HomeAssessoria ReleasesBordado: Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza exposição com trabalhos de Flávia Lhacer

Bordado: Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza exposição com trabalhos de Flávia Lhacer

Primeira individual da artista traz trabalhos com as temáticas polaridades e família, contribuindo para a valorização de uma arte predominantemente ligada às mulheres

Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos. A arte de ornamentar tecidos com fios diferentes surgiu logo após a descoberta da agulha, há mais ou menos 20 mil anos. Diferentemente de outros artesanatos feitos em tecidos, o bordado teve sempre uma função estética, porém muitas vezes é utilizado para narrar histórias.

Para celebrar a arte de bordar, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela Poiesis, realiza a exposição Faça silêncio, primeira individual da artista visual Flávia Lhacer. A mostra, que fica em cartaz entre 10 de novembro e 15 de dezembro, é composta por oito trabalhos feitos em toalhas antigas e tecidos, tanto abertos quanto emoldurados.

Faça Silêncio é um convite para olhar e se ouvir para além das bordas. Com o recorte temático de polaridades e família, as linhas, entrelinhas, alinhavos e nós traduzem, pela poética do bordado, pensamentos e compreensões de mundo da artista.

Para Flávia Lhacer, o bordado teve uma crescente nos últimos cinco anos por ganhar espaços em bienais, grandes exposições e até feiras de design. “É de uma importância enorme essa valorização do bordado, um trabalho atribuído predominantemente às mulheres, pois a procura de artistas que trabalham a técnica aumenta”, explica.

Formada em artes plásticas pela FAAP, Flávia nunca deixou de bordar, nem de desenhar e escrever diários. Em 2013 se concentrou em bordar seus desenhos e processos e a dar aulas da técnica. Com o bordado participou de 3 exposições na Casa SinLogo, uma delas, como curadora.

Participou dos coletivos Feito a Mão e Clube do Útero, em que realizavam encontros de técnicas manuais, intervenções no espaço urbano e trabalhos plásticos. Hoje, Flávia Lhacer é figurinista, artista têxtil e professora, ministrando atividades de bordado nas Oficinas de Criatividade do Sesc Pompéia.

SERVIÇO: Exposição Faça Silêncio

10/11 a 15/12. Terça a Sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Recomendação: livre

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | www.oficinasculturais.org.br

Acessibilidade no local.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desde 1986 a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br – (11) 3339-8243

Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!