchô e vai contar os motivos que a levaram a escrever. 

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, zona leste de São Paulo, apresenta a exposição Pindorama: existem indígenas em São Paulo formada por uma série de fotomontagens da Moara Tupinambá, artista visual e ativista das causas indígenas do povo Tupinambá. As obras mostram parte das histórias de pessoas que desempenham o papel de influenciadores em suas comunidades. As visitas podem ser feitas de 5 de agosto a 11 de outubro, das 10h às 21h30, de terça a quinta-feira, e das 10h às 18h nas sextas e sábados. 

Vale ressaltar que a exposição XINGU: Presente!, na Biblioteca Parque Villa-Lobos vai até o dia 20/8. Já no Museu da Língua Portuguesa continua no ar a versão virtual de Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, exposição sobre as línguas indígenas, no link.

Confira a programação nas instituições:

CAPITAL

Museus

Museu das Culturas Indígenas
REALIDADES INDÍGENAS EM SP –  ATIVISMO INDÍGENA
Povos de várias regiões do Estado de São Paulo discutem suas lutas por moradia e demarcações e suas concepções de terra e território.
O evento integra o percurso de concepção colaborativa e coletiva da exposição de longa duração do MCI.
Formato: Presencial
Data: 05/08/23
Horário: 11h às 13h
Inscrição em:  inscrições

Museu das Culturas Indígenas
REALIDADES INDÍGENAS EM SP –  HISTÓRIAS DE TERRITÓRIOS
Povos de algumas regiões do Estado de São Paulo contam as histórias de seus territórios através de suas próprias experiências e oralidades. O evento integra o percurso de concepção colaborativa e coletiva da exposição de longa duração do MCI.  Evento com transmissão no canal do MCI no YouTube. Participação: Albino Terena (Kopenoti – Avaí); Clarice Pankararu (Real Parque – São Paulo); Ranulfo Terena (Icatu – Braúna); Gilberto Tupi Guarani (Aldeia Multiétnica – Filhos Dessa Terra – Guarulhos); Dirce Kaingang (TI Vanuíre – Arco Íris); Catarina Guarani (Piaçaguera – Peruíbe) 

Formato: Presencial

Data: 05/08/2023

Horário: 15h às 17h

Inscrição

Museu das Culturas Indígenas
RODA DE CONVERSA: ANTIRRACISMO E A SITUAÇÃO FEMININA

Na programação do Agosto Indígena, no dia 06/08, o MCI convida a todos para a roda de conversa com Amanda Pankararu para falar como o racismo estrutural afeta, interfere e atravessa as populações indígenas e o papel das políticas públicas e instituições na luta antirracista.  Amanda Pankararu – Participa como coordenadora de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica – Casa Beth Lobo Diadema. Mestranda no programa Diversitas da USP. Integrante da coordenação do Programa Pindorama/PUC-SP.

Formato: Presencial

Data: 06/08/2023

Horário: 15h às 17h

Inscrição

Museu das Culturas Indígenas
LIVE ABYA YALA: RESISTÊNCIA, (RE)EXISTÊNCIA E FEMINISMO COMUNITÁRIO – DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

Live Abya Yala: resistência,  (re)existência e feminismo comunitário, com Julieta Paredes e Tamikuã Txihi para falar do Feminismo Comunitário sob mediação de Jaci Martins. A live será transmitida no canal do Museu no Youtube.

Formato: Presencial

Data: 09/08/2023

Horário: 16h às 17h30

Museu das Culturas Indígenas
ENCONTRO COM EDUCADORES: TEMÁTICAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO

Continuação do ciclo formativo realizado mensalmente pelo Museu das Culturas Indígenas que oferece oficinas e atividades para formação de educadores, voltadas à abordagem das temáticas indígenas em escolas ou demais espaços, em consonância com a Lei nº 11.645/2008, e orientações para visitação ao museu. Com participação dos Mestres de Saberes Indígenas do MCI.

TURMA 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL

Formato: Presencial

Data: 10/08/2023

Horário: 15h às 17h

Inscrição 

Museu das Culturas Indígenas
REALIDADES INDÍGENAS EM SP –  ARTE E ARTESANATO COMO VIVÊNCIA

Povos de várias regiões do Estado de São Paulo falam sobre suas produções de arte, artesanato e demais produções como grafismo, canto e dança. O evento integra o percurso de concepção colaborativa e coletiva da exposição de longa duração do MCI. 

