HomeAssessoria ReleasesCINEMA NA REDE: Museu do Futebol exibe “Mestre Dicá”, documentário sobre ídolo da Ponte Preta

CINEMA NA REDE: Museu do Futebol exibe “Mestre Dicá”, documentário sobre ídolo da Ponte Preta

Filme terá sessão em streaming no Facebook e Youtube neste sábado (18/4), às 21h

Cinema na Rede, programa do Museu do Futebol que exibe filmes em streaming nas redes sociais, apresenta “Mestre Dicá” neste sábado (18/4), às 21h. Dirigido pelos jornalistas André Pécora e Stephan Campineiro, o documentário conta a história de Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, maior ídolo da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Confira o trailer: Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=cFgQWqQ070s 

Cinema na Rede é realizado em parceria com o CineFoot (Festival de Cinema de Futebol) e apoio da Federação Paulista de Futebol e da Ponte Preta na exibição. O programa faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu do Futebol.

“Mestre Dicá” será exibido no YouTube do Museu do Futebol, além do Facebook do Museu e dos parceiros – para assisti-lo é só anotar na agenda e se conectar na hora marcada:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
https://www.facebook.com/futebolpaulista/
https://www.facebook.com/PontePretaOficial/

Sobre o filme – O documentário tem uma hora e dez minutos de duração para contar a história de Dicá, desde a infância no bairro operário do Santa Odila, em Campinas, seu início na Ponte Preta, as passagens pelo Santos e pela Portuguesa, até o retorno para a consagração no time do coração.

“Mestre Dicá” começou a ser produzido em outubro de 2010, inicialmente com a proposta de um livro. Com o passar do tempo, os autores decidiram pela produção conjunta do documentário, que reúne imagens históricas do acervo da EPTV Campinas, desde a fundação da emissora, no final da década de 70. O projeto foi concebido a partir de uma minuciosa pesquisa de toda a vida e carreira de Dicá. Para isso, os autores entrevistaram 76 personagens diferentes, de amigos de infância a grandes ídolos do futebol brasileiro, como Pelé, Rivellino, Zico e o capita Carlos Alberto Torres, morto em 2016.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

 

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture – https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: https://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

 

Compartilhe!