HomeAssessoria ReleasesBlade Runner e The Crown são temas de debates ao vivo com público no #MISemCasa

Blade Runner e The Crown são temas de debates ao vivo com público no #MISemCasa

Em meio à situação da atualidade, imersa em questões humanitárias e isolamento social, a programação desta semana convida o público à reflexão com duas lives especiais: o Ciclo de Cinema e Psicanálise – The Crown e o #Cineciência – Blade Runner. Outro destaque é a participação da atriz Barbara Paz na live do Pontos MIS – Bate-Papo de Cinema

A interação virtual com o público, por meio de lives, ganha ainda mais espaço na programação do #MISemCasacampanha online especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com o sucesso do Pontos MIS – Bate-papo de cinema (atividade semanal que, neste sábado, traz o filme Meu amigo Hindu seguido por debate, com participação especial da atriz Barbara Paz), duas atrações originalmente presenciais do Museu ganham suas versões virtuais e ao vivo: O Ciclo de Cinema e Psicanálise e o #Cineciência. A proposta de ambas as atividades é discutir a temática apresentada em filmes ou séries, por meio de bate-papo com especialistas e público.

Desta vez, os dois programas irão abordar, em lives no canal do MIS no Youtube, temas relacionados a questões humanitárias e ao isolamento social – um paralelo à situação em que o mundo se encontra por causa da pandemia do Covid 19. Na terça-feira, o Ciclo de Cinema e Psicanálise avalia o episódio Aberfan, da série The Crownàs 20h; e, no domingo, é a vez do #Cineciência discutir o clássico de ficção científica Blade Runner, de Ridley Scott, às 17h. As lives acontecem diretamente no canal do MIS no Youtube, e não é necessária qualquer inscrição prévia.

Ainda integram a programação do #MISemCasa esta semana: Notas Contemporâneas com Zélia Duncan; Björk Talks sobre cinema; Mostra Cinema de Acervo; Musicais no Cinema – Cacá Diegues; e Pílulas Bob Gruen – Vida & Morte de John Lennon.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso até 22 de abril.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação completa 13 a 19.04

13.04 | Segunda-feira 11h | Björk Talks – Cinema

Os talks realizados como programação paralela da exposição Björk  Digital, em cartaz no MIS de 18 de junho a 18 de agosto de 2019, debateram sobre vertentes importantes da carreira da multiartista islandesa. O encontro sobre cinema aconteceu após a exibição do filme Dançando no Escuro (2000, de Lars Von Trier) com a jornalista e apresentadora Sarah Oliveira e o pesquisador Victor Valery. O objetivo foi destacar o importante trabalho de composição de trilha sonora e atuação de Björk na película, dissertando sobre os prêmios recebidos à época até as recentes declarações da cantora sobre os assédios cometidos pelo diretor nos sets de filmagem.

14.04 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – The Crown

O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, ganha edições especiais e inéditas no canal do YouTube do MIS. Exibido sempre às terças dentro da programação virtual do #MISemCasa, o projeto terá bate-papo ao vivo com especialistas a cada 15 dias – intercalando, semanalmente, com vídeos de edições anteriores realizadas presencialmente no Auditório MIS. A primeira live do Ciclo de Cinema e Psicanálise acontece em 14 de abril, quando Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, media debate sobre o episódio “Aberfan”, da série The Crown, com o jornalista Jaime Spitzcovsky e o psicanalista Bernardo Tanis. Em seguida, os internautas podem participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.

15.04 | Quarta-feira | 11h | Notas Contemporâneas – Zélia Duncan

Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo, no palco do auditório do museu. Com quase 40 anos de carreira, Zélia Duncan foi a convidada de março de 2019 do programa. A multiartista, conhecida do grande público especialmente pelo sucesso da música Catedral, participou de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo músico e pesquisador Cacá Machado, enquanto a Banda MIS interpretou seus grandes sucessos no palco.

