HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBibliotecas de SP e Villa-Lobos têm programação especial em maio

Bibliotecas de SP e Villa-Lobos têm programação especial em maio

Palestra on-line com a drag queen Rita von Hunty terá como objetivo explicar o significado da sigla LGBTQIA+ 

 

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, terão atividades voltadas especificamente ao Dia Internacional contra a Homofobia (17), em referência ao dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de enfermidades, em 1990.  

 

Composta por várias letras, a sigla LGBTQIA+ ainda confunde muitas pessoas por trazer significados de palavras diversas. Para esclarecer o tema, a Biblioteca de São Paulo promove no dia 13 de maio, das 16h às 17h30, uma palestra com a drag queen Rita von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Além de apresentar um breve histórico sobre os movimentos LGBT e drag, Rita irá falar sobre a diferenciação entre sexualidade e identidade de gênero e a importância da representatividade, inclusão, acolhimento e respeito às diversidades. A atividade é indicada para pessoas a partir de 16 anos e as inscrições podem ser feitas pelo linkbsp.org.br/inscricao. 

 

Em seu canal Tempero Drag no YouTube, Rita explica que compreender essas diferenças é fundamental para o processo de inclusão das pessoas LGBTQIA+ na sociedade. “Esse assunto ainda causa estranhamento e é de difícil discussão justamente porque a gente não abre espaços eficientes para que ele seja debatido”, explica. 

 

Formada em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Língua e Literatura Inglesa pela USP, Rita desenvolve um trabalho de arte-educação focado na discussão de temas sociais por meio de estudos culturais. Atua também no cinema e no teatro, apresenta o reality show “Drag me as a queen celebridades”, no canal E!, e é colunista da revista Carta Capital e do programa Saia Justa, da GNT. 

 

Sarau Bixaria Literária 

A atividade em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia na Biblioteca Parque Villa-Lobos será o sarau Bixaria Literária, no dia 1º de maio, das 14h às 14h45, realizado pelo coletivo artístico Bixa Pare. A proposta do grupo é oferecer um espaço plural de diálogos entre artistas LGBTQIA+ e a diversidade de corpos que coexistem em pluralidades artísticas. A apresentação será da drag queen Melissa Babalu e o encontro será composto por microperformances e terá microfone aberto para participação do público. A atividade presencial terá transmissão ao vivo na página do Facebook da BVL. 

 

Formado pelas bixas artistas Caio Vallim, Diego Castro, Fabio Lopes e Luan Afonso, o coletivo atua na criação de trabalhos que trazem como disparadores questões e atravessamentos de identidades de gênero e orientação sexual e a relação do corpo Bixa como pesquisa cênica. 

 

Clube de Leitura BVL 

A obra escolhida para o Clube de Leitura, com encontro programado para o dia 27 de maio, das 15h às 17h, também faz menção à data. A atividade realizada em parceria com a Companhia das Leituras debate o livro Pai, pai, de João Silvério Trevisan. Mesclando passado e presente, análises pessoais e referências culturais, o autor relata a relação conflituosa de João com o pai, que não aceita a homossexualidade do filho.Antes de completar 10 anos, o menino entra para o seminário, numa tentativa de fugir do ambiente violento de casa. Depois de abandonar o seminário, ele busca sua liberdade e deixa o Brasil da ditadura para conhecer o mundo. Mas a sombra do pai o acompanha por todos os caminhos. A atividade tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo linkbvl.org.br/inscricao.   

 

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 
(11) 98849-5303 (plantão) 
imprensaculturasp@sp.gov.br 

Acompanhe a Cultura:Site |Facebook |Instagram |Twitter |LinkedIn |YouTube 

Compartilhe!