HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas realiza encontros literários on-line

Casa das Rosas realiza encontros literários on-line

Conversas com escritores e curso formativo sobre a obra de Haroldo de Campos integram a programação virtual da instituição Seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo, A Casa das Rosas, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, suspendeu suas atividades, mas os trabalhos continuam por meio de seu site e redes sociais. Para o público interessado em literatura, a instituição oferece o encontro.com, projeto de conversas on-line com diversos temas ligados à escrita, à edição e circulação de livros, ao universo literário, à carreira de escritor e à literatura e sua relação com o momento presente.

Os conteúdos são realizados pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas, cuja proposta é contribuir para a formação de autores e leitores e orientá-los nos possíveis caminhos da carreira literária.

Com início em abril, o encontro.com Manuel da Costa Pinto abre o projeto no dia 14. Manuel estará à frente da proposta “Distopia e epidemia na literatura”. O jornalista e crítico literário, é mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP (Universidade de São Paulo) e foi um dos criadores da “Cult”, revista que editou por seis anos.

Já no dia 21 de abril, “Encruzilhadas da literatura negra” é o tema do encontro.com Cidinha da Silva. Historiadora e escritora, Cidinha presidiu o GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra, e atua como escritora e editora na Kuanza Produções. Possui 17 livros publicados, nos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. Suas obras já foram traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Com limite de 50 participantes, os encontros serão mediados pelo coordenador do CAE e o público poderá interagir com perguntas. A programação será quinzenal, às terças-feiras, das 19h às 20h. As inscrições do público serão feitas aqui, para o encontro com Manuel da Costa Pinto, e aqui, para o encontro com Cidinha da Silva. Os participantes irão receber o link do encontro virtual, que será na plataforma Google Hangout Meet.

Também em abril, os encontros do PÁGINAS ABERTAS: poéticas sincrônicas farão parte da programação. Nesta série, agora em formato de on-line, serão abordados livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos, destacando a presença em seu acervo e ressaltando a atualidade de seu percurso crítico.

No curso Haroldo de Campos e o pensamento científico, Raquel Campos, doutora em Literatura na Universidade de Brasília (com Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos, na Universidade Yale), apresentará as afinidades da obra de Haroldo com as ciências, em especial com a física, evidenciadas no livro A Máquina do Mundo Repensada e em outros poemas anteriores. A relação entre arte e ciência é um tema fundamental para se compreender o dinamismo de informações da atualidade.

O curso será às quintas-feiras, 23 e 30 de abril e 7 e 14 de maio, das 19h às 21h. Para participar, basta realizar a inscrição on-line, neste link, até o preenchimento das vagas. As aulas serão ministradas em plataforma on-line e o acesso será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência, será emitido o certificado digital.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.