HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasCasa das Rosas inicia obras de restauro em 2020

Casa das Rosas inicia obras de restauro em 2020

Projeto vai recuperar as características originais do imóvel construído na década de 1920 e aprimorar sua funcionalidade como espaço público de cultura; museu completou 15 anos em dezembro, contabilizando cerca de 447.809 visitantes em 2019

O imóvel do museu Casa das Rosas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerenciado pela Poiesis, será restaurado. As obras do espaço instalado no casarão conhecido como um dos principais símbolos turísticos e de preservação da memória da capital paulista serão iniciadas no primeiro semestre de 2020 e terão 80% de seu valor total custeado por recursos obtidos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça – o projeto de restauro foi inscrito e selecionado para receber o investimento, que devolve à sociedade valores arrecadados em decorrência de multas, acordos e condenações judiciais. Os outros 20% serão custeados pelo Governo do Estado. A obra tem custo total de R$ 4,2 milhões e previsão de realização em dois anos.

“Potencializar e fomentar recursos para a cultura por meio de parcerias como esta é uma das principais diretrizes do Governo do Estado de São Paulo. Com os recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos será possível realizar uma reforma completa, interna e externamente, recuperando as características originais e preservando o imóvel, sem interrupção das atividades do museu”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão.

Aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), o projeto será executado pelo Departamento de Obras da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem como objetivos principais recuperar as características originais do imóvel construído na década de 1920 e aprimorar sua funcionalidade como espaço público de cultura. Instalado no casarão conhecido como um dos principais símbolos turísticos e de preservação da memória da capital paulista, a Casa das Rosas completou 15 anos em dezembro, contabilizando cerca de 447.809 visitantes em 2019. “A crescente visitação e o restauro do museu são exemplos claros de que a parceria entre os Governos e a Sociedade Civil só tendem a beneficiar a sociedade que pode ter acesso a serviços com alta qualidade, tanto do ponto de vista da programação quanto da preservação do espaço, afirma Clovis Carvalho, diretor executivo da Poiesis.

Durante o período de restauro, os objetos abrigados no museu, inclusive seu acervo museológico, serão devidamente acondicionados em reserva técnica, e o acervo bibliográfico Haroldo de Campos – a biblioteca que pertenceu ao poeta – permanecerá preservado e à disposição dos pesquisadores em ambiente preparado para esse fim no edifício da POIESIS – Organização Social de Cultura, localizado no Bom Retiro (Rua Lubavitch, nº 64), centro de São Paulo.

Casa das Rosas mantém programação ativa e gratuita

O projeto de restauro do imóvel da Casa das Rosas está alinhado com o tema “Compondo memórias”, adotado para a programação 2020 da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Durante as obras, as atividades educativas e culturais seguem acontecendo no jardim do museu, que será especialmente preparado para receber visitas, oficinas e outras atividades, incluindo ações voltadas ao tema da preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Será montada uma tenda no jardim para as atividades, além de exposta no pergolado uma mostra sobre a casa e o processo de restauro; no orquidário, serão realizadas as ações do educativo.

Todas as atividades permanecerão gratuitas e serão divulgadas no site www.casadasrosas.org.br.

Parte da programação do museu também será acolhida pelos outros espaços que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade – e por instituições parceiras, que disponibilizarão seus espaços para uso.

Segundo o diretor da Rede de Museus-Casas Literários, Marcelo Tápia, “já está em elaboração um intenso programa de atividades da Casa das Rosas a ser oferecido após o início das obras de restauro, que manterá o local em atividade e estenderá o alcance das realizações do museu por meio de outras instituições. Todo o esforço empregado ao longo dos anos, com sucesso, para a difusão da poesia e da literatura, bem como para a formação de leitores e escritores, prosseguirá com as atuais perspectivas de crescimento”.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. O imóvel foi habitado pelos herdeiros do arquiteto Ramos de Azevedo até 1986, quando ocorreu a sua desapropriação pelo Governo do Estado de São Paulo, sendo tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT. Rebatizada em 2004 como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (ao receber, então, a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos, morto em 16 de agosto de 2003), o museu se notabiliza pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de escritores muitas vezes deixados de lado pelo mercado, além de ofertar oficinas e cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores ou aprimorar sua arte.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!