HomeAssessoria Releases#CineCiência de outubro traz sessão de Ex_Machina: Instinto Artificial seguida por bate-papo

#CineCiência de outubro traz sessão de Ex_Machina: Instinto Artificial seguida por bate-papo

Longa do diretor Alex Garland ganha exibição no dia 5 de outubro, domingo, às 16h. Após o filme, acontece bate-papo com a pesquisadora Milena Szafir. Entrada gratuita

A inteligência artificial volta a ser o tema do #CineCiência do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que exibe em outubro o longa-metragem Ex_Machina: Instinto Artificial. A sessão é seguida por bate-papo com a pesquisadora Milena Szafir no dia 5, domingo, às 16h. O projeto do MIS aborda a interface entre o cinema e a ciência a partir da exibição de um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área.

Ex_Machina é um filme de ficção científica e drama de 2015 sobre uma androide. Foi escrito e dirigido por Alex Garland, tendo sido a sua estreia como diretor, e venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e também foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2016. Na trama, um jovem programador chamado Caleb ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, um brilhante e recluso bilionário. Mas conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais em quem confiar.

Sobre a debatedora

Milena Szafir é pesquisadora e realizadora em Estéticas Videográficas e (Neo-) Cinematográficas. Em 2011, recebeu o Prêmio Brasileiro em Arte e Tecnologia (ISM). Designer das obras ComunicaCidade: Sinédoque (essay-vídeo 2002-2003), Um Povo para Lula, parte #1 (documentar 4new generation, 2002-2004), Performances Panopticadas (suveillance wireless VJing, 2003-2006), entre outros. Desde 2013, é professora efetiva no ICA/UFCE, onde também coordena as bolsas Projet’ares Audiovisuais, o coletivo #ir! (grupo de estudos nos modus operandi e estéticas da montagem audiovisual via banco de dados) e é orientadora no programa de pós-graduação em Artes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Motion Graphics e FilmeEnsaio.

Mediação: José Luiz Goldfarb (curador do #CineCiência)

 Serviço

#CineCiência | Ex_Machina: Instinto Artificial

Data 5 de outubro de 2019

Horário 16h

Local Auditório MIS (172 lugares)

IngressosOs ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Classificação indicativa 14 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!