16.04 | Quinta-feira | 11h | Musicais no cinema – Cacá Diegues

Neste episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), o cineasta mais musical do Cinema Novo, Carlos Diegues (mais conhecido como Cacá Diegues), fala sobre sua carreira e sobre alguns de seus principais filmes, como “Bye Bye Brasil”, “Xica da Silva” e “Quando o carnaval chegar”.

17.04 | Sexta-feira | 11h | Pílulas – Bob Gruen: Vida & Morte de John Lennon

série de conteúdos inéditos sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen (inaugurada em 13 de março) apresenta pílulas em vídeo com bastidores e curiosidades sobre a mostra. Neste segundo vídeo, o curador da exposição, Ricardo Alexandre, revela ao público detalhes sobre o fatídico dia da morte do astro em Nova York, vítima de assassinato.

18.04 | Sábado | Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | Meu Amigo Hindu

quarta edição do “Pontos MIS – bate-papo de cinema”, programa que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no Youtube, traz o longa nacional Meu Amigo Hindu. Última obra de Hector Babenco, lançada em 2016, Meu amigo Hindu é uma ficção, conforme o próprio diretor pontuou, alimentada por suas próprias memórias de quando esteve doente. O filme conta a história de Diego que é um renomado diretor de cinema e está com um grave câncer. Sua trajetória de busca pelo tratamento permeia sua relação com Lívia(sua esposa), sua família e sua própria existência.

Após a exibição online do filme (que acontece às 16h, mediante inscrição prévia neste link)acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do museu no Youtube – com participação especial da atriz Barbara Paz, que comenta sua atuação no filme, e com o pesquisador e crítico de cinema Cássio Starling Carlos.

19.04 | Domingo | 11h| Mostra Cinema de Acervo

A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. Em abril, o Cinema de Acervo recupera obras provenientes do Prêmio Estímulo, ferramenta criada em 1968 pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de fomentar o surgimento de novos realizadores de cinema. Os filmes dessa programação são versões digitalizadas de obras produzidas nos formatos 35mm e também 16mm. No dia 19, o recorte “Ficção e Realidade” apresenta ao público diretores que recorreram à linguagem ficcional para debater temas do cotidiano, seja para falar sobre a Guerra dos Canudos através da teatralidade de Pedro Cardoso, para falar sobre a precariedade do sistema de saúde por meio da história de um cineasta que ganha um prêmio para finalmente gravar seu filme sobre a loucura, ou, ainda, apresentar o conceito de amor em variadas definições. Ficção e documentário aqui são relações de linguagens que se somam para contar uma história. Os três filmes serão exibidos em sequência: A matadeira (Dir. Jorge Furtado, Brasil, 1994, 15 min, 12 anos, ficção, colorido); O outro lado da lua (Dir. Francisco Magaldi, Brasil, 1983, 36 min, 12 anos, ficção/documentário, colorido); Amor (Dir. José Roberto Torero, Brasil, 1994, 14 min, 10 anos, ficção, colorido).

19.04 | Domingo | 17h| #Cineciência – Blade Runner

O #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha sua versão online para a programação do #MISemCasa. Apresentada pela Youse – Caixa Seguradora, a edição, que acontece no dia 19 de abril, discute o filme “Blade Runner, o caçador de androides”, clássica ficção científica dirigida por Ridley Scott, a partir do romance de Philip K. Dick. Participam do debate a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e o físico Dr. Luis Carlos Meneses – com medição do Dr. José Luiz Goldfarb, coordenador do programa. O público de casa pode ver ou rever longa em diversas plataformas de streaming (está disponível em Netlfix, Google Play, Apple TV, Microsoft e Looke) e participar com perguntas aos especialistas no dia 19. O #Cineciência acontece às 17h, ao vivo, no Canal do MIS no Youtube.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

facebook_logomuseudaimagemedosom
Twitter_logo@mis_sp
instagramIcon_normal@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!