HomeAssessoria ReleasesCineclube no centro: Oficina Cultural Oswald de Andrade promove exibição de filme e cursos sobre a história do cinema em abril

Cineclube no centro: Oficina Cultural Oswald de Andrade promove exibição de filme e cursos sobre a história do cinema em abril

A programação gratuita conta com exibição de Crônica de uma cidade real, oficina de cinema experimental e curso de introdução à história do cinema

Em abril, o cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – realiza uma programação incrível com exibição de Crônica de uma cidade real (2018), de Elder Fraga; curso Uma introdução à história do cinema, sobre cinema mudo e oficina Percepções e práticas do cinema experimental. Todas as atividades são gratuitas: o ingresso para a exibição deve ser retirado 1h antes do evento, já as inscrições para as demais atividades são feitas no site da instituição.

A programação inicia com exibição e debate do filme Crônica de uma cidade real (2018). A história do longa de Elder Fraga se passa em São Paulo, onde ao mesmo tempo acontece o resgate de um policial e a punição de um assassino; onde um sádico estuda arte; e onde descobrimos que a justiça é uma coisa, e a lei, é outra. As exibições acontecem de 17 a 19 de abril em três horários: quarta-feira, 19h; quinta-feira, 19h30 e sexta-feira, 18h. Após as exibições, rola um bate-papo com o diretor da obra.

O curso Uma Introdução à História do Cinema propõe uma reflexão sobre a evolução da linguagem cinematográfica, da criação do cinematógrafo às mais recentes tendências do cinema mundial e nacional, incluindo aulas especiais sobre as principais escolas/movimentos, cinematografias e realizadores. O primeiro módulo do curso apresenta aos participantes a história do cinema mudo, falando da Escola Soviética de Montagem, o cinema silencioso do Japão, Impressionismo francês e Surrealismo, a comédia muda e Chaplin, Keaton e Lloyd, até chegar aos primórdios do cinema mudo no Brasil. Os encontros com Fernando Brito e Raphael Von Peer Cubakowic acontecem entre 16 de abril e 14 de maio, terça-feira às 19h.

Oposto às práticas e estilos do cinema comercial, o cinema experimental é uma forma que diretores têm de ousar e pensar em novas possibilidades livres de amarras pré-estabelecidas. Na oficina Percepções e práticas do Cinema Experimental, Diego Arvate mostra aos participantes a experimentação como forma de manifestação artística para o audiovisual. Durante a oficina, são estudados exemplos deste formato de cinema e os participantes desenvolverão trabalhos que serão exibidos posteriormente em uma mostra aberta ao público. As aulas acontecem segunda-feira, às 19h30, e vão de 22 de abril a 24 de junho.

 

SERVIÇO: Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade

 

Curso | Uma introdução à História do Cinema: Módulo 1 – O cinema silencioso

16/4 a 14/5. Terça-feira, 19h às 21h30

Inscrições gratuitas até 7/4: https://bit.ly/2uwKTUp

Recomendação etária: 18 anos

Exibição de filme + debate: Crônica de uma cidade real

17 a 19/4. Quarta-feira, 19h (exibição comentada); Quinta-feira, 19h30 e sexta-feira, 18h.

Ingressos gratuitos, com retirada a partir das 18h | 30 lugares.

Recomendação etária: 18 anos | Duração: 90 min.
Oficina | Percepções e práticas do cinema experimental

22/4 a 24/6. Segunda e quarta-feira, 19h30 às 21h30

Inscrições gratuitas de 8 a 15/4: https://bit.ly/2CHE9rn

Recomendação etária: 16 anos

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!