HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos tem outubro recheado de atividades temáticas sobre livro, criança e gastronomia

Biblioteca Parque Villa-Lobos tem outubro recheado de atividades temáticas sobre livro, criança e gastronomia

Outubro está repleto de atividades temáticas sobre literatura e gastronomia além de contar com a celebração do Dia da Criança na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil). O destaque fica com o dia 13 de outubro, com a Oficina minichef intitulada A Cozinha encantada dos contos de fada e o espetáculo “João e Maria”. A oficina, das 11h30 às 13h30, é indicada para crianças entre 7 e 12 anos e mistura culinária e literatura, de forma lúdica. Já a apresentação ficará a cargo da Cia. Le Plat du Jour.

O mês será marcado pela participação da BVL no SP Gastronomia (iniciativa com atividades distribuídas em diversas pelo Estado de São Paulo), com sessões temáticas na Hora do Conto, Jogos Sensoriais, Leitura ao Pé do Ouvido e Clube de Leitura, entre outros. Outro ponto alto do mês é a realização do Viagem Gastronômica, centrado no livro “Hibisco Roxo”. Comandada pela professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e a professora de técnica de cozinha Solange Botura, a atividade está marcada para 5 de outubro, das 15h30 às 17h e envolve até a degustação de pratos citados na obra.

A BVL também receberá a escritora Índigo, autora de mais de 20 livros para crianças e adolescentes, no Segundas Intenções, bate-papo agendado para 12 de outubro, das 11h às 13h. Na agenda do mês ainda há o curso O cordel brasileiro: tradição, diálogos e atuação (confira a disponibilidade de vagas) e a exposição Libertas: leitura e literatura nas prisões. A mostra, aberta ao público sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, fica até o dia 20 de outubro na biblioteca e reúne uma série de atividades paralelas como rodas de conversa e até sarau.

Para conferir os detalhes sobre estas e outras atividades (sujeitas a alterações) preparadas para o mês, veja abaixo:

ESPECIAL

ESPETÁCULO “JOÃO E MARIA” (SP Gastronomia / Dia da Criança / Dia do Livro) – Em uma criativa montagem, As aves Bicudinha e Bicudona querem mudar do ramo do “avoar” para o ramo do “cantar”. Narradoras da história encontram-se em apuros por causa do desmatamento e querem ir embora da floresta. Os irmãos J.M. e M.J. são vítimas da pobreza porque o pai – um boneco lenhador com nome onomatopeico – não sabe plantar, só sabe cortar. A comida está acabando e a madrasta irritada ordena ao pai que os leve para a floresta, assim eles não voltariam nunca mais. As aves por fim ajudam os irmãos J.M. e M.J., que conseguem se salvar da bruxa Meméia e voltam para casa. Com a Cia. Le Plat du Jour. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, 13 de outubro, às 16h.

OFICINA MINICHEF: A cozinha encantada dos contos de fada – João & Maria. (SP Gastronomia / Dia da Criança / Dia do Livro) – O chef Andy Giacometti traz literatura para dentro da cozinha. Com auxílio de ferramentas lúdicas, realiza uma contação de história que servirá de inspiração para a receita que os participantes executarão sob o comando do Chef. Indicado para crianças entre 7 e 12 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Domingo, 13 de outubro, das 11h30 às 13h30.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

4 – “Kafka e a boneca viajante”, de Jordi Sierra I Fabra. Com equipe BVL.

11 – “Cuidado com o menino”, de Tony Blundell (SP Gastronomia). Com equipe BVL.

18 – “Flávia e o bolo de chocolate”, de Miriam Leitão (SP Gastronomia). Com equipe BVL.

25 – “Minha professora é um monstro”, de Peter Brown. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

5 – “A árvore generosa”, de Shell Silverstein. Com Paulo Federal.

6 – “A lebre e a tartaruga”, de La Fontaine. Com o Grupo Três Marias e Um João.

12 – “Saladinha de queixas”, de Tatiana Belinky (SP Gastronomia). Com a Cia. Duo Encantando.

13 – Espetáculo “João e Maria” (veja em Especial).

19 – “O poeta da terra do sol”, inspirado na vida e obra de Carlos Drummond de Andrade. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas.

20 – “Nós”, de Eva Furnari. Com a Cia. do Tok Tok.

26 – “A casa mal-assombrada”, de Gislayne Avelar Matos e Inno Sorsy. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

27 – “Saci: a origem”, de Ilan Bernman. Com Willian Gama. Com equipe BVL.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

2 – Confecção de brinquedos: gira-gira.

