HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCine MIS de março traz sessão gratuita do filme “Manuel Bernardino: o Lenin da Matta”

Cine MIS de março traz sessão gratuita do filme “Manuel Bernardino: o Lenin da Matta”

Filme conta a trajetória de um líder cearense camponês, espírita, socialista e vegetariano, durante a primeira metade do século XX

Mensalmente, o Museu da Imagem e do Som,  abre espaço para novos talentos do cinema com o programa Cine MIS. A edição de março acontece no dia 24 (sábado) e apresenta o filme inédito Manuel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet. O Cine MIS acontece às 20h00, com entrada gratuita, no Auditório MIS (172 lugares). Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência na recepção do museu.

Manuel Bernardino: o Lenin da Matta (Dir. Rose Panet, doc, 52’, digital) conta a trajetória de um líder camponês, espírita, socialista e vegetariano, durante a primeira metade do século XX. Conhecido como “o Lenin da Matta”, alcunha que lhe foi imposta pela imprensa da época (particularmente pelos jornais O Diário de São Luís e A Pacotilha), foi defensor dos fracos e oprimidos, e apesar de não ter sido, de fato, um intelectual como Lenin, lia sobre o socialismo e mostrava-se conhecedor da doutrina espírita.

 Foto: frame do filme Manuel Bernardino, o “Lenin da Matta”

Sua história começa com a fome e a seca, que o fizeram abandonar o Ceará e migrar para o Maranhão. A percepção das injustiças sofridas pelos trabalhadores rurais, assim como o contato com a doutrina espírita e o auge das ideias socialistas daquela época, foram cruciais para sua formação como líder político e espiritual. A linguagem narrativa que estrutura o filme foi construída à partir do conceito dos fluidos corporais suor, sangue e lágrimas, através dos quais se compreende a trajetória do personagem. Assuntos que permearam sua vida são contados em imagens, depoimentos de familiares ainda vivos, professores, historiadores, outros pesquisadores e moradores do município de Dom Pedro/MA.

Para participar da convocatória Cine MIS 2018, basta acessar o site do MIS e efetuar a inscrição gratuitamente: www.mis-sp.org.br

RelatedPost

Compartilhe!