HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida realiza curso que traça panorama do cinema LGBT no Brasil

Casa Guilherme de Almeida realiza curso que traça panorama do cinema LGBT no Brasil

Nos encontros, o cineasta Lufe Steffen faz uma linha do tempo da trajetória da cultura LGBT no cinema nacional

A Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza entre 4 e 8 de fevereiro o curso LGBTs no cinema brasileiro: um panorama histórico. As inscrições devem ser feitas gratuitamente no site da instituição e os encontros acontecem de segunda a sexta-feira às 19h.

Nos encontros, Steffen traça uma cronologia, do século XX aos dias atuais, para compor a trajetória da cultura LGBT no cinema nacional. Anjos da Noite (1987), de Wilson Barros; O olho mágico do amor (1981), de Ícaro Martins e José Antonio Garcia; O menino e o vento (1967), de Carlos Hugo Christensen; Amor Maldito (1984), de Adélia Sampaio; e Como Esquecer (2010), de Malu de Martino, são alguns dos filmes comentados e debatidos durante o curso.

“É importante resgatar a trajetória de temáticas e personagens LGBTs no cinema brasileiro para conhecer esses trabalhos, pois vejo que muitas vezes a memória se perde, então obras importantes que já antecipavam coisas que discutimos hoje ficam esquecidas”, explica Steffen. “Depois de ter posse desse conhecimento, podemos refletir sobre o que foi, o que está sendo e o que pode ser feito em termos de cinema LGBT no Brasil”.

Lufe Steffen é cineasta e pesquisador de temáticas LGBT no cinema. Dirigiu 10 curtas ficcionais e dois longas documentais, entre eles o premiado São Paulo em Hi-Fi. Autor dos livros Tragam os cavalos dançantes e O cinema que ousa dizer seu nome – este último, obra jornalística sobre o cinema brasileiro LGBT do século XXI –, realizou ainda a série documental Cinema Diversidade, exibida no canal Prime Box Brazil.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

LGBTs no cinema brasileiro – Um panorama histórico

4 a 8/2. Segunda a sexta-feira, 19h às 21h.

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2SZYM8r

 Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!