HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasCinema e debate na programação do #MISemCasa

Cinema e debate na programação do #MISemCasa

Seis encontros acontecem, entre os dias 2 e 6 de junho, no canal do Museu no YouTube. Obras refletem sobre política, filosofia , cultura e identidade


Entre os dias 2 e 6 de junho, o VIII Festival de Finos Filmes traz seis debates ao Canal do YouTube do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O festival, criado e dirigido pelo cineasta Felipe Poroger, terá curtas-metragens como pontos de partida para debates sobre política, cultura, identidade, filosofia e outros. Em cinco dias de festival, serão seis debates. Bruna Linzmeyer, Linn da Quebrada, Alê Santos, Christian Dunker, Jeferson Tenório, Kenia Maria e Sabrina Fidalgo são alguns dos nomes confirmados.

Confira a programação:

· 2/6, 20h, quarta – Brasil Dividido: Ontem e Hoje, com Kenia Maria e Jeferson Tenorio. A partir do filmes “Batalha” (Caio Castor, Clara Lazarim, Guilherme César, Rica Saito) e “Ser Feliz no Vão” (Lucas H. Rossi). Mediação de Yasmin Santos.

· 3/6, 20h, quinta – Outros Mundos Possíveis: Arte e Educação – Debate com Linn da Quebrada e Milena Oliveira, a partir dos filmes “Antes do Azul” (Romy Pocztaruk), “àprova” (Natasha Rodrigues). As duas apontam caminhos para o futuro, através de arte e educação. Mediação de Thaís Regina.

· 4/6, 18h, sexta – Traumas Históricos em Imagens* – Christian Dunker e Ilana Feldman discutem três curtas alemães, cujas tramas têm como centro, cada uma à sua maneira, a representação de traumas históricos. “Aquele Que Cruzou o Mar” (Jonas Riemer), “Colegas”, (Jannis Alexander Kiefer), “A Mentira” (Rafael Spínola e Klaus Diehl). Mediação de Felipe Poroger. *Debate em parceria com Goethe-Institut São Paulo

· 4/6, 20h, sexta – Para Seguir Sonhando -, Alê Santos e Valéria Barcellos, Debate a partir dos filmes “Inabitável” (Matheus Farias e Enock Carvalho), “Portugal Pequeno” (Victor Quintanilha), “Perifericu” (Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda). Mediação de Marina Lourenço.

· 5/6, 18h, sábado – Perspectivas para o Cinema Brasileiro – Debate com Bruna Linzmeyer e Sabrina Fidalgo, atriz e diretora do curta “Alfazema”, premiado no Festival de Brasília em 2019. As duas falam sobre o filme e a situação do cinema brasileiro atual. Mediação de Lyara Oliveira.

· 6/6, 18h, domingo – Trabalho, Cuidado e Família – Luana Alves e Fabiana Endo, a partir de “Construção” (Leonardo da Rosa) e “Pausa para o Café” (Tamiris Tertuliano), filmes que abordam as dificuldades e desafios no entrelaçamento entre mercado de trabalho e família. Mediação de Riva Feitoza.

A semana ainda traz mais atrações virtuais dentro programação do #MISemCasa: Notas Contemporâneas – Wanderléa; e Videoartepapo – Sonia Guggisberg; e #Cineciência – Guerra do Fogo. Todas as atividades ao vivo contam com intérprete de Libras durante a transmissão.

Compartilhe!