Formato: Presencial

Data: 12/08/2023

Horário: 11h às 13h

Inscrição 

Museu das Culturas Indígenas
REALIDADES INDÍGENAS EM SP –  IDIOMAS COMO RESISTÊNCIA

Povos de várias regiões do Estado de São Paulo falam sobre suas relações com as línguas ainda faladas, o fortalecimento das línguas maternas e ações de retomadas. O evento integra o percurso de concepção colaborativa e coletiva da exposição de longa duração do MCI.  Evento com transmissão no canal do Museu no Youtube

Formato: Presencial

Data:  12/08/2023

Horário: 15h às 17h

Inscrição

Museu das Culturas Indígenas
MOSTRA DE CINEMA INDÍGENA

Mostra de Cinema Indígena em enCantos e rExistências – cinema dos povos indígenas com CCSP / Sessão especial no Parque da Água Branca

Sessão de encerramento da mostra de cinema indígena enCantos e rExistências – cinema dos povos indígenas, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), ArteInVitro, Museu das Culturas Indígenas e Rede CineFlecha.

Confira a programação completa da Mostra no site do Centro Cultural São Paulo

Formato: Presencial

Data:  17/08/2023

Horário: 17h às 19h30

Inscrição 

Museu das Culturas Indígenas
ARA PYAU E O CALENDÁRIO GUARANI

O tempo, para os Guarani Mbya, está relacionado à passagem cíclica da natureza, e ao mesmo tempo com a caminhada realizada pelos povos guarani, suas mudanças físicas e espirituais. Esse período do ano é de renovação, marcado pela passagem do tempo velho (Ara Ymã) para o tempo novo (Ara Pyau).

Como parte da programação do Agosto Indígena, nessa roda de conversa, o xamõi Natalício Karai e Mestres de Saberes compartilham com o público conhecimentos sobre o Calendário Guarani.

Formato: Presencial

Data: 19/08/2023

Horário: 11h às 13h

Inscrição 

Museu das Culturas Indígenas 

ENCONTRO COM EDUCADORES: TEMÁTICAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO

Continuação do ciclo formativo realizado mensalmente pelo Museu das Culturas Indígenas. O ciclo oferece oficinas e atividades para formação de educadores, voltadas à abordagem das temáticas indígenas em escolas ou demais espaços, em consonância com a Lei nº 11.645/2008, e orientações para visitação ao museu. Com participação dos Mestres de Saberes Indígenas do MCI.

TURMA 2 – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Formato: Presencial

Data: 19/08/2023

Horário: 15h às 17h

Inscrição

Museu das Culturas Indígenas
SARAU: A PERIFERIA TAMBÉM É INDÍGENA

Resumo: Na programação do Agosto Indígena, o MCI promove o Sarau como movimento cultural que reúne conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. No MCI, haverá rap, poesia, música, dança, grafitagem e manifestações artísticas com participação de indígenas da periferia paulistana. 

Programação detalhada: 15h – térreo: Discotecagem e Artesanato; 15h – prédio: Visita às exposições; 16h – térreo:  artesanato; Microfone aberto com apoio de DJ e MC, além de Live paint

Formato: Presencial

Data: 20/08/2023

Horário: 15h às 18h

Museu das Culturas Indígenas
CINECLUBE TAVA

Para dar visibilidade ao cinema de produção indígena, o Museu das Culturas Indígenas inaugurou em julho o Cineclube TAVA, uma oportunidade de ver, pensar e conversar sobre essas produções. Nesta edição do Agosto Indígena, haverá uma conversa com a atriz Samara Para Mirim (estagiária do educativo), que fez parte da equipe do filme: Para’i – 2018

Formato: Presencial

Data: 24/08/2023

Horário: 18h às 20h

Inscrição

Museu das Culturas Indígenas
AÇÃO EXTRA-MUROS: ENCONTRO ANUAL PANKARARU

Nesse evento, que acontecerá no Casulo, ONG parceira da Associação Pankararu, no Real Parque, as mulheres Pankararu apresentarão à comunidade do Real Parque, indígena e não indígena, uma das comidas típicas Pankararu, que é servida em rituais. Ela é composta de arroz, pirão de carne e garapa de rapadura. A comida é um elemento importante da cultura indígena, pois ela é capaz de estabelecer relações de proximidade, afeto, além de promover a cultura tradicional. O encontro, que será documentado pelo MCI, contará com dança, venda de artesanato e a presença de outros povos indígenas que se juntarão à celebração.

