HomeAssessoria Releases#Cineciência discute filme Minority Report em live na programação do #MISemCasa

#Cineciência discute filme Minority Report em live na programação do #MISemCasa

Filme de Steven Spielberg, estrelado por Tom Cruise, ganha debate ao vivo entre especialistas. Atividade acontece no dia 23 de agosto, às 17h, no canal do MIS no Youtube

No próximo domingo, 23 de agosto, o #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo-, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha mais uma live. A atividade, que acontece dentro da campanha virtual #MISemCasa, discutirá Minority Report (dir. Steven Spielberg, EUA, 2002 145 min, 14 anos).  Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas desta edição serão as pesquisadoras Beatrys Rodrigues e Laura Trachtenberg Hauser.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre o filme (disponível na Netflix e outras plataformas online)

Minority Report é um filme de ficção científica neo-noir lançado em 2002, estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg. O roteiro é baseado no conto com o mesmo nome de Philip K. Dick. A história se passa principalmente em Washington, DC, e Northern Virginia no ano de 2054, onde “Pré-Crime”, um departamento de polícia especializada, apreende criminosos com base no conhecimento prévio fornecido por três videntes – chamados “precogs”. O elenco inclui Tom Cruise, como chefe de Pré-Crime; Colin Farrell, como agente do Departamento de Justiça Danny Witwer; Samantha Morton, como a precog sênior Agatha; e Max von Sydow, como superior Lamar Burgess. O filme combina elementos de gênero noir, tecnologia, whodunit, suspense e ficção científica, bem como um filme de perseguição tradicional – quando o protagonista é acusado de um crime que não cometeu e se torna um fugitivo.

CONVIDADAS

Beatrys Rodrigues é pesquisadora de tecnologias emergentes; atua em pesquisa, estratégia e educação. Iniciando seu doutorado na Cornell University, é pós-Graduada em Cultura Material e do Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas e Bacharela em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. É professora de pós-graduação da ESPM, ministrando a disciplina de Futurologia e Design Fiction. Trabalhou para empresas como o Airbnb e realizou projetos para organizações como Santander, Banco Central do Brasil, Colgate, SWIFT, Facebook, McDonald’s, GIZ, Armasuisse e a ONU. Sua pesquisa explora a interseção entre tecnologias emergentes e cultura, com atenção especial a questões de gênero e sexualidade. Seu principal interesse está em projetos de impacto social: procura coisas que tornam as pessoas – e ela mesma – capazes de ver o mundo através de novas lentes.

Laura Trachtenberg Hauser é graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne, possui mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao que definimos como cultura e seu impacto social por meio das políticas e instituições culturais no Brasil e na França.  Pesquisadora, autora e coordenadora; obteve experiências marcantes transitando por diversas instituições. Atualmente desenvolve a autoria e o conteúdo da publicação de Políticas Públicas para a Cultura para a Editora SENAC e trabalha em meio à coordenação de projetos culturais e audiovisuais.

MEDIADOR/CURADOR – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

S e r v i ç o

#cineciência| Minority Report

23 de agosto, às 17h, no canal do youtube do mis

 

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!