HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos presta homenagem a Heitor Villa-Lobos e celebra o Dia Internacional da Mulher

Biblioteca Parque Villa-Lobos presta homenagem a Heitor Villa-Lobos e celebra o Dia Internacional da Mulher

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), terá um mês de março com programação especialmente dedicada às mulheres, e também prestará homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, que nasceu em 5 de março. Mas as atividades vão além e há opções para pessoas de todas as idades e com interesses que vão do saber ao lazer.

O espetáculo “A ciranda do Villa”, com Aila de Barros, Alba Brito, Cristiane Guerreiro e Gizele Panza, conta a história da infância de Heitor Villa-Lobos no sábado, dia 9 de março, às 15h.

Sobre, com e para as mulheres, contaremos com programação extensa. O Clube de Leitura terá como centro, em março, o título da escritora Socorro Acioli: A cabeça do santo. O encontro está marcado para sexta-feira, dia 29 de março, das 15h às 17h. O Segundas Intenções, bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, receberá, no sábado, dia 9 de março, às 11h, a escritora Patrícia Campos Mello.

Dentro desse contexto, a oficina Viagem Gastronômica, que mistura comida e literatura, será realizada no sábado, dia 23 de março, das 15h30 às 17h, com Dolores Freixa e Solange Botura. O tema será a obra A hora da estrela, de Clarice Lispector. O Sarau das Mina chega no domingo, dia 10, às 14h; o coletivo é composto por mulheres, artistas, poetas e mães que atuam na zona Sul de São Paulo produzindo saraus itinerantes. Ótima pedida!

Claudia Schapira comandará o curso “Memórias Impressas”, sempre às terças e quintas-feiras, entre 19 de março e 9 de abril, das 9h30 às 12h30; as inscrições precisam ser feitas no site a partir de 1º de março. Outra mulher que estará por lá em março é Indaiá Militão no Bate-papo Resistência e representatividade, que acontece no domingo, dia 31, das 15h às 17h.

Premiação

Em 12 de março, sai o resultado de premiação internacional importante para o setor. A BVL é finalista do The London Book Fair – International Excellence Awards 2019, na categoria Biblioteca do Ano. O prêmio, oferecido em parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association), destaca as melhores iniciativas internacionais na área do livro em 17 categorias. E a escolha do vencedor é feita por especialistas de cada segmento.

Acessibilidade

Importante ressaltar que a BVL tem novidade na área de acessibilidade. A biblioteca conta agora com óculos com tecnologia revolucionária, que oferece maior independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para mais informações, procurar a equipe de atendimento.

Confira, a seguir, as informações sobre as atividades do mês (sujeitas à alterações):

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

1º – Kalimba, de Maria Celestina Fernandes. Com equipe BVL.

8 – Histórias de ninar para garotas rebeldes, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Com equipe BVL.

15 – O pintor, o poeta e o vento, de Sérgio Meurer. Com equipe BVL.

22 – A vida secreta das árvores, de Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti. Com equipe BVL.

29 – A mulher que falava pára-choquês, de Marcelo Duarte. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

2 – A anciã que não tinha medo, recontado por Burleigh Mutén. Com Irene Tanabe.

3 – Crianças famosas – Villa-Lobos, de Nereide S. Santa Rosa. Com Poesia no Espaço.

9 – A margarida friorenta, de Fernanda Lopes de Almeida. Com a Cia. Jardim de Histórias.

10 – A lagartixa que virou jacaré, de Izomar Camargo Guilherme. Com a Cia. do Tok. Tok.

16 – O jardim mágico, recontado por Dawn Casey. Com a Cia. Pé do Ouvido.

17 – Otelo, de William Shakespeare. Com a Cia. Som em Prosa. Com interpretação em Libras.

23 – O bicho manjaléu, de Monteiro Lobato. Com Ademir Apparício e Lucas Rafael. Com interpretação em Libras.

24 – O urso pulguento, de Nick Bland. Com Marina Bastos.

30 – Bojabi: a árvore mágica, de Dianne Hofmeyr. Com Histórias em Movimento.

31 – A princesa e a costureira, de Janaína Leslão. Com Damas & Cia.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

13 – Heitor Villa-Lobos: conheça a história do compositor.

20 – Batata cabeluda: aprenda a montar um boneco e acompanhe o crescimento de seu cabelo.

27 – Dobraduras e origamis.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos.  Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30h.

1º– Guerra de confetes.

8 – Imagem e ação: mulheres na história (em referência ao Dia Internacional da Mulher).

15 – Jogos on-line: temas Dia do Bibliotecário e Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

22 – Jogo Eu conto! Criação de história coletiva em homenagem ao Dia do Contador de Histórias.

29 – Campeonato de ping-pong.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

OFICINA SENSORIAL BEBÊ & FAMÍLIA FAZENDO ARTE – A oficina propõe um encontro entre bebês e suas famílias por meio de atividade sensorial e de experimentação, usando tintas naturais e texturas. Os participantes serão convidados a criar e experimentar através das mãos e da observação dos seus bebês. Com Luísa Alves (atividade em contrapartida à residência do coworking BVL). Para bebês entre 6 meses e 2 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Domingo, dia 17. Turma 1, das 11h30 às 11h55; Turma 2, das 12 às 12h25.