9 – Produção de pulseiras.

16 – Confecção de marcador de páginas.

23 – Confecção de porquinho.

30 – Confecção de monstrinhos para o Dia de Halloween.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30h.

4 – Paraquedas.

11 – Minicampeonato de futebol.

18 – Caça ao tesouro.

25 – Futebol Gulliver.

TODOS OS PÚBLICOS

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com Tricotando Palavras. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Domingo, 13 de outubro, das 11h às 16h.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Nos dias 22 e 29 de outubro, o tema será alimentos (SP Gastronomia). Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 15h às 17h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Este mês, o tema é gastronomia (SP Gastronomia). Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

2 – “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

9 – “Sagarana”, de João Guimarães Rosa.

16 – “Humana festa”, de Regina Rheda.

23 – “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado.

30 – “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 16h às 17h.

OFICINA CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – Oficina voltada para o desenvolvimento de narrativas de histórias em quadrinhos. O aluno passará por todas as etapas do processo de criação, desde o brainstorming, criação dos personagens, elaboração do roteiro, até finalização e publicação. Ao longo da oficina, o participante desenvolverá um projeto de HQ. Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro das 14h30 às 17h30 (carga horária: 12h). Com Mary Cagnin. Inscrições a partir do dia 17 de setembro, às 10h através do link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

ADULTO

VIAGEM GASTRONÔMICA – “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie (SP Gastronomia).  Em outubro, o encontro aborda o livro Hibisco Roxo da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi. É uma oportunidade de conhecer a história e os costumes da Nigéria através da escrita desta talentosa autora, que com paixão nos aproxima dos personagens cheios de humanismo. Um ponto de destaque são as refeições com os pratos e sabores tradicionais africanos que permeiam todo o contexto do romance, receitas que os participantes irão degustar, como arroz jollof com fufu (bolinho de massa de mandioca e inhame) e molho de pimenta, chá de hibisco, cuscuz, doce de tapioca com coco. Com mediação da historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e da professora de yécnica de cozinha Solange Botura. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 5 de outubro das 15h30 às 17h.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Índigo. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Sábado, 12 de outubro, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. Índigo é autora de mais de 20 livros para crianças e adolescentes, cinco dos quais estão em processo de adaptação para séries de animação, live-action e longa-metragem. Seu livro “A maldição da moleira”, que descreve o que se passa dentro da cabeça de um bebê, foi finalista do prêmio Jabuti. É formada em jornalismo pela Mankato State University – Minnesota, EUA. Em 2013 começou a se dedicar à escrita de roteiros. Desde janeiro de 2019, através a bolsa de roteiro Olga Rabinovich, Índigo vem trabalhando no roteiro do seu primeiro longa com a tutoria de Phil Parker, um dos principais consultores de desenvolvimento de conteúdo da Europa e fundador do BCre8ive, curso de roteiro de maior sucesso do Reino Unido.

CAFÉ COM PSICÓLOGO – Série de encontros com o objetivo de promover, integrar e aprofundar conhecimentos relevantes da psicologia com recursos culturais, como leitura de textos e visualização de trechos de filmes, e um café para descontrair. Indicado para graduandos em psicologia e profissionais que atuam na área da educação e saúde mental. Mediação de Daniel Wajss (contrapartida residência coworking BVL). Não é necessário fazer inscrição. Quartas-feiras: 9 e 23 de outubro, das 15h30 às 17h.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15.

CLUBE DE LEITURA (SP Gastronomia) – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Sexta-feira, 25 de outubro, das 15h às 17h.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessão adulto – “Reflexões de um liquidificador” (Brasil / 2010 / 80 minutos; direção: André Klotzel; elenco: Selton Mello, Ana Lúcia Torre, Germano Haiut; comédia; classificação: 16 anos). Nesta comédia-suspense, um liquidificador ganha voz (Selton Mello) e conversa com sua proprietária, D. Elvira. Ele a faz enxergar o casamento com seu marido, Onofre de maneira diferente. Não é necessário fazer inscrição. Sexta-feira, dia 4, das 14h às 15h30.  Sessão infantil – “Castelo Rá-Tim-Bum, o filme” (Brasil/1999; 107 minutos; direção: Cao Hamburger; elenco: Diegho Kozievitch, Marieta Severo, Matheus Nachtergaele, Mayara Constantino, Oscar Neto, Pascoal da Conceição, Rosi Campos, Sergio Mamberti; classificação indicativa: livre). Nino é um aprendiz de feiticeiro que vive com seus tios Morgana e Victor, há 300 anos. Ansiando em ter uma vida normal como todos os demais garotos, ele acaba participando, involuntariamente, de uma trama orquestrada por sua tia Losângela, que pretende roubar o livro de magias de Morgana. Domingo, dia 20, às 14h. Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

