HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida têm programação especial de cinema em novembro

Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida têm programação especial de cinema em novembro

Rede de museus terá exibição de filmes, curso e mostra de curtas de diretores iniciantes e
estudantesEntre clássicos e novidades, a sétima arte vai ser tema dos Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, em novembro. Shakespeare tomará o telão do jardim de roseiras em adaptações de duas obras cânones; já o estadunidense Samuel Fuller será homenageado com um curso,
acompanhado da exibição de um de seus filmes. E, para os novatos, uma oportunidade de apresentação dos seus curtas-metragens. Confira!

Ver ou não ver? Eis a questão. E a resposta é ver, obviamente. Neste fim de ano, a sessão de cinema ao ar livre da Casa das Rosas exibirá duas adaptações de Shakespeare ao cinema: Macbeth (1948) e Hamlet (1964). Os dois longas, dirigidos por Orson Welles e Grigori Kozintsev, respectivamente, serão apresentados no Jardim Paradiso nas quintas-feiras, às 19h. Macbeth será projetado no dia 7/11 e Hamlet, em 21/11.

Em parceria com a distribuidora Versátil Home Video, a Casa Guilherme de Almeida oferece a Sessão Versátil +. A série oferece um panorama completo sobre diversos diretores e movimentos cinematográficos, além de exibir, na íntegra, uma obra representativa do assunto abordado. No sábado, 30/11, será a vez da Introdução ao cinema de Samuel Fuller. Das 10h às 18h, os participantes poderão aprender um pouco mais sobre o produtor, diretor e roteirista com Fernando Brito. O filme exibido será Cão Branco (White Dog, 1982), com direção de Fuller. O curso oferece certificado.

A Casa Guilherme de Almeida também apresenta a quinta edição da Mostra Futuro do Cinema Brasileiro, que exibirá curtas-metragens de diretores iniciantes e estudantes de  Comunicação e Audiovisual. A temática é livre e os filmes devem ter até 15 minutos de duração. Poderão concorrer ao processo de seleção trabalhos produzidos em 2018 e 2019. As inscrições estarão abertas até 11 de novembro, para participar envie o link do filme para o email contato@casaguilhermedealmeida.org.br. No dia 7 de dezembro, os curtas serão exibidos e os diretores ou membros das equipes dos curtas selecionados serão convidados para um debate com o público a respeito de seus trabalhos e das perspectivas do cinema nacional.

SERVIÇO
Casa das Rosas | Av. Paulista, 37
Jardim Paradiso
Quintas-feiras, 7 e 21 de novembro, às 19h
7 de novembro
Macbeth (1948) – Direção: Orson Welles | Classificação indicativa: 14 anos | 107 min.
21 de novembro
Hamlet (1964) – Direção: Grigori Kozintsev | Classificação indicativa: 14 anos | 140 min.

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943
Sessão Versátil +: Introdução ao cinema de Samuel Fuller
Sábado, 30 de novembro, das 10h às 18h
Cão Branco (White Dog, 1982) – Direção: Samuel Fuller | Classificação indicativa: 14 anos | 90
min.
V Mostra Futuro do Cinema Brasileiro
Sábado, 7 de dezembro, às 14h
Inscrições até 11 de novembro pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já  tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!