HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida encerra sua programação 2018 com evento especial

Casa Guilherme de Almeida encerra sua programação 2018 com evento especial

No dia 15 de dezembro, o público poderá celebrar mais um

final de ciclo com música, teatro, lançamento de livro e visitas educativas

Para celebrar mais um ano de intensa atividade, a Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – convida o público para uma comemoração especial de encerramento da programação 2018. No sábado, 15 de dezembro, o museu abre suas portas, das 11h às 18h, para apresentações de música e teatro, além de lançamento de livro e visitas educativas.

O Coral da Casa das Rosas iniciará a confraternização às 11h, com a apresentação Canta a Poesia, que será no auditório ao ar livre da Casa Guilherme. Sob direção musical e regência do maestro Adilson Rodrigues, o grupo de 30 cantores interpretará um repertório de canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros. Já das 12h às 14h, o público poderá participar das visitas educativas ao acervo do museu.

Dentre tantas conquistas da Casa Guilherme em 2018, se destaca a criação do grupo de estudo e pesquisa com foco nas obras teatrais escritas ou traduzidas pelo próprio poeta que dá nome ao museu. Como resultado desse trabalho, o grupo apresentará, às 14h30, breves intervenções cênicas, a partir de uma peça inédita de Guilherme: O homem só. Sob coordenação da atriz e diretora Fernanda Assef, as apresentações tratarão de um indivíduo que prefere o isolamento ao contato com a aleatoriedade do mundo.

Fechando a programação com chave de ouro, às 16h será o lançamento do livro Meu e Raça, que reunirá ambas as obras de Guilherme de Almeida de 1925, que foi toda reunida em volume único pelo museu, com apoio da Caixa Econômica Federal. Marcelo Tápia, organizador da edição e diretor do museu, comandará um debate acerca das obras de Guilherme e de sua participação no modernismo brasileiro.

A Casa Guilherme de Almeida tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Comemoração do Encerramento da Programação 2018

11h: Canta a Poesia, com Coral da Casa das Rosas

12h às 14h: Visitas educativas

14h30: Intervenções cênicas – O homem só

16h30: Lançamento do livro Meu e Raça, de Guilherme de Almeida

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gm

Compartilhe!