HomeAssessoria ReleasesCate Blanchett é homenageada com mostra no MIS

Cate Blanchett é homenageada com mostra no MIS

Seleção percorre os 20 anos de carreira da atriz australiana e traz filmes como ‘Carol’, ‘Notas sobre um escândalo’, ‘Elizabeth’ e ‘Manifesto’

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aos 50 anos de uma das maiores atrizes da atualidade o MIS – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – traz a Mostra Cate Blanchett. A mostra acontece entre os dias 5 e 10 de março e tem entrada gratuita, basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência de cada sessão na recepção do museu.

Com dois “OSCARS® e três Globos de Ouro a australiana Cate Blanchett, além de seu trabalho como atriz, sempre esteve envolvida em causas sociais ligadas à igualdade da mulher no cinema.  Percorrendo os mais de vinte anos de carreira de Blanchett no cinema, a mostra traz  filmes premiados e memoráveis. 

Confira abaixo a programação da Mostra Cate Blanchett.

05.03 | Terça-feira

16h | Oscar e Lucinda/Oscar and Lucinda (Dir. Gillian Armstrong, Austrália/Estados Unidos, 1997, 132 min, 12 anos) Sinopse: Na Austrália do século XIX, o pastor anglicano Oscar Hopkins, jogador compulsivo, encontra sua alma gêmea. Ela é Lucinda Leplastrier (Cate Blanchett), herdeira de uma imensa fortuna e também viciada em jogo. Sonhadores e apaixonados, os dois, que não se encaixam nos moldes da moral vitoriana da época, fazem uma aposta que mudará para sempre suas vidas.

18h | Manifesto/Manifesto (Dir. Julian Rosefeldt, Alemanha, 2017, 98 min, 12 anos) Sinopse: Os históricos manifestos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea? Uma homenagem às declarações artísticas e inovadoras do século XX, dos futuristas e dadaístas ao Pop Art, Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch, esta série de reencenações interpretadas por Cate Blanchett explora os componentes performativos e o significado político dessas declarações.


06.03 | Quarta-feira

18h | Paraíso/Heaven (Dir. Tom Tykwer, EUA, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, 2002, 97 min, 18 anos) Sinopse: Philippa Packard, uma professora inglesa que mora em Roma, bombardeia o escritório de um empresário que é também narcotraficante, responsável pela morte de seu marido e alunos, mas o plano não dá certo e ela é presa. Um jovem policial que testemunha o remorso de Philippa se apaixona por ela e decide ajudá-la a escapar. O roteiro é do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), diretor da Trilogia das Cores (A liberdade é azul, A Igualdade é branca e A Fraternidade é bermelha).

20h | Carol (Dir. Todd Haynes, EUA/Reino Unido, 2015, 118 min, 14 anos) Sinopse: A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.


07.03
| Quinta-feira

18h | Elizabeth (Dir. Shekhar Kapur, Reino Unido, 1998, 124 min, 16 anos) Sinopse:
Inglaterra 1554. Sob o reinado na rainha católica Mary I, o país ficou arruinado e devastado pelas lutas religiosas para impor o catolicismo. Contra sua vontade, Elizabeth, sua meia-irmã que ela tentara condenar por traição, assume o trono após a sua morte. Elizabeth restabelece o protestantismo e o Papa a excomunga, o que abre as portas para a inimizade da França e da Espanha. Aconselhada a casar por conveniência para obter uma aliança que lhe permita manter a coroa, Elizabeth sabe que tem que agir com firmeza, se não quiser sucumbir à Europa e à nobreza católica da Inglaterra seguidora de Mary Stuart, a herdeira mais provável do trono após a morte de Elizabeth. Confiando somente em Sir Francis Walsingham, o chefe do serviço de espionagem, Elizabeth recusa as ofertas de casamento da França e Espanha, enquanto Walsingham se encarrega de matar Mary Stuart. Nenhum dos seus opositores interno é poupado, exceto Dudley, o seu amor da juventude e que fica como exemplo para quem quiser se opor à Rainha.

20h30
| Elizabeth – A era de ouro/ Elizabeth: The Golden Age (Dir. Shekhar Kapur 2007, 115 min, 14 anos) Sinopse: Elizabeth: a era de ouro é a continuação Elizabeth (1998). Há quase três décadas no comando da Inglaterra, a Rainha Elizabeth I enfrenta ameaças ao seu poder, impostas por governos estrangeiros e pelo seu próprio país. Simultaneamente, o Rei da Espanha Felipe II, apoiado pelo Vaticano, planeja destronar a rainha e restaurar o catolicismo na nação britânica. Elizabeth se prepara para entrar em guerra, ao mesmo tempo em que luta contra uma paixão inesperada.

 

08.03 | Sexta-feira

18h | Não estou lá/I´m Not There (Dir. Todd Haynes, Alemanha/EUA, 2008, 129 min, 12 anos) Sinopse: Esta é uma jornada nada convencional dentro da vida das várias fases de Bob Dylan. Seis atores diferentes retratam o artista em uma série de personalidades que oscilam, indo desde um Dylan público ao privado e ao fantasioso – é um rico e colorido retrato desse sempre alusivo ícone americano. Poeta, profeta, um marginal, fora-da-lei, um dissimulado, um astro, mártir do rock & roll e um cristão renascido – sete identidades trançadas juntas. Sete órgãos vibrando e explodindo na história de uma única vida. Um filme tão vibrante quanto à era na qual foi inspirado.

20h30 Blue Jasmine/Blue Jasmine (Dir. Woody Allen, EUA, 2013, 98 min, 12 anos) Sinopse: Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Peter Sarsgaard) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.


09.03
| Sábado

16h | O custo da coragem/ Veronica Guerin (Dir. Joel Schumacher, EUA/Irlanda, 2003, 98 min, 14 anos) Sinopse: Veronica Guerin (Cate Blanchett) é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também faz com que ela e sua família passe a sofrer constantes ameaças.

18h | Babel (Dir. Alejandro González Iñárritu, EUA, 2006, 143 min, 16 anos) Sinopse: Um trágico acidente envolvendo um casal norte-americano no Marrocos é o ponto de partida dessa produção. Ali perto, os meninos Ahmed e Youssef manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A trama se desenvolve em diferentes lugares do planeta com personagens que em algum momento se cruzam em situações cotidianas, mas que levam a desfechos inesperados, afetando a vida de todos.

20h30 | Manifesto/Manifesto (Dir. Julian Rosefeldt, Alemanha, 2017, 98 min, 12 anos) Sinopse: Os históricos manifestos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea? Uma homenagem às declarações artísticas e inovadoras do século XX, dos futuristas e dadaístas ao Pop Art, Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch, esta série de reencenações interpretadas por Cate Blanchett explora os componentes performativos e o significado político dessas declarações.

 

10.03 | Domingo

16h | Notas sobre um escândalo/ Notes on a Scandal (Dir. Richard Eyre, Reino Unido, 2006, 92 min, 14 anos) Sinopse: Barbara Covett é uma professora veterana de St. George que fica amiga de Sheba Hart (Cate Blanchett), a nova e carismática professora de artes da escola. Barbara descobre que a amiga está tendo um caso com um aluno e se torna a guardiã desse segredo explosivo.

18h
| Carol (Dir. Todd Haynes, EUA/Reino Unido, 2015, 118 min, 14 anos) Sinopse: A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

 

Mostra Cate Blanchett

Data 5 a 10 de março de 2019

HORÁRIO Conferir programação por dia

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO Gratuito

Classificação Por filme

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!