HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas recebe quase 450 mil visitantes em 2019

Casa das Rosas recebe quase 450 mil visitantes em 2019

Com diversas atividades culturais e formativas, com foco na literatura e na poesia, o museu-casa literário completou 15 anos em dezembro

Com ampla agenda de atividades culturais e formativas, totalmente gratuitas, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura completou 15 anos e recebeucerca de 447.809 visitantes entre janeiro e novembro de 2019.

Integrante da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estadoe gerenciada pela Poiesis, em 2019 a Casa das Rosas ofereceu uma programação ampla e para diversos públicos.

O museu-casa literário iniciou a programação deste ano com a oficina Cenopoesia, na qual a escritora Jô Freitas trabalhou com os participantesa expressão da palavra junto à performance cênica. Ocorreu a primeira edição do curso Poesia Expandida voltado à formação em poesia por meio de suas diversas possibilidades de criação, desde a palavra até a performance poética vocal. E a revitalização do jardim da Casa foi concluída com o plantio de quase 490 mudas de rosas.

Junto com a Casa Guilherme de Almeida, a Casa das Rosas homenageou James Joyce no Bloomsday, focando nas personagens femininas que marcaram a vida e a obra literária do escritor irlandês por meio de palestras, filmes, leituras de textos, música e dança irlandesas. Para celebrar os 90 anos do nascimento de seu patrono, a Casa das Rosas realizou o Simpósio Haroldo de Campos 2019: Cosmopoética, recebendo pesquisadores e estudiosos da obra do poeta, crítico e tradutor.

O museu ainda recebeuAnne Frank – releitura dramática de seu famoso diário e encenada por atrizes da Companhia Cid Chagas, de Pereira Barreto (SP), com direção de Gabriel Mirck e Mário Irikura.Pezão/Marco AntonioIadocicco (1951-2019), jornalista, poeta e co-fundador do Sarau da Cooperifa, além de ter criado e comandado o sarau A plenos pulmões na Casa das Rosas desde 2011, recebeu homenagem no sarau Ponte para Pezão.

A programação formativa também é mantida a partir das inscrições para a bolsa Programa Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos,para o CLIPE Jovem e o CLIPE Adulto.

E em 2020 mais novidades

Com o objetivo de recuperar as características originais do imóvel – construído na década de 1920 e finalizado nos anos 1930 – e aprimorar sua funcionalidade como espaço público de cultura, a Casa das Rosas passará por restauro a partir do primeiro semestre de 2020. A obra terá 80% de seu valor total custeado por recursos obtidos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

O projeto de restauro foi inscrito e selecionado para receber o investimento, que devolve à sociedade valores arrecadados em decorrência de multas, acordos e condenações judiciais. Os outros 20% serão custeados pelo Governo do Estado. A obra tem custo total de R$ 4,2 milhões e previsão de realização em dois anos.

Mesmo com o restauro, a programação continua no Jardim da Casa das Rosas e em outras unidades da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida – assim como em instituições parceiras, principalmente as localizadas na Avenida Paulista.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. O imóvel foi habitado pelos herdeiros do arquiteto Ramos de Azevedo até 1986, quando ocorreu a sua desapropriação pelo Governo do Estado de São Paulo, sendo tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT. Rebatizada em 2004 como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (ao receber, então, a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos, morto em 16 de agosto de 2003), o museu se notabiliza pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de escritores muitas vezes deixados de lado pelo mercado, além de ofertar oficinas e cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores ou aprimorar sua arte.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.