HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida oferecem programação especial sobre a obra de Haroldo de Campos

Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida oferecem programação especial sobre a obra de Haroldo de Campos

Completos 90 anos do nascimento do escritor, os museus se unem, durante o ano, para promover uma série de atividades que abordarão os trabalhos de tradução do poeta

Que tal participar das atividades que a Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida prepararam juntas? Durante o ano todo, os dois museus – integrantes da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – promoverão o ciclo de eventos Haroldo 90 anos, para homenagear o patrono do museu localizado na Avenida Paulista. Nos meses de abril e maio, o público poderá participar da visita ao Acervo de Haroldo e da palestra sobre seu trabalho.

O Centro de Estudos de Tradução Literária, da Casa Guilherme de Almeida, e o Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas, desenvolveram uma programação para celebrar a obra do escritor Haroldo de Campos como tradutor de diferentes línguas e tradições literárias. Vai ter visita à biblioteca de Haroldo de Campos e palestras, e é tudo gratuito! Para participar das atividades basta se inscrever pelo site dos museus.

O público poderá participar de uma visita orientada ao Acervo Haroldo de Campos, da Casa das Rosas, no dia 24 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h. O espaço, que abriga a biblioteca do poeta e crítico, estampa seu grande interesse por literaturas de diversas línguas e seus esforços para traduzir obras importantes de cada uma delas. Essa visita pretende aproximar do Acervo o público interessado em tradução e apresentar alguns rastros do trajeto tradutório de Haroldo. Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária, comandarão a atividade. A visita comportará 40 pessoas, a partir dos 16 anos.

No dia 28 de maio, terça-feira, das 19h às 21h, Marcelo Tápia, coordenador da Rede de Museus-Casas Literários, ministrará a palestra Trans-Helenizações –  que acontecerá no Anexo da Casa Guilherme. As transcriações de poesia grega realizadas por Haroldo de Campos serão o objeto da atividade, que abordará centralmente a Ilíada e fragmentos por ele traduzidos da Odisseia, de Homero.

A Casa Guilherme de Almeida tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Visita orientada ao Acervo Haroldo de Campos

Quarta-feira, 24/4 – das 19h às 21h

Casa das Rosas

Trans-Helenizações

Terça-feira, 28/5 – das 19h às 21h

Anexo da Casa Guilherme

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

 

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!