HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida tem cursos gratuitos durante os meses de Janeiro e Fevereiro

Casa Guilherme de Almeida tem cursos gratuitos durante os meses de Janeiro e Fevereiro

 As atividades discutem os gêneros Cyberpunk e Giallo, além de abordar a adaptação de Psicose

A Casa Guilherme de Almeida, da Secretaria da Cultura do Estado, realiza, entre 9 e 30 de janeiro, três cursos gratuitos relacionados à sétima arte – Transpsicose: de Bloch a Hitchcock; Cyberpunks, da literatura ao cinema e Giallo: o suspense à italiana. As atividades são gratuitas e as inscrições são feitas online no site da instituição.

O curso Transpsicose: de Bloch a Hitchcock acontece de 9 a 13 de janeiro e explora a adaptação do livro Psicose, de Robert Bloch, para o filme homônimo de Alfred Hitchcock. Entre 16 e 20 de janeiro, os participantes do curso Cyberpunks, da literatura ao cinema discutem o gênero cyberpunk enquanto visão de mundo, buscando suas raízes na literatura e pensando suas ramificações em diferentes linguagens nas décadas de 1980 e 1990. Giallo: o suspense à italiana fala da trajetória de um dos subgêneros mais fascinantes do cinema popular da Itália, o suspense sangrento giallo, em encontros que acontecem de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciados pela Poiesis. As atividades acontecem na Sala Cinematographos, espaço que promove a discussão sobre cinema e sua relação com outras linguagens. O local foi criado para contemplar o trabalho de Guilherme de Almeida, que foi pioneiro na crítica de cinema no Brasil.

Veja abaixo a descrição completa dos cursos:

Transpsicose: de Bloch a Hitchcock | 9 a 13/01. Terça a sexta-feira, das 19h00 às 21h00; sábado, das 15h00 às 17h00

Inscrição online: https://bit.ly/2zkvQ3D

Com Luiz Carneiro

O curso aborda a adaptação do livro Psicose, de Robert Bloch, para o filme homônimo de Alfred Hitchcock. Os encontros discutem os processos de tradução inter-linguagens – da literatura para o cinema – e as possibilidades criativas dentro desse contexto.

Cyberpunks, da literatura ao cinema | 16 a 20/01. Terça a sexta-feira, das 19h00 às 21h00; sábado, das 14h00 às 18h00

Inscrição online: https://bit.ly/2yTNk32

Com Fernando Brito e Raphael Cubakowics

O Cyberpunk, subgênero da ficção-científica, caracteriza-se pelas reflexões sobre a natureza humana e a abordagem crítica de cenários sociopolíticos. Este curso discute o gênero cyberpunk enquanto visão de mundo, buscando suas raízes na literatura e pensando suas ramificações em diferentes linguagens nas décadas de 1980 e 1990. Os participantes analisam os principais filmes do movimento, como Ghost in the shell, Akira, Matrix, Blade Runner, Estranhos Prazeres, entre outros.

Giallo: o suspense à italiana | 30/1 a 3/2. Terça a sexta-feira, das 19h00 às 21h00; sábado, das 14h00 às 18h00

Inscrição online: https://bit.ly/2CW9dlA

Com Fernando Brito

Conheça a trajetória de um dos subgêneros mais fascinantes do cinema popular da Itália: o giallo, suspense sangrento italiano. De suas origens em A garota que sabia demais (1963) até seu retorno com o neo-giallo, em filmes como A estranha cor das lágrimas do seu corpo (2013). A partir da análise de trechos de filmes de grandes diretores do gênero como Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci e Sergio Martino, o curso analisa os principais elementos do giallo, como o voyeurismo, o ponto de vista do assassino, a espetacularização da morte, a exploração da violência, o barroquismo visual, as tramas mirabolantes, o psicologismo, o erotismo apelativo e a misoginia.

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

RelatedPost

Compartilhe!