JOVEM

OFICINA INTRODUTÓRIA DE EDIÇÃO DE VÍDEO NO FINAL CUT X – Vamos descomplicar de uma vez por todas o mundo da edição de vídeos? E melhor ainda, aprender a editar um vídeo do zero de um jeito criativo e produtivo! Você vai compreender como editar um vídeo do zero!  Se você é estudante de cinema ou audiovisual, está iniciando a carreira dentro da comunicação, sempre desejou criar seu canal no Youtube ou mesmo é empreendedor e precisa fazer os próprios vídeos, essa oficina é pra você! Indicado para pessoas a partir de 15 anos. Com Patricia Bernal. Carga horária: 16 horas. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao . Terças e quintas-feiras, dias 19, 21, 26 e 28, das 14h às 18h.

COMPARTILHANDO SABERES: Curso Livre de Inglês – Básico – Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas. Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. A partir de 16 anos. Inscrições: até 30 de março, pelo linkwww.bvl.org.br/inscricao. Quartas e sextas, das 10h30 às 11h30.

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 16h às 17h.

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, dias 12, 19 e 26, das 17h15 às 18h15.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Sexta-feira, dia 29, das 15h às 17h.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Patrícia Campos Mello. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 9, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA VIAGEM GASTRONÔMICA – Nesta edição, a homenagem é para todas as mulheres com o romance singular de Clarice Lispector, A hora da estrela. Durante a oficina, os participantes podem degustar alguns dos pratos que os personagens do livro comem no transcorrer da história e ainda aprender a preparar essas receitas. Com Dolores Freixa e Solange Botura. Atividade indicada para pessoas acima de 16 anos. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Sábado, dia 23, das 15h30 às 17h.

SARAU DAS MINA – Este mês, a BVL recebe o Sarau das Mina, coletivo composto por mulheres, artistas, poetas e mães que atuam na zona Sul de São Paulo produzindo saraus itinerantes. Os encontros procuram ocupar espaços e dar voz à representatividade feminina, com temáticas voltadas principalmente para questões de gênero, raciais e sociais onde mulheres podem se sentir totalmente à vontade e acolhidas para se expressarem e serem ouvidas. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, dia 10, das 14h às 16h.

CURSO MEMÓRIAS IMPRESSAS – A partir de um breve estudo sobre a condição da mulher na sociedade patriarcal, a oficina estimula a produção de textos e investiga, por meio da poesia, uma narratividade que relate as sequelas do abuso (físico e/ou moral) infringido às mulheres. Com Claudia Schapira. Público: mulheres a partir de 14 anos interessadas na prática da escrita. Carga horária: 21 horas. Inscrições: a partir de 1º de março, pelo link www.bvl.org.br/inscricao . Terças e quintas-feiras, entre 19 de março e 9 de abril, das 9h30 às 12h30.

BATE-PAPO RESISTÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE – Reflexões acerca da mulher preta na sociedade.  A trajetória para superar e ocupar todos os espaços. Mediação: Indaiá Militão. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, dia 31, das 15h às 17h.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

MAKER – OFICINA DE MANUTENÇÃO RESIDENCIAL BÁSICA – MÓDULO MANUSEIO DE FERRAMENTAS – As mulheres aprendem a resolver pequenos percalços domésticos sozinhas e a manusear ferramentas, como furadeira. Com o Curso das Manas. Para mulheres e meninas a partir de 12 anos. Inscrições a partir de 1º de março, pelo linkwww.bvl.org.br/inscricao . Sábado, 6 de abril, das 14h às 17h.

CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal. Indicado para pessoas a partir de 16 anos (cursando o ensino médio). Realização: Associação Arte Desperta, em parceria com a BVL. Carga horária: 24 horas. Inscrições: a partir de 12 de março, pelo link www.bvl.org.br/inscricao . Terças-feiras, do dia 9 de abril a 28 de maio, das 14h às 17h30.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60) – Carga horária: 34 horas.

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES (+60) – carga horária: 24 horas.

Quer aprender a mexer no computador, digitar, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças! Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições: diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (no dia 5 não haverá atividade).

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h.

6 – Aquecimento Segundas Intenções: Lua de mel em Kobane, de Patrícia Campos Mello.

13 – Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves.

20 – Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia (Aquecimento Segundas Intenções BSP).

27 – Xondaro, de Vitor Flynn Paciornik.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 15h às 17h.

ESPETÁCULO A CIRANDA DO VILLA – Para prestar homenagem ao aniversário de Heitor Villa-Lobos, a BVL recebe o espetáculo que conta a história da infância do compositor, o pequeno e curioso Tuhu, numa viagem pelo folclore brasileiro, com as culturas regionais e com cantigas populares. Direção: Gira de Oliveira. Elenco: Aila de Barros, Alba Brito, Cristiane Guerreiro, Gizele Panza, Jéssica Nascimento, Nayara Martins, Vera Carnevali. Diretor Musical: Bahky (Marcos Campos). Não é necessário fazer inscrição. Sábado, dia 9, às 15h.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com a Cia. Malas Portam. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Domingo, dia 24, das 11h às 16h.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP.

Tel.: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bvl.org.br/

Compartilhe!