HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos recebe exposição XINGU: Presente!

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe exposição XINGU: Presente!

A mostra com fotos do jornalista Valdir Zwetsch  acontece de 20 de maio a 20 de agosto na BVL, em São Paulo,  e pode ser visitada gratuitamente 

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebe a exposição XINGU: Presente!, a qual traz à tona fotografias que revelam a força e a diversidade cultural dos povos indígenas do Xingu. O objetivo do trabalho do jornalista e fotógrafo Valdir Zwetsch é garantir a perpetuação de saberes ancestrais e a diversidade cultural. Na inauguração, em 20/5, acontecerá uma visita guiada com o fotógrafo Valdir Zwetsch, às 11h, para abrir oficialmente a exposição no espaço da biblioteca. Além disso, ao longo da permanência da mostra, haverá uma programação especial de oficinas, palestras e encontros com o intuito de dialogar com o público a fotografia e a temática indígena. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de agosto. 

Os irmãos Villas-Bôas, figuras históricas notáveis, desempenharam um papel admirável como os pioneiros visionários por trás da primeira reserva indígena do Brasil. A grande jornada começou no século XX, quando se lançaram em uma missão de compreensão e respeito pelas culturas indígenas do país, ajudando a demarcar e idealizar a área que hoje compreende as aldeias indígenas do Xingu. Já naquela época é possível que eles vislumbrassem o futuro desafiador que aguardava aquelas terras e compreendiam a importância de preservar o refúgio dos povos indígenas, evitando que se tornasse um espaço vulnerável e cobiçado por muitos. 

Essa avaliação é compartilhada pelo jornalista e fotógrafo Valdir Zwetsch, que teve a oportunidade de visitar a região por três vezes na década de 1970, a convite dos irmãos Villas-Bôas, testemunhando o trabalho organizado por eles, como também, a realização de rituais fundamentais para os povos indígenas. Como de costume em suas expedições profissionais como repórter, Zwetsch carregava consigo sua câmera Asahi Pentax equipada com uma teleobjetiva de 200mm, além de um punhado de rolos de filmes de 35mm. Ao longo de sua jornada, capturou mais de 700 imagens que retratam o cotidiano das aldeias indígenas. Essas fotografias têm um valor significativo nos âmbitos jornalístico, histórico, antropológico e artístico, pois registram rituais e costumes que continuam preservados pelos povos originários do Alto Xingu até os dias de hoje. São imagens que transcendem o tempo e reafirmam a resiliência cultural e mitológica dos primeiros habitantes do Brasil.

Na ocasião, Zwetsch conseguiu capturar momentos como a grande pescaria que antecede um Kuarup dos Kamayurá, o Nami (furação de orelhas dos meninos que estão chegando à puberdade), o Kuarup (cerimônia de despedida e liberação do espírito dos mortos), a luta Huka-huka que encerra a maioria dos rituais e o Yamurikumã, celebrações e danças que acontecem durante um dia inteiro e simbolizam o empoderamento das mulheres xinguanas. 

E a partir do 20 de maio, algumas dessas imagens irão compor a exposição XINGU: Presente!, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, trazendo à tona impressionantes fotografias que revelam a força e a diversidade cultural dos povos indígenas do Xingu. O trabalho conta com a organização da empresa Porto de Cultura e curadoria de Marly Porto. 

Serviço: 

Exposição XINGU: Presente!
Data: de 20 de maio a 20 de agosto
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo
Horário: De terça a domingo, incluindo feriados, das 9h30 às 18h30
Mais informações: www.bvl.org.br 

Compartilhe!