Formato: Presencial

Data: 26/08/23

Horário: 10h às 16h

Casa das Rosas

Lançamento de livro e palestra

TERRITÓRIO, CORPO, ESPÍRITO: museu e ancestralidade

Com Aline Pachamama

Data: Sábado, 5 de agosto

Horário: das 15h às 17h

A atividade será realizada no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição

Obs: A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site. Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP. Programação gratuita

Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Estúdio
Música
FESTIVAL NHE’E KUERY COM SOUTO MC, LYRYCA E JUÃO NŸN
Data: 4/08, sexta-feira, 10h | Livre | Presencial
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 21h

Sábados, das 9h às 17h, Domingos, das 12h às 17h

Funcionamento das bibliotecas: terça a sexta, das 9h às 19h.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Arte de rua
GRAFFITI – CULTURA GUARANI MBYA | DINAS MIGUEL 

Data: 9/08, quarta-feira, 12h às 13h | Livre

YouTube | Livre

Fábrica de Cultura Jaçanã

Bate-papo com Giva Manoel e Sassá Tupinambá

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS 

Data: 9/08, quarta-feira, às 18h | Livre

Youtube | Livre

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
ENCONTRO COM AUTOR: PEDRO KARAÍ RUVIXA
Nesse encontro, Pedro Karaí Ruvixa; artista indígena de origem Xucuru Kariri, falará como, através da “Musicoterapia Nativa”, busca levar o bem-estar para cada um que se permite ouvir o som de um instrumento nativo, além de apresentar cantos com o maracá e violão, que trazem consigo mensagens da Natureza.
Data: 09 de agosto, às 15h
Divulgação/transmissão: Presencial com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube (Tv Fábricas)
Local: Bibliotech (Presencial)

 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
LEITURA MEDIADA: COISAS DE ÍNDIO
No livro: “Coisas de Índio: versão infantil”, Daniel Munduruku reúne informações sobre alguns povos originários e seus instrumentos musicais, danças, ritos de passagem, medicina, trabalho e outros temas. A Bibliotech convida o público a conhecer a riqueza e a pluralidade dos povos indígenas com esse livro que está disponível na plataforma Árvore Livros.

Data: 09 de agosto, às 11h
Divulgação/transmissão: Instagram – @fabricadeculturaitaim 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
ENCONTRO DE LEITORES: CORAÇÃO NA ALDEIA E PÉS NO MUNDO!
Em reflexão ao Dia da Criação da Lei Maria da Penha, a equipe da Bibliotech apresentará o livro: “Coração na aldeia e pés no mundo”, de Auritha Tabajara. Em seu primeiro livro, a cordelista se utiliza da força da palavra para ganhar o mundo. Em sua jornada, a força da mulher nordestina, indígena, sonhadora e guerreira se encontra com a sutileza poética, característica da autora. Ilustrado com xilogravuras de Regina Drozina, esta preciosa obra chega ao público através do selo Uk’a Editorial, reforçando seu compromisso com a literatura indígena contemporânea.
Data:10 de agosto, às 15h
Local: Bibliotech (Presencial)

Oficinas Culturais

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Artes visuais

EXPOSIÇÃO PINDORAMA: EXISTEM INDÍGENAS EM SP 

Coordenação: Ateliê Moara Tupinambá, com colaboração de Dani Rampe e Cassis Guariniçara

Data:5/08 a 11/10

Horário: terça a quinta-feira, das 10h às 21h30; sexta e sábado, das 10h às 18h

Faixa etária: Livre 

Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30

Sextas e Sábados das 10h às 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Dança
REFLORESTAR A DANÇA
Coordenação: Daniel Kairoz
7 a 23/08 – segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h30
Vagas: 25
Inscreva-se aqui

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Artes visuais
EXPOSIÇÃO: JARAGUÁ 1135M
Coordenação: Instituto Adelina
Curadoria: Laerte Ramos
Artistas: Alexandre Ignacio Alves, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto, Mariana Serri, Raphael Giannini e Ulysses Bôscolo
Data: 5/8 a 5/9
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; e sábado, das 12h às 18h
Livre

Oficinas:

Oficina Cultural Oswald de Andrade
EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS
Coordenação: Maristela Cabello
Data: 12/08 – sábado, das 15h às 17h
Livre

Oficina Cultural Oswald de Andrade
PINTURA DE NATUREZA-MORTA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO
Coordenação: Gabriela Sacchetto
Data: 19/08 – sábado, das 15h às 17h
Faixa etária: a partir de 16 anos

Oficina Cultural Oswald de Andrade
PAISAGEM TRIDIMENSIONAL
Coordenação: Ana Takenaka
Data: 26/08 – sábado, das 11h às 13h
Livre | Também aberta para pessoas com deficiências visuais

