HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos recebe escritora Veronica Stigger e inaugura exposição Libertas em setembro

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe escritora Veronica Stigger e inaugura exposição Libertas em setembro

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem setembro marcado pela abertura da exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões e encontro com escritora Veronica Stigger, entre outras atividades. Tudo gratuito.

Veronica estará na BVL no dia 14, sábado, para participar do programa Segundas Intenções, que promove bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. A escritora é também crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Entre seus livros publicados estão Os anõesOpisanie świata e Sul . Com Opisanie świata, seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, Prêmio São Paulo de Literatura (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com Sul, ficou com o Prêmio Jabuti.

A Exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões será aberta no dia 21 de setembro, com visitação sempre de terça a domingo até 20 de outubro. Com organização do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania, a mostra baseia-se em dois caminhos que singularizam a experiência humana: a escrita/leitura e a prisão. A iniciativa busca aproximar estes dois universos ao reunir obras clássicas da literatura sobre o cárcere e obras produzidas por pessoas presas. Haverá ainda rodas de conversas com especialistas e egressos do sistema prisional sobre temas como mediação de leitura nos estabelecimentos, entre outros.

Já o Clube de Leitura de setembro terá como tema o livro O filho mais velho de Deus, de Lourenço Mutarelli, no dia 27. Quem gosta de literatura fantástica não pode perder o Viagem Literária, programa que prossegue rodando pelo Estado de São Paulo e faz parada na BVL no dia 25, com a presença do escritor André Vianco, autor de títulos de terror, suspense e sobrenatural. Para saber mais, acessehttps://viagemliteraria.org.br/

O mês também contará com bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, seguido de sessão de autógrafos, com a historiadora Rosa Artigas no dia 28. A atividade – intitulada Virginia Artigas: Histórias de Arte e Política -, trará Rosa reunindo histórias da trajetória de sua mãe, a artista plástica Virginia Artigas.  Ainda em setembro, o Sarau na BVL recebe o Sarau Afrobase, no dia 22, com organização do Instituto Nação. Importante lembrar que a biblioteca funcionará normalmente no feriado de 7 de setembro.

E fique de olho no nosso calendário: em setembro, mais precisamente às 10h do dia 10, começam as inscrições (pelo link www.bvl.org.br/inscricao) para o Curso O Cordel Brasileiro – Tradição, Diálogos e Atuação, com Aderaldo Luciano dos Santos, indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral interessado no tema.

Dica do mês

A dica de setembro da BVL é o Domingo no Parque. A ideia é levar um pouco do que acontece dentro da biblioteca para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque Villa-Lobos. O programa permanente da BVL abre espaço de leitura para toda a família, com sessões de contação de histórias. Este mês, o Domingo no Parque acontece no dia 1º de setembro, das 11h às 16h, com a Cia. Mapinguary. Que tal aproveitar a primavera para experimentar?

Confira a programação (sujeita a alterações):

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

6 – Independência ou morte!, de Juliana de Faria (em referência ao Dia da Independência do Brasil). Com equipe BVL.

13 – A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector. Com equipe BVL.

20 – A noite do sembar brilhante, de Durga Bai (em referência ao Dia da Árvore). Com equipe BVL

27 – Daniel no mundo do silêncio, de Walcyr Carrasco (em referência ao Dia Nacional do Surdo). Com equipe BVL.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

1 – Tom tico taco, de Kevin Crossley-Holland. Com o Grupo Teatro de Sobras.

7 – A independência do Brasil, de André Diniz (em referência ao Dia da Independência do Brasil). Com Andi Rubinstein.

8 – A cigana que sabia tudo, de Florencia Ferrari. Com o grupo Ginga e Prosa.

14 – A festa na terra da mandioca, baseado nas obras de Luís da Câmara Cascudo. Com a Trupe Borboletras.

15 – Plantando as árvores do Quênia: a história de Wangari Maathai, de Claire A. Nivola (em referência ao Dia da Árvore). Com Lilian Marchetti.

21 – Tom, de André Neves (em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência). Com Heidi Monezzi.

22 – Delgadina, de Celina Bodenmuller e Fabiana Prando. Com a Cia. de Teatro Nóis na Mala.

28 – O pássaro bem verde, de Italo Calvino. Com interpretação em Libras (em referência ao Dia Nacional do Surdo). Com a Cia. Três Lunas.

29 – O silêncio de Julia, de Pierre Coran. Com interpretação em Libras (em referência ao Dia Nacional do Surdo). Com o Grupo #BoraLê.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

4 – Decore sua bandeira do Brasil (em referência ao Dia da Independência do Brasil).

11 – Faça seu próprio solta-bolha-de-sabão.

18 – Crie sua própria árvore, a partir do livro A vida secreta das árvores, de Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti (em referência ao Dia da Árvore).

