HomeAssessoria Releases#CineCiência de dezembro traz sessão de Nosferatu seguida por bate-papo

#CineCiência de dezembro traz sessão de Nosferatu seguida por bate-papo

Longa de 1922 será exibido no dia 1º, domingo, às 16h. Após o filme, acontece bate-papo com a pesquisadora Laura Trachtenberg Hauser. Entrada gratuita

A edição de dezembro do #CineCiência do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – entra no clima de terror com o clássico Nosferatu, de F. W. Murnau. A sessão, que acontece no dia 1º, domingo, é seguida por bate-papo com a pesquisadora Laura Trachtenberg Hauser,  que trará uma visão cientifica do filme, além de comentar as técnicas, jogos de luz e o significado dos vampiros no inicio do século XX.

Nosferatu (Alemanha, 1922, dir. F. W. Murnau) é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero.

Sobre a debatedora

Após o filme teremos debate com Laura Trachtenberg Hauser: Graduada em história pela Universidade Panthéon-Sorbonne, possui um mestrado em Mediação cultural pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao que definimos como cultura e seu impacto social através das políticas e instituições culturais no Brasil e na França. Atuando em meio a organização e coordenação de diversos projetos culturais, obteve experiências marcantes como, por exemplo, a assistência à coordenação do setor das Atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris (2015), a coordenação local da Festa Literária de Paraty (2014) e a pesquisa para a apostila de formação para os mediadores da exposição Genesis de Sebastião Salgado (2013). Foi assessora política do consulado de Israel em São Paulo.

Mediação: José Luiz Goldfarb (curador do #CineCiência).

#CineCiência | Nosferatu

Data 1º de dezembro de 2019

Horário 16h

Local Auditório MIS (172 lugares)

Ingressos Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Classificação indicativa 12 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.