HomeAssessoria ReleasesBolsa Oficial de Café completa 97 anos com programação especial

Bolsa Oficial de Café completa 97 anos com programação especial

Em setembro, o Museu do Café festejará o aniversário do edifício com atrações gratuitas

Inaugurada em 1922, a construção localizada na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos, representa uma parte importantíssima da trajetória da Cidade e de São Paulo. Em 7 de setembro, esse edifício, que, no passado, funcionou como a Bolsa Oficial de Café, comemora 97 anos. Buscando celebrar esse momento especial, o Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá uma programação gratuita na data.

Às 10h, o pesquisador Marc Storms receberá o público para um bate-papo sobre o trabalho de Adrien Henri Vital van Emelen, pintor e escultor responsável pelas estátuas da Torre do Relógio, que simbolizam etapas essenciais na cadeia produtiva do grão: agricultura, comércio, indústria e navegantes. Os interessados no “Ciclo de Diálogos” podem fazer a inscrição, sem custo,  por meio do e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Já quem visitar o Museu às 16h, será presenteado com o espetáculo da orquestra de violas “Cultura Caipira de Valinhos”. Na ocasião, o repertório terá como foco sucessos do gênero consagrados por compositores brasileiros, visando destacar o interior e sertão do País. Aqueles que desejam participar dessa ação podem comparecer ao Salão do Pregão, espaço onde o grupo realizará o show.

O EDIFÍCIO

O edifício da Bolsa Oficial de Café é conhecido por sua arquitetura eclética, resultado da combinação de diferentes movimentos arquitetônicos em uma única obra, sem produzir um novo estilo. No prédio predominam o neoclássico e o barroco.

No dia 12 de março de 2009, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes disso, o palácio já era tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em esfera estadual.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Compartilhe!