HomeCultura + Cultura + NotíciasCasa das Rosas realiza atividades para discutir a migração na história e na atualidade

Casa das Rosas realiza atividades para discutir a migração na história e na atualidade

Com o objetivo de promover o debate e reflexões sobre os aspectos culturais da migração, bem como o contato do público com manifestações artísticas de diferentes culturas presentes em São Paulo, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos desenvolve em 2018 uma série de eventos que reúnem especialistas para falar do tema sob diferentes óticas, além de artistas de diversas origens.

A programação se inicia em março com A Literatura brasileira e as guerras mundiais, curso que propõe a investigação das influências que as Guerras Mundiais exerceram sobre a literatura brasileira, estudando escritores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Murilo Mendes. A atividade acontece entre 13 de março e 03 de abril, terças-feiras, às 19h00.

O Jardim Paradiso conta com sessões gratuitas dos filmes O Imigrante (1917), de Charles Chaplin, e O Filho de Saul (2015), de László Nemes, exibidos dias 8 de março e 12 de abril, respectivamente, às 19h00. Antes das exibições, serão lidos trechos do Caderno Italiano, de Boris Schnaiderman, e da obra memorialística de Primo Levi.

“A cidade de São Paulo é emblemática como espaço multicultural, com seu histórico de convivência entre imigrantes de diversos países e brasileiros de todas as regiões. A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade apresentam, cada qual com seu perfil, ligações muito fortes com o tema”

Explica Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários.

Programação

Jardim Paradiso

Jardim Paradiso | 8/3 e 12/4. Quinta-feira às 19h00

Atividade sem necessidade de inscrição prévia

As migrações ocorridas na primeira metade do século XX, junto à experiência limite da Segunda Guerra Mundial, são os grandes temas dos filmes escolhidos para o Jardim Paradiso.

8/3 | O Imigrante (1917)

Direção: Charles Chaplin | Livre | 24 min.

12/4 | O Filho de Saul (2015)

Direção: László Nemes| 14 anos | 100 min.

A literatura brasileira e as Guerras Mundiais

13/3 a 3/4. Terças-feiras às 19h00

Inscrições gratuitas pelo site www.casadasrosas.org.br ou presencialmente na recepção da Casa. 40 vagas.

O curso com Murilo Marcondes investiga as influências que as Guerras Mundiais da primeira metade do século XX exerceram sobre a literatura brasileira do período, passando por escritores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Murilo Mendes.

Spio: improvisadores em orquestra

| 16/3 e 20/4. Sexta-feira às 19h00

Atividade sem necessidade de inscrição prévia

Com sonoridade, instrumentos e formação fora do comum, esta orquestra paulistana faz com que cada uma de suas apresentações se mostre única. Na apresentação de abril, especialmente planejada para o Museu, a orquestra trabalhará com a questão das diásporas modernas, somando a improvisação aos temas e manifestações culturais encontrados na experiência de refugiados de todo o mundo.

A banalidade do mal: Auschwitz e seu legado

24/3. Sábado às 15h00

Inscrições gratuitas pelo site www.casadasrosas.org.br ou presencialmente na recepção da Casa. 40 vagas.

A partir da projeção de trechos dos filmes O filho de Saul (2015), Labirinto de mentiras (2015) e Hannah Arendt (2012), além de textos e cartas que tratam do assunto, João Hidalgo convida os participantes para refletir sobre o legado de Auschwitz para a humanidade.

Poemas do exílio

5/4. Quinta-feira às 19h00

Atividade sem necessidade de inscrição prévia

O recital resgata a leitura de célebres poemas que falam sobre exílio, tema recorrente ao longo da história literária, ou foram compostos durante o exílio dos escritores. Canção do Exílio, de Gonçalves Dias e Poema sujo, de Ferreira Gullar, estão no repertório.

Anne Frank

6 a 8/4. Sexta-feira e sábado às 19h00; domingo às 11h00

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia. 25 lugares (por ordem de chegada)

Releitura dramática do Diário de Anne Frank encenada por duas jovens atrizes da Companhia Cid Chagas, de Pereira Barreto. A montagem é intimista e revela as angústias diante dos horrores da história, a partir do olhar sensível de uma adolescente.

Ficha técnica

Direção: Gabriel Mirck e Mário Irikura

Elenco: Júlia Vega e Looh Cruz

Grandes Emigrados

10 a 24/4. Terças-feiras às 19h00

Inscrições gratuitas pelo site www.casadasrosas.org.br ou presencialmente na recepção da Casa. 40 vagas.

Este ciclo de palestras aborda a vida e a obra de críticos de origem estrangeira que exerceram influência em áreas como a crítica literária e teatral e os estudos sobre tradução.

10/4 | Anatol Rosenfeld

17/4 | Otto Maria Carpeaux

24/4 | Paulo Rónai

RelatedPost

Compartilhe!