25 – Jogo da memória em Libras (em referência ao Dia Nacional do Surdo).

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

6 – Quiz online: independência ou morte.

13 – Black stories.

20 – Brincadeira de estourar bexigas.

27 – Jogos de tabuleiro.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOVEM

LUAU BVL – Na BVL, a galera se reúne para discutir temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e ainda soltar a voz e fazer um som.  Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de Dúvidas de Matemática – Tem dúvidas de Matemática? A BVL é o lugar para resolvê-las e garantir sua nota.  Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições diretamente no balcão de atendimento da BVL.

VIAGEM LITERÁRIA – LITERATURA FANTÁSTICA – O Viagem Literária prossegue rodando pelo Estado de São Paulo e dessa vez faz uma parada na BSP apresentando um pouco da Literatura Fantástica que tem sido produzida no Brasil. O convidado será o escritor André Vianco, autor de títulos de terror, suspense e sobrenatural, tendo já atingido a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Quarta-feira, dia 25, às 10h. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Mais informações: agenda@bvl.org.br

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15. Com Fernanda Haskel. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, dia 27, das 15h às 17h. O filho mais velho de Deus, de Lourenço Mutarelli. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Veronica Stigger. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 14, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema, de modo gratuito. Sessões: sábado, dia 7, das 14h às 15h40 e domingo, dia 15, das 14h às 15h40. Benzinho (direção: Gustavo Pizzi, Brasil, 2018, drama, duração: 97 minutos, classificação indicativa: 12 anos, elenco: Karine Teles, Otávio Müller, Adriana Esteves, Konstantinos Sarris, entre outros). Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). Mas quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo. Não é necessário fazer inscrição.

CAFÉ COM PSICÓLOGO – A série de encontros continua! Se você é graduando de Psicologia ou é profissional da área da educação e saúde mental, venha aprofundar e trocar conhecimentos sobre a Psicologia com recursos culturais, como leitura de textos e visualização de trechos de filmes. Quartas-feiras, dias 11 e 25, das 15h30 às 17h. Mediação de Daniel Wajss (em contrapartida à residência do coworking da BVL). Não é necessário fazer inscrição.

VIRGINIA ARTIGAS: HISTÓRIAS DE ARTE E POLITICA – A historiadora Rosa Artigas realiza bate-papo, seguido de sessão de autógrafos, sobre seu novo livro, que reúne histórias da trajetória de sua mãe, a artista plástica Virginia Artigas. Sábado, dia 28, das 11h às 13h. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.

EXPOSIÇÃO – LIBERTAS: LEITURA E LITERATURA NAS PRISÕES – Dois caminhos distintos singularizam a experiência humana: a escrita/ leitura, e a prisão. O primeiro possibilita a liberdade, mesmo quando o corpo está restrito, imóvel. Já o segundo revela a nossa condição, ainda limitada, de lidar com o diverso, os conflitos e transgressões. Esta exposição busca aproximar estes dois universos ao reunir obras clássicas da literatura sobre o cárcere e obras produzidas por pessoas presas. Haverá ainda rodas de conversa com especialistas e egressos do sistema prisional sobre temas como mediação de leitura nos estabelecimentos prisionais, mulher e pessoas LGBTQI+ na literatura e remição de pena pela leitura. Abertura da exposição: 21 de setembro, às 11h. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Até 20 de outubro. Organização: Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania. Não é necessário fazer inscrição.

SARAU DA BVL – Em setembro, a BVL recebe o Sarau Afrobase, espaço para a interação artística e cultural, em que o microfone é aberto ao público para intervenções poéticas/musicais e/ou performances. Domingo, dia 22, das 14h às 17h. Organização: Instituto Nação. Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

ADULTO

CURSO: O CORDEL BRASILEIRO – TRADIÇÃO, DIÁLOGOS E ATUAÇÃO – Conheça o processo histórico do cordel brasileiro, seus elementos constitutivos, principais autores e gerações, e a geografia política de aparecimento do cordel no território nacional. Quartas e sextas-feiras, dias 9, 11, 16, 18, 23 de outubro, das 14h às 18h + duas horas não presenciais. Com Aderaldo Luciano dos Santos. Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) da Secretaria Municipal de Educação. Carga horária total: 22 horas. Indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral interessado no tema. Inscrições: a partir das 10h do dia 10 de setembro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

TECNOLOGIA DIA A DIA

CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60) – Carga horária: 34 horas.

OFICINA DE SMARTPHONE (+60) – Carga horária: 24 horas.

Quer aprender a mexer no computador, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças!

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Inscrições: diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

4 – Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz (em referência ao Dia da Independência do Brasil).

11 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções BVL: Os anões, de Veronica Stigger.

18 – Super 30 anos, organização Editora Abril.

25 – Suicidas, de Raphael Montes.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, dia 1º, das 11h às 16h. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!