HomeAssessoria ReleasesCLIPE 2020, curso gratuito para adultos interessados no aperfeiçoamento da livre criação literária, estará com inscrições abertas na Casa das Rosas a partir de 2 de dezembro

CLIPE 2020, curso gratuito para adultos interessados no aperfeiçoamento da livre criação literária, estará com inscrições abertas na Casa das Rosas a partir de 2 de dezembro

Inscrição para o Curso Livre de Preparação do Escritor fica aberta do dia 2 de dezembro até 14 de fevereiro

Escritores com mais de 18 anos que buscam aprimorar as habilidades de criação literária podem aproveitar a edição do CLIPE 2020 (Curso Livre de Preparação do Escritor) da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A inscrição fica aberta de 2 de dezembro a 14 de fevereiro e pode ser feita presencialmente, na recepção, ou pelo  site  do museu-casa literário.

No site da Casa das Rosas, as pessoas interessadas encontrarão um formulário pedindo alguns dados como um breve currículo, descrição do projeto que pretende desenvolver no CLIPE e o motivo que a/o fez buscar pelo curso. Em seguida, essa ficha deve ser enviada para cae@casadasrosas.org.br. Cada candidato (a) pode se inscrever nos dois gêneros (prosa e poesia), anexando uma breve amostra do trabalho que se encaixa em cada um desses segmentos literários.

A seleção será para uma das categorias e será divulgada no dia 21 de fevereiro de 2020, no site da Casa das Rosas, gerenciada pela Poiesis e integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O público selecionado também será informado via e-mail e telefone pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE), área da Casa voltada à formação e aprimoramento de escritores.

São 70 vagas que serão distribuídas em duas turmas com 35 participantes cada.  Como um curso anual realizado pelo CAE, o CLIPE Adulto reúne experiências teóricas e práticas, exercitando técnicas e gêneros literários.

Além disso, autores iniciantes com interesse em publicar as próprias obras podem contar com orientações da equipe do CAE. A escritora e jornalista Cristina Judar; a poeta, atriz e slamer Luiza Romão; e Fabio Weintraub, crítico literário, poeta e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada são alguns dos professores do Curso Livre de Preparação do Escritor Adulto.

As aulas do CLIPE Adulto terão iníciono dia 4 de março, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 14h às 16h. A formação ocorre duranteoito módulos mensais com oito encontros de março a novembro. Desde 2013 ativo, o Curso Livre de Preparação do Escritor Adulto teve mais de 6.180 inscritos e colaborou no aperfeiçoamento de230 escritores.

Não é necessário ter formação específica ou acadêmica para fazer parte do CLIPE Adulto. Além disso, o CAE mantém um suporte de atendimento sobre dúvidas que podem surgir sobre o curso, carreira literária e ao próprio campo da escrita. Para agendar uma conversa e esclarecer essas questões, basta entrar em contato pelo e-mailcae@casadasrosas.org.br.

SERVIÇO:

Inscrições para o CLIPE 2020 – Adulto (Curso Livre de Preparação do Escritor)

2 de dezembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020 – direto na recepção ou pelo link https://www.casadasrosas.org.br/centro-de-apoio-ao-escritor/clipe,onde encontrará formulário que deve ser preenchido e enviado para cae@casadasrosas.org.br.

Resultado: dia 21 de fevereiro de 2020

Início das aulas: 4/03/20. Quartas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 14h às 16h.

Público: para escritores com mais de 18 anos.

Espaço:Centro de Apoio ao Escritor (CAE)

Formação gratuita
Casa das Rosas
| Av. Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!