HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida expõe gravuras de ‘Uniões’ – primeira tradução brasileira do livro de Robert Musil

Mostra reúne gravuras que estarão ilustrando a primeira tradução brasileira do livro do escritor austríaco

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura gerenciada pela Poiesis, inaugura, no dia 28 de maio, a exposição Robert Musil em letra e imagem, em ocasião do lançamento da primeira tradução brasileira de Uniões (1911) do escritor austríaco, pela editora Perspectiva. Com curadoria de Kathrin Rosenfield – co-tradutora do livro – a mostra reúne 17 gravuras criadas por Maria Tomaselli, Marcos Sanches e Raúl Cassou que ilustram a edição brasileira da obra.

Durante o evento de inauguração da exposição e lançamento da versão brasileira do livro, Kathrin Rosenfield fará um bate-papo com o público, sobre afinidades entre a obra de Musil e Clarice Lispector – tanto na linguagem quanto na sensibilidade poética. “Ele explora o erotismo feminino não com os preconceitos masculinos, mas a partir reflexões que ele aprendeu nas conversas com Martha Marcovaldi, sua amante e esposa. Musil encontrou um tom e um ritmo que o leitor que ignorasse o nome do autor poderia pensar que está no intimismo feminino de Clarice Lispector, e para nós, tradutores, foi uma grata surpresa”, conta Kathrin.

“Uniões apresenta narrativas baseadas em processos sensoriais, a ação, o enredo e o sentido têm que ser adivinhados a partir dessa experiência visual. A exposição faz o vínculo entre a sensorialidade da imagem com o processo da leitura, tenho absoluta certeza que as sugestões das gravuras dão vislumbres interessantes que tornarão a leitura dessas intrigantes histórias mais interessantes ainda”, explica a curadora.

A Casa Guilherme de Almeida conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

SOBRE OS ARTISTAS

Marcos Sesterhein  Sanches é formado no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e dedica-se à pintura, gravura e desenhos.

Maria Tomaselli Cirne Lima nasceu em Innsbruck, Áustria. Formou-se em Filosofia no Brasil e desde então trabalha com pintura, gravura, desenho e escultura, tendo estudado com Iberê Camargo, Anna Letycia Quadros, Francisco Stockinger, entre outros.

Raul Cassou estudou engenharia e arquitetura, mas trabalhou com publicidade e vitrais. Autodidata, tem dedicado sua vida às mais diversas pesquisas, de modo especial ao desenho, escultura e gravuras.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Robert Musil em letra e imagem: lançamento livro + exposição

Abertura: 28/5. Segunda-feira, 19h às 21h.

Inscrição para evento de abertura: https://bit.ly/2HLid37

Visitação: 29/5 a 31/7. Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Recomendação etária: livre.

Casa Guilherme de Almeida