HomeCultura + Cultura + NotíciasCampeonato mundial inspira atividades nas Fábricas de Cultura

Campeonato mundial inspira atividades nas Fábricas de Cultura

No mês em que se iniciam os jogos do campeonato mundial de futebol na Rússia, as Fábricas de Cultura Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha realizam diversas atividades sobre o tema. Contação de história, rodas de conversa, exposições e uma instalação integram a programação.

Com o objetivo de levar para a Fábrica de Cultura Jaçanã a tradição de pintura e decoração das ruas nas periferias da cidade, a atividade “O mundial e você: Cultura de rua” convida os participantes a decorarem o interior da biblioteca de verde e amarelo para celebrar o campeonato. A atividade acontece na quinta-feira (7) às 14h.

A Fábrica Vila Nova Cachoeirinha começa a entrar no clima do campeonato mundial com a instalação “Bandeiras dos países participantes do mundial de 2018”, que reúne na recepção as bandeiras dos 32 países que participam da disputa. O trabalho permanece no local de 5 a 30/6.

A exposição “Diversidade Futebol Clube – No nosso time joga todo mundo” conta com fotografias de Roberto Setton, que registrou entre 2008 e 2012 o “Futebol das Drags”, evento que comemorava o aniversário da boate Blue Space com um jogo de futebol entre drag queens e funcionários nas ruas do bairro da Barra Funda (SP). A mostra acontece de 8 a 30/6 na Fábrica Vila Nova Cachoerinha.

Em “Contos russos”, a Cia. Pé de Ouvido apresenta contos tradicionais russos no dia 12/6, terça-feira às 15h. Encerrando a programação especial na Vila Nova Cachoeirinha, entre 16 e 30/6 será exibida a “Homenagem a Mário Américo”, uma mostra de fotografias do ex-massagista da Seleção Brasileira, que acompanhou sete campeonatos mundiais, entre 1950 e 1974.

No dia 27/6, quarta-feira, às 15h, acontece o bate-papo “O mundial e você: protagonismo negro e marcos históricos” na biblioteca da Fábrica Jaçanã. Na atividade, os participantes conhecem histórias de jogadores e jogadoras de futebol negros que fizeram e fazem parte do campeonato mundial – Marta, Formiga, Cafu, Pelé, entre outros. Após o bate-papo, o grupo participa de uma oficina de estêncil para produzir cartazes que contem a história desses esportistas.

Visite


RelatedPost

Compartilhe!