Oficina Cultural Oswald de Andrade
ENTRE O PICO DO JARAGUÁ E AS PROFUNDEZAS DO MAR
Coordenação: Mariana Serri
Data: 26/08 – sábado, das 15h às 17h
Livre

Oficina Cultural Oswald de Andrade
BICOS DE PENA DE BAMBU
Coordenação: Ulysses Bôscolo
Data: 2/9 – sábado, das 11h às 13h
Livre

Oficina Cultural Oswald de Andrade
TECENDO PAISAGEM COM LÃ
Coordenação: Natacha Janus
Data: 2/09 – sábado, das 15h às 17h
Faixa etária: a partir de 15 anos

Oficina Cultural Oswald de Andrade
RODA DE CONVERSA COM ARTISTAS E CURADOR
Artistas: Alexandre Ignacio Alves, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto, Mariana Serri, Raphael Giannini e Ulysses Bôscolo e o curador Laerte Ramos
30/08, quarta-feira, das 19h às 21h
Livre | Atividade online e o link será encaminhado por e-mail para as pessoas inscritas 

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h. 

Obs: Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina.
*Inscrições abertas clique aqui

Bibliotecas

Biblioteca Parque Villa-Lobos
XINGU: Presente!

Data: até 20 de agosto
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo
Horário: de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h30 às 18h30. Mais informações

INTERIOR

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Oficina de caligrafia Krenak

Na Oficina de Caligrafia Krenak os participantes aprenderão sobre traços e símbolos característicos da caligrafia, praticando a escrita de palavras e frases inspiradas na língua desse povo. A ação será ministrada pela indígena Lidiane Damaceno com objetivo valorizar e honrar a cultura indígena brasileira, destacando a escrita como um meio importante de preservação da identidade e memória dos povos originários.

Data: 8/8/2023
Horário: Terça, às 9h e às 14h.
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).
Entrada: gratuita

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Roda de Conversa seguida de Oficina de Pintura e Arte Indígena

A Oficina de Pintura Corporal Indígena é uma experiência cultural que permite aos não indígenas compreender a riqueza cultural e simbólica dos grafismos indígenas. Guiados pelo Guarani Elizeu Caetano, os participantes aprenderão sobre os significados dos grafismos e terão a oportunidade de aplicá-los em seus corpos de forma respeitosa. O objetivo é promover reflexão sobre a importância da preservação das tradições indígenas e o respeito à diversidade cultural brasileira.

Data: 9/8/2023
Horário: Quarta, às 9h e às 14h.
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).
Entrada: gratuita

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Roda de Conversa seguida de Oficina de Pintura e Arte Indígena

Os participantes vão aprender, com Itauany Larissa, a criação de grafismos Kaingang em papel ou tecido, utilizando materiais como lápis, tinta acrílica ou guache.

Data: 10/8/2023
Horário: Quinta, às 9h e às 14h.
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).
Entrada: gratuita

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Roda de Conversa seguida de Oficina de Pintura e Arte Indígena

Roda de conversa sobre a cultura Terena seguida de oficina de técnicas de pintura indígena. Com a orientação de uma Terena, o público vai conhecer os significados por trás das pinturas e terão a oportunidade de criar suas próprias obras.

Data: 11/8/2023

Horário: Sexta, às 9h e às 14h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).

Entrada: gratuita

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Oficina de Danças e Ritmos Indígenas

A indígena Susilene Elias de Melo realizará uma oficina em que os participantes poderão aprender danças tradicionais e movimentos inspirados na cultura Kaingang, incorporando elementos dos grafismos em figurinos e adereços.

Data: 12/8/2023
Horário: Sábado, às 9h e às 14h.
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).
Entrada: gratuita

Museu Índia Vanuíre
Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Roda de Conversa seguida de Oficina de Pintura e Arte Indígena

Por meio de um diálogo aberto, seguido de uma oficina de grafismo indígena realizada por um Krenak, os não indígenas terão a oportunidade de aprender sobre os significados e simbolismos presentes nos grafismos, desenvolvendo uma maior apreciação e respeito pela diversidade cultural brasileira. A experiência permite aos participantes explorar sua criatividade ao utilizar técnicas ancestrais, conectando-se com valores de preservação da natureza e sabedoria milenar. Além disso, a oficina promove o diálogo intercultural, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e sensível à importância de valorizar e preservar a herança cultural dos povos indígenas, enriquecendo assim a identidade coletiva.

Data: 13/8/2023
Horário: Domingo, às 9h e às 14h.
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP).
Entrada: gratuita

Compartilhe!