HomeCultura + NotíciasCasa das Rosas quer que a comunidade surda escolha o sinal do museu

Casa das Rosas quer que a comunidade surda escolha o sinal do museu

Setembro azul, mês é marcado por palestras, sarau e contação de história para o público ouvinte e não ouvinte

No mês dedicado a valorização da cultura surda, a Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza uma série de eventos que buscam conscientizar a sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso à cultura para a comunidade surda — no Brasil há cerca de 9,7 milhões de surdos, de acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE.

As ações tiveram início no começo de setembro com uma grande campanha no Facebook que ao longo do mês trará informações, curiosidades, dicas cinematográficas e anunciará o concurso para que a comunidade surda escolha os sinais da Casa das Rosas e do poeta Haroldo de Campos. Os interessados podem enviar o seu sinal pelo Facebook e a escolha será feita no dia 16 de setembro às 19h00 durante o sarau “Slam do Corpo”, uma batalha de poesia que mistura língua de sinais, voz, português, texto escrito e expressão corporal.

Sobre o Setembro Azul

Setembro é um mês repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos. No dia 21 é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em seguida Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), 26; e Dia Internacional do Surdo, 30. O azul é uma cor emblemática, pois, na Segunda Guerra ele identificava as Pessoas com Deficiência, dentre elas os surdos. Os nazistas as obrigavam a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos. O azul turquesa foi escolhido por ser uma cor viva e representar o orgulho de ser surdo.

Veja detalhes da programação: | www.casadasrosas.org.br

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 10h00 às 18h00.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

RelatedPost

Compartilhe!