HomeAssessoria ReleasesCINEMA NA REDE: Museu do Futebol exibe filmes em streaming pelas redes sociais

CINEMA NA REDE: Museu do Futebol exibe filmes em streaming pelas redes sociais

Próximo título é “Rubro Verde Espetacular”, documentário sobre a Portuguesa dos anos 1950. Exibição será no sábado (11/4), às 21h

A transmissão online de filmes sobre futebol deu tão certo que virou um programa fixo do Museu do Futebol: o Cinema na Rede acontece sempre aos sábados, às 21h, pelo Facebook e YouTube, proporcionando atividade cultural para os fãs do esporte nesse período de isolamento social necessário para conter a propagação do coronavírus. E o programa começa com “Rubro Verde Espetacular” (2017), documentário sobre o time de craques que a Portuguesa de Desportos montou em 1950, logo após o trauma do Maracanazo. Dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, o filme será exibido neste sábado (11/4) às 21h, pelas redes sociais. 

O Cinema na Rede tem o apoio do CineFoot (Festival de Cinema de Futebol) na curadoria e da Federação Paulista de Futebol na exibição. São parceiros da sessão de “Rubro Verde Espetacular” também o Acervo da Bola e a Portuguesa. O programa faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu do Futebol. 

“Rubro Verde Espetacular” será exibido no YouTube do Museu do Futebol, além do Facebook do Museu e dos parceiros – para assisti-lo é só anotar na agenda e se conectar na hora marcada: 

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook: 

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

https://www.facebook.com/CINEfoot/

https://www.facebook.com/futebolpaulista/
https://www.facebook.com/portuguesaoficial/
https://www.facebook.com/acervodabola/

Sobre o filme – O time que foi base da seleção brasileira, derrotou o campeão inglês, calou a torcida do Atlético de Madri, superou um esquadrão comandado por Di Stéfano e ficou marcado como o primeiro estrangeiro a atuar na Turquia. ‘Rubro-Verde Espetacular’ traz depoimentos de ex-jogadores que marcaram época vestindo a camisa da Portuguesa na década de 1950, além de ouvir historiadores, jornalistas e torcedores que acompanharam essas façanhas de perto. Um esquadrão formado por Julinho Botelho, Djalma Santos, Pinga e Brandãozinho. Entre os entrevistados do documentário estão três craques remanescentes daquela equipe: Atis, Orestes e Genê. O filme conta também com depoimentos do jornalista e comentarista esportivo Orlando Duarte, que acompanhou aquela equipe tanto nas arquibancadas quanto à beira do gramado. 

Antes do filme, haverá um curto bate-papo entre os diretores.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=A-yk–LHHAY&feature=emb_title

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture – https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: https://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

 

Compartilhe!