HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos tem bate-papo com escritor Juliano Garcia Pessanha, Domingo no Parque e curso de literatura em abril

Biblioteca Parque Villa-Lobos tem bate-papo com escritor Juliano Garcia Pessanha, Domingo no Parque e curso de literatura em abril

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil) reúne, em abril, várias atividades que podem interessar à família inteira. O mês conta, na programação, com curso de literatura pré-vestibular, Clube de Leitura, plantão de dúvidas de matemática e encontro com escritor, entre outras atividades.

Para quem vem se preparando para a Fuvest, a BVL dá uma “mãozinha” oferecendo o Curso de Literatura Pré-Vestibular com aulas às terças-feiras (dias 16, 23 e 30 de abril; 7, 14, 21 e 28 de maio e 4 e 11 de junho), das 15h às 17h. São atividades dinâmicas com Naiara Costa dos Santos e, para participar, basta chegar; não é necessário fazer inscrição. Quem está com dificuldades em matemática encontra na BVL o Compartilhando Saberes: Plantão de dúvidas de matemática, com o professor George Humberto Bezerra, sempre às quintas-feiras, das 15h às 16h (inscrições no balcão de atendimento – para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio).

Quem quer saber mais sobre os escritores brasileiros tem encontro marcado no dia 13 de abril (sábado), das 11h às 13h, na BVL. Trata-se do Segundas Intenções, bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, que aproxima leitores de autores e traz, em abril, Juliano Garcia Pessanha para conversar.  Já o Clube de Leitura, programa permanente da biblioteca, promove, em abril, debate sobre “Fim”, obra de Fernanda Torres, no dia 26 de abril, das 15h às 17h. Reunindo cultura e lazer, o Domingo no Parque, que leva sessões de contações de histórias para o Parque Villa-Lobos, tem espaço em abril: dia 21, das 11h às 16h, com a Cia. Duo Encantado.

Acessibilidade

Na BVL, há novidade na área de acessibilidade: óculos com tecnologia revolucionária, que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para experimentar, os frequentadores da biblioteca devem procurar a equipe de atendimento.

Confira a programação completa da BSP:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

5 – A força da palmeira, de Anabella Lopez. Com equipe BVL.

12 – A lenda do dia e da noite, de Rui de Oliveira. Com equipe BVL.

26 – O mais fantástico ovo do mundo, Helme Heine. Com equipe BVL.

19 (feriado) – Espetáculo Pés na estrada. Com o Grupo Dragão 7.

Sábados e domingos, às 16h.

6 – O saci, de Monteiro Lobato. Com Contos Encontados.

7 – Tapete, luneta e damasco, recontado por Ana Maria Machado. Com Rawa Alsagheer e Anas Obaid, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo.

13 – O que o velho fizer, está bem feito, de Hans Christian Andersen. Com Irene Tanabe.

14 – As serpentes que roubaram a noite, de Daniel Munduruku. Com a Cia. Pé do Ouvido.

20 – O minotauro, de Monteiro Lobato. Com Poesia no Espaço.

21 – Memórias da Emília, de Monteiro Lobato. Com a Cia. Jardim de Histórias.

27 – Obax, de André Neves. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

28 – O menino, a roda e o lixo, de Daniela Sudan. Com interpretação em Libras. Com Ademir Apparício e Lucas Rafael.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

3 – Confecção do jogo Quem sou?, com personagens de Hans Christian Andersen.

10 – Confecção do jogo Cara a cara.

17 – Confecção de cocar.

24 – Confecção do jogo Pega vareta.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30h (no dia 19 não haverá atividade). Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

5 – Corrida de balões.

12 – Queimada.

26 – Tiro ao alvo com zarabatana de papel.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOVEM

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de Dúvidas de Matemática – Venha resolver suas dúvidas e assim tirar notas melhores na matéria. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições: no balcão de atendimento da BVL.

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

CURSO DE LITERATURA PRÉ-VESTIBULAR – Vai prestar a Fuvest? Neste curso, os alunos poderão resolver as questões relacionadas às obras literárias de leitura obrigatória, pois a narrativa será esmiuçada e compreendida e assimilada com propriedade. Terças-feiras, dias 16, 23 e 30 de abril; 7, 14, 21 e 28 de maio; 4 e 11 de junho, das 15h às 17h (os encontros são independentes). Com Naiara Costa dos Santos. Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15. Com Fernanda Haskel. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, dia 26, das 15h às 17h. Fim, de Fernanda Torres. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o escritor Juliano Garcia Pessanha. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 13, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição.

CAFÉ COM PSICÓLOGO – Cultura, discussões e trocas de experiências – Os encontros têm o objetivo de promover leituras, discussões teóricas e troca de vivências suscitadas por autores que retomam as origens da Psicologia, seus avanços e contexto atual. Quarta-feira, dia 17, das 15h30 às 17h. Tema: Inteligência emocional: o que é, para que e para quem? Quarta-feira, dia 24, das 15h30 às 17h. Tema: Psicologia, cultura e memória. Com Daniel S. Wajss (residente do coworking BVL). Indicado para graduandos em Psicologia e profissionais que atuam na área da Educação e Saúde Mental. Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

TECNOLOGIA DIA A DIA

CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60)

Carga horária: 34 horas.

OFICINA DE SMARTPHONES (+60)

Carga horária: 24 horas.

Quer aprender a mexer no computador, digitar, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças! Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições: diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

3 – A diferença invisível, de Mademoiselle Caroline e Julie Dachez.

10 – Aquecimento Segundas Intenções: Sabedoria do Nunca, de Juliano Garcia Pessanha.

17 – Crônicas de São Paulo: um olhar indígena, de Daniel Munduruku.

24 – Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia moderna, de Claudio Willer.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, dia 21, das 11h às 16h. Com a Cia. Duo Encantado. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP.

Tel.: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

 https://bvl.org.br/

Compartilhe!