HomeAssessoria Assessoria ReleasesCampanha Sonhar o Mundo leva os direitos humanos à Casa das Rosas

Campanha Sonhar o Mundo leva os direitos humanos à Casa das Rosas

A programação visa discutir e refletir sobre o direito à cultura e conta com oficinas, saraus, debates e show

A Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, se mobilizará em torno de temas relacionados aos direitos humanos durante a Campanha Sonhar o Mundo, que acontece de 7 a 10 de dezembro.

Abrindo o evento no dia 7, quinta-feira, às 14h, acontecerá a oficina “Uma história nossa história”, ministrada pela equipe do núcleo educativo da Casa das Rosas, que trabalhará a memória dos participantes. A proposta é que os registros de vida de cada um despertem uma reflexão a respeito da memória coletiva para que, ao final da atividade, todos produzam um livro cartonado com seus escritos. São oferecidas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir do dia 15 de novembro na recepção do Museu-Casa.

Na sexta-feira, dia 8, às 19h, será a mesa redonda “Corpos Incorretos”, com mediação de Lucimara Amorim, que buscará refletir sobre as práticas poéticas. Artistas e pensadores que trabalham a questão de gênero discutirão os modos de compreensão acerca da concretude e inconcretude dos vários corpos. A atividade tem 40 vagas e não é necessário fazer inscrição.

A “Paulista Poética” acontecerá no dia 9, sábado, a partir das 10h, com uma programação dedicada à criação poética. Durante o evento, que irá comemorar os 13 anos de reinauguração da Casa das Rosas, acontecerão oficinas, saraus e show para abordar o exercício poético em suas diversas formas – desde a teoria até a prática. Abrindo o dia, acontecerá a oficina “Escrita: Exercícios e Ferramentas”, seguida pela distribuição gratuita de livros e a oficina-sarau “Fusões: Poesia e Música”. Depois será a vez do sarau “CLIPE Jovem” e, fechando o dia, o show “Emily Dickinson traduzida por Augusto de Campos”, por Cid Campos, e a apresentação do Coral da Casa das Rosas.

No domingo, dia 10, às 14, acontecerá a mesa redonda “Poética da Resistência”, mediada por Daniel Moreira e com a participação de Marco Pezão e Carolina Peixoto. Os dois importantes representantes de diferentes gerações do movimento de saraus em São Paulo discutem o panorama pulsante do cenário.

SERVIÇO:

Oficina “Uma história nossa história”

Quinta-feira, 7/12 – das 14h às 16h

Mesa redonda “Corpos Incorretos”

Sexta-feira, 8/12 – das 19h às 21h

Paulista Poética

Sábado, 9/12 – a partir das 10h

Mesa redonda “Poética da Resistência”

Domingo, 10/12 – às 14h

RelatedPost

Compartilhe!