HomeA Secretaria Assessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida oferece visitas especiais sobre a sua história e acervo

Casa Guilherme de Almeida oferece visitas especiais sobre a sua história e acervo

O Núcleo de Ação Educativa do museu organizou visitas noturnas e temáticas para o público conhecer melhor a vizinhança e as obras de arte e de literatura da Casa

Você conhece a Casa Guilherme de Almeida? Se você ainda não foi ou se já é frequentador, tem a chance de participar das visitas temáticas e noturnas organizadas pelo museu. Durante os meses de novembro e dezembro, o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – promoverá uma série de atividades para o público conhecer melhor a história do museu e sua programação. As atividades são livres e gratuitas; para participar basta se inscrever pelo site.

Com foco em pinturas, desenhos e gravuras do museu, a proposta da visita noturna Artes da Casa: matérias e temas do visível é gerar uma conversa sobre aspectos técnicos dessas linguagens, as relações entre forma e conteúdo das imagens e os processos físicos de construção de um trabalho de arte. A atividade, que dispõe de 6 vagas, será no dia 22 de novembro, das 19h às 20h.

Como a Casa se relaciona com o seu entorno e vice-versa? A visita temática de dezembro #sonharomundo Museus: forma de usar será uma caminhada entre a estação Sumaré do metrô e a Casa Guilherme de Almeida. A ideia é que os participantes criem novas possibilidades de apropriação e uso do espaço público. O passeio será no dia 8, das 14h às 16h. São oferecidas 15 vagas.

Já a visita noturna de dezembro será no dia 13, das 19h às 20h, e levará o público para uma viagem com destino ao passado. Escrita Feminina, que é relacionada à exposição Mulheres na biblioteca, focalizará as obras de autoras presentes no acervo bibliográfico da Casa Guilherme de Almeida, destacando seus contextos históricos. São disponibilizadas 6 vagas para essa visita especial.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Artes da Casa: matérias e temas do visível

Quinta-feira, 22/11 – das 19h às 20h

Vagas: 6

#sonharomundo Museus: forma de usar

Sábado, 8/12 – das 14h às 16h

Vagas: 15

Escrita Feminina

Quinta-feira, 13/12 – das 19h às 20h

Vagas: 6

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!