HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida oferece curso gratuito sobre literatura e refúgio

Casa Guilherme de Almeida oferece curso gratuito sobre literatura e refúgio

As aulas abordarão autores contemporâneos brasileiros e mundiais, que tratam das questões de exílio e do estado de refugiado, entre obras autobiográficas e ficcionais

Quem se interessa por literatura não pode perder o curso oferecido pela Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis –, no mês de fevereiro. Dividido em quatro aulas, Literatura e Refúgio abordará alguns autores da literatura contemporânea brasileira e mundial que trabalham em suas obras questões de exílio. O curso será entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, das 19h às 21h. As aulas são gratuitas; para participar basta se inscrever pelo site do museu.

Ministrado pela escritora e tradutora Francesca Cricelli, o curso trabalhará as obras de Atiq Rahimi, Igiaba Scego, Abdellah Taïa, W. G. Sebald, Julián Fuks e Caarola Saavedra, num recorte que vai além do testemunho, e trabalha a articulação entre o autobiográfico e a ficção. São textos que tratam das questões de exílio, estado de refugiado e a condição de estar entre culturas – situações muito ligadas às histórias migratórias dos próprios autores. No último encontro haverá um diálogo com autores que atualmente estão no Brasil em condição de exílio ou refúgio. Cricelli tem cinco livros publicados em diversos países, além de já ter traduzido grandes nomes da literatura mundial como Elena Ferrante e Igiaba Scego.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Literatura e Refúgio

De terça a sexta-feira, entre 26/2 e 1/3 – das 19h às 21h

 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!