HomeAssessoria ReleasesBloco formado por alunos do Projeto Guri desfila no Carnaval de Piracicaba

Bloco formado por alunos do Projeto Guri desfila no Carnaval de Piracicaba

Evento marca a celebração do 15º aniversário do programa na cidade

Para quem pretende cair na folia com os blocos de rua na cidade de Piracicaba, uma novidade é a participação do Bloco do Guri. Formado por crianças e jovens, na faixa etária entre 06 e 21 anos, grupo do Projeto Guri em Piracicaba apresenta-se em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, no sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 9h. O evento é gratuito e é aberto ao público.

A concentração será no Museu da Água, localizado ao lado do Rio Piracicaba, o principal cartão postal da cidade. O trajeto segue pela avenida Beira Rio, Passarela Pênsil, Casa do Povoador e finaliza no Largo dos Pescadores. Trata-se da primeira exibição do Bloco do Guri na cidade e é realizada por meio do apoio com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

O evento marca o início de uma série de exibições em comemoração ao 15º aniversário do programa em Piracicaba. “Todos os alunos dos grupos de percussão, bandas e corais participarão do evento, o que totaliza 300 integrantes, além de seus familiares. Também haverá uma apresentação da Banda de Educadores do polo. Será uma experiência muito enriquecedora para os nossos Guris”, descreve Pablo CarajolDelvage, coordenador do Polo Piracicaba.

O repertório contará com marchinhas clássicas do Carnaval, como Me Dá um Dinheiro Aí!, de Moacyr Franco; Allah-lá-ô, de Haroldo Lobo e Antônio Nássara; Gigi, de Manoel Ferreira; entre outras. Além disso, o grupo interpretará uma canção inédita, a Bloco do Guri, escrita pelo compositor Paulo Padilha.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo,Rosângela Camolese, o Guri concretiza a cada ano o sonho de transmitir conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. “Temos muitos casos de ex-alunos do Projeto que atualmente são músicos profissionais, tocando em orquestras e grupos reconhecidos no cenário nacional e internacional. Um grande orgulho para Piracicaba”, ressalta.

O Projeto Guri– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – é administrado, no interior e litoral paulista, pela Sustenidos e conta com patrocínio e apoio da CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Serviço: Bloco do Guri em Piracicaba

Quando: sábado, 22 de fevereiro

Horário: a partir das 9h

Local da concentração: Museu da Água

Endereço: Avenida Beira Rio, 448 – Centro, Piracicaba/SP

Telefone do Polo Piracicaba: (19) 3422-0912

Curso gratuito e aberto ao público.

Bloco do Guri
“Tem Lugar pra Todo Mundo!”, anuncia a nova música do Bloco do Guri. Como início das celebrações de 25 anos do Projeto Guri, – convidamos o cantor e compositor Paulo Padilha para fazer uma nova composição para o repertório do Bloco. Além de compor canções em vários gêneros, Padilha tem se destacado como um ótimo criador de marchinhas de carnaval.

“O Bloco do Guri é uma oportunidade de celebração da alegria, da diversidade e da interação. Desejamos que o mesmo seja um evento que convide os familiares e a comunidade para aderir à brincadeira”, comentou Ari Colares, gerente artístico da Sustenidos, organização social gestora do Projeto Guri no litoral, interior e Fundação CASA.

Do ponto de vista musical e corporal, a ideia é que o Bloco do Guri possa ser embalado por qualquer ritmo que faça sentido para a cultura do entorno do polo. “A composição do Padilha tem sua introdução no ritmo caipira do cururu, o tema principal numa marchinha, uma segunda parte no ritmo do funk e finaliza com uma batida do Zé Pereira, dos antigos carnavais. Porém, não há nenhum compromisso com um ritmo definido. Na própria letra, a canção sugere “Vale catira, umbigada, samba-lenço e caiapó!… Vale congada, samba, marcha, moçambique e até forró!’”, finaliza Colares.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Compartilhe!