HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas promove Semana da Educação voltada para professores da rede pública e particular

Casa das Rosas promove Semana da Educação voltada para professores da rede pública e particular

Colóquio de ensino de poesia completa programação no sábado, 14, por onde professores do nível fundamental, médio e superior podem descobrir caminhos para atualizar suas didáticas

Entre os dias 10 e 13 de setembro, das 14h às 18h, professores de literatura e de sala de leitura encontram uma programação especial de palestras, oficinas e troca de experiência, direcionada ao debate sobre a abordagem pedagógica dos textos literários. Trata-se da Semana da Educação da Casa das Rosas, primeiro evento dessa natureza realizado pelo local que integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Com vagas limitadas, os interessados devem se inscrever por este link – https://bit.ly/2lWjjiu – ou na recepção do museu localizado na Av. Paulista, 37, região do bairro Bela Vista. Os profissionais inscritos ainda garantem vaga no Colóquio de ensino de poesia da Casa das Rosas, no dia 14 de setembro, com inscrição aberta presencialmente ou de forma online: https://bit.ly/2jXxZ02.

Das 14h às 16h, entre 10 e 12/9, os profissionais do Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, respectivamente, vão compartilhar as experiências com as ações desenvolvidas em cada um desses espaços. A ideia é discutir e vivenciar abordagens próprias da educação nos Museus-Casas Literários, além de refletir sobre as relações entre museu, escola e cidade.

Uma Aula sobre comunicação poética, ministrada pelo poeta Marcelo Tápia, está marcada para 10 de setembro, a partir das 16h30. Nela, o diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo discutirá a poesia como um modo especial – e necessário – de leitura e comunicação, por meio da apreciação de alguns poemas de características diversas.

No mesmo dia, às 17h20, Alexandra Rocha apresentará a palestra Diálogos entre patrimônio material e imaterial. Como supervisora do núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, Alexandra comentará alguns dos estudos e ações que discutem patrimônio cultural imaterial e material, memória, poesia.

Com Emerson Alcalde – poeta, produtor, co-organizador do Slam Interescolar e Slam da Guilhermina, além de vice-campeão da Copa do Mundo de Slam de Poesias de Paris (2014) – a conversa será sobre o movimento poético na periferia, sobretudo na zona leste de São Paulo, a partir de slams e da organização do Slam Interescolar. Esse bate-papo acontecerá no dia 11 de setembro, a partir das 16h20.

No mesmo horário, só que em 12 de setembro, a conversa será com Eduardo de Campos Garcia, sobre a educação em Libras, área na qual ele é especializado pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – RJ (2009). Ele também é autor de obras voltadas à temática da Educação de surdos e Educação Inclusiva, como o livro O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras.

No dia 13 de setembro, às 14h, começa uma palestra sobre poesia concreta e poesia visual com Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas. E às 16h20 a Oficina de Escrita Criativa é com Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor, também da Casa das Rosas.

O Colóquio de ensino de poesia da Casa das Rosas encerra a Semana de Educação do museu. Formado por três mesas de debate, esse encontro conta com os docentes de Letras Maria Sueli Fonseca, Cibele Lopresti, Nilson Joaquim da Silva, Áurea Rampazzo, Rodrigo Petrônio (FAAP) e Antonio Vicente Pietroforte (USP). Eles vão apresentar e analisar estratégias com professores do nível fundamental, médio e superior. O objetivo é demonstrar metodologias e atualizar a didática literária concentrada na vertente poética.

SERVIÇO:
Semana da Educação da Casa das Rosas

10 de setembro, terça-feira
14h às 16h: Compartilhamento de experiências com André Bispo, Blenda Souto Maior e Marina Marciano, profissionais do Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas
16h30 às 17h15: Aula sobre comunicação poética com Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo
17h20 às 18h: Palestra Diálogos entre patrimônio material e imaterial, por Alexandra Rocha, do núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

11 de setembro, quarta-feira

14h às 16h: Compartilhamento de experiências com Ana Lídia Teberga e Rafael Veloso, monitores do Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida

16h20 às 18h: Conversa com Emerson Alcalde – também autor dos livros (A) MASSA poesias e dramaturgias, O vendedor de travesseiros, O Boneco do Marcinho e Diário Bolivariano. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Anhembi Morumbi, além de ator, é arte-educador, slammer, escritor e dramaturgo. Atuou em eventos internacionais de Spoken Word na Venezuela, Argentina, Canadá, Caribe e França.

12 de setembro, quinta-feira

14h às 16h: Compartilhamento de experiências com Arthur Major e Fernanda Mazete, profissionais do Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade

16h20 às 18h: Conversa com Eduardo de Campos Garcia – pós-doutorando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP; doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização também em Magistério do ensino superior pela PUC-SP. Graduado em Pedagogia pela Universidade Iguaçu – RJ e em Letras pela Universidade Brás Cubas – SP.

13 de setembro, sexta-feira

14h às 16h: Palestra A Poesia Concreta e Poesia Visual com Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas

16h20 às 18h: Oficina de escrita criativa com Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas

Grátis

Colóquio de ensino de poesia da Casa das Rosas

14 de setembro, sábado

10h30 às 12h30: Mesa “Poesia no ensino fundamental”

Com Maria Sueli Fonseca e Cibele Lopresti

14h às 16h: Mesa “Poesia no ensino médio”

Com Nilson Joaquim da Silva e Áurea Rampazzo 

16h às 18h: Mesa “Poesia no ensino superior”

Com Rodrigo Petrônio (FAAP) e Antonio Vicente Pietroforte (USP)

Grátis

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!