CURSO: O CORDEL BRASILEIRO: TRADIÇÃO, DIÁLOGOS E ATUAÇÃO – O curso irá apresentar o processo histórico do cordel brasileiro bem como seus elementos constitutivos, principais autores e gerações, e a geografia política de aparecimento do cordel no território nacional. Tem o objetivo de favorecer aos participantes a compreensão da singularidade da Literatura de Cordel e observar criticamente o diálogo cordelístico com a literatura brasileira, com as artes visuais, com o cinema e o teatro, com a música e com outras artes, além de incentivar a leitura e produção literária, a partir dos conceitos trabalhados nos encontros. Indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecário e público em geral interessado no tema. Quartas e sextas-feiras, 9, 11, 16, 18, 23 de outubro, das 14h às 18h + duas horas não presenciais. Carga horária total: 22h. Com Aderaldo Luciano dos Santos. Inscrições a partir do dia 9 de setembro, às 10h no link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Realizado pelo Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

EXPOSIÇÃO LIBERTAS: LEITURA E LITERATURA NAS PRISÕES – Dois caminhos distintos singularizam a experiência humana: a escrita e a leitura; e a prisão.  A primeira possibilita a liberdade, mesmo quando o corpo está restrito, imóvel. Já a segunda revela a nossa condição, ainda limitada, de lidar com o diverso, os conflitos e transgressões. Nesta exposição busca-se a aproximação entre estes dois universos a partir de uma abordagem em retrospectiva histórica e estética das obras e analítica das políticas públicas que visam promover o livro, leitura e literatura para pessoas privadas de liberdade. O projeto expositivo integra obras clássicas de literatura sobre o cárcere e obras produzidas pelas pessoas presas. Haverá, ainda, rodas de conversas com especialistas e egressos do sistema prisional sobre temas como mediação de leitura nos estabelecimentos prisionais, mulher e pessoas LGBTQI+ na literatura, remição de pena pela leitura. A exposição é organizada pelo Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania que envolve artistas, profissionais e gestores da cultura, e tem curadoria colaborativa. Visitação: terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Até 20 de outubro. Não é necessário fazer inscrição.

ATIVIDADES PARALELAS À EXPOSIÇÃO LIBERTAS: LEITURA E LITERATURA NAS PRISÕES:

Oficina – A remição de pena por meio da leitura na Penitenciária Feminina da Capital – A experiência da iniciativa desenvolvida por mediadores de leitura-literatura da USP. A atividade visa compartilhar as experiências de mediação de leitura numa unidade prisional feminina. Com Vima Lia de Rossi Martin. Professora e pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Integra o Projeto Travessia na Penitenciária Feminina da Capital. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Domingo, 6 de outubro, das 14h30 às 16h30.

Roda de conversa – A Remição de pena por meio da leitura, dilemas e desafios. O encontro busca um diálogo sobre a remição da pena pela leitura e o direito à cultura e educação, abordando aspectos formais e instrumentalização da leitura pelo sistema de Justiça. Com a Equipe Educativo. Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 12 de outubro, das 14h30 às 16h30.

Roda de conversa – Identidade e Diversidade: liberdade das vozes pela escrita. O encontro busca estimular uma reflexão crítica sobre as práticas de mediação de leitura com grupos em alta vulnerabilidade e sob a custódia do Estado.  Com Charles W. Bordin. Diretor do Centro de Políticas Específicas – CPE/CRSC. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 19 de outubro, das 14h30 às 16h.

Sarau LIBERTAS – Cena aberta para intervenções. Com André Luzzi de Campos. Executivo Público do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e empregabilidade- GCAE/CRSC. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 19 de outubro, das 16h às 17h.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO: O IMAGINÁRIO FANTÁSTICO NA FICÇÃO – Curso de criação literária com foco na escrita de contos fantásticos como fantasia, horror, distopia e realismo mágico. Os participantes irão traçar caminhos e estratégias para compor narrativas explorando criaturas e mundos imaginários, a fim de contar uma boa história dentro da tradição da literatura fantástica. Para tanto, serão apresentados textos de importantes escritores, dos clássicos aos contemporâneos. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Terças e quintas, dias 12, 14, 19, 21 e 26 de novembro das 13h às 17h. Carga horária: 20h. Com Marcelo Maluf. Inscrições a partir do dia 22 de outubro, às 10h pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!