HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos participa da Virada Sustentável, da Jornada do Patrimônio e conta com oficinas diversas

Biblioteca Parque Villa-Lobos participa da Virada Sustentável, da Jornada do Patrimônio e conta com oficinas diversas

Agosto tem programação intensa na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil). A biblioteca está na programação da Virada Sustentável, por exemplo, com contações de histórias com a dupla Lili Flor & Paulo Pixu no dia 24 às 14h30 e a Cia. Malas Portam no dia 25 às 14h. Com jogos que testam a memória e o conhecimento sobre os principais eventos e monumentos da cidade, a BVL participa da Jornada do Patrimônio (dentro da Jornada do Patrimônio) no sábado, dia 17, das 10h às 12h e das 13h às 17h, Estão programadas também sessões da Hora do Conto temáticas, nos dias 17 e 18, sempre às 16h, respectivamente com os grupos O Fabulista e Ginga e Prosa.

Para quem prefere os cursos também há opções. O laboratório de escrita autobiográfica, que trabalha a memória coletiva a partir de histórias de vida, começa no dia 20 (inscrições abertas a partir de 2 de agosto pelo link www.bvl.org.br/inscricao). Os encontros, que vão até 29 de agosto, têm carga horária de 10 horas e são comandados por Bianca Santana. Já a Oficina Maker – Manutenção Residencial: Elétrica Básica, com a equipe do Curso das Manas, é indicada para mulheres a partir de 12 anos e será realizada no dia 10, das 14h às 17h. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de agosto no mesmo link.

Aqueles que procuram ir além da leitura encontram, aqui, o Clube de Leitura que, este mês, estará centrado no livro O palhaço e sua filha, de Halide Edip Adivar. O debate, que sempre aborda obra, contextualização do tema e trajetória dos escritores, acontece no dia 30, das 15h às 17h.

Dica do mês

As atividades e serviços ligados à tecnologia são as dicas do mês de agosto na BVL. O público +60, por exemplo, conta com cursos e oficinas de informática e smartphone, visando a inclusão dessa população no mundo digital (confira disponibilidade de vagas). A sala de videogames é parada obrigatória no espaço, que conta ainda com wi-fi gratuito e computadores com conexão com a Internet. Os jogos eletrônicos estão disponíveis de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, e as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Tudo grátis!

Confira a programação de agosto na Biblioteca Parque Villa-Lobos:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

2 – A quase morte de Zé Malandro, de Ricardo Azevedo. Com equipe BVL.

9 – O Boitatá e o Pai-da-Mata, de Hardy Guedes. Com equipe BVL.

16 – De como Pedro Malasarte foi parar no céu, de Ricardo Azevedo. Com equipe BVL.

23 – Ela tem olhos de céu, de Socorro Acioli. Com equipe BVL.

30 – Histórias de ninar para garotas rebeldes, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

3 – O vaqueiro que nunca mentiu, de Ricardo Azevedo.  Com Emilie Andrade.

4 – A esposa do condor, de Celina Bodenmüller e Fabiana Prando (em referência ao Dia da Independência da Bolívia). Com a Cia. de Teatro Nóis na Mala.

10 – A tartaruga e a fruta amarela, de Ricardo Azevedo (em referência ao Dia do Folclore). Com a Cia. Arte Negus.

11 – A cidade de Raíssa, de Italo Calvino. Com Danilo Minharro.

17 – Se eu perder esse trem, só amanhã, de Milton Jung. Com Os Fabulistas (atividade que faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019).

18 – Memória da cidade: lembranças paulistas, inspirado na obra de Ecléa Bosi. Com Ginga e Prosa (atividade que faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019).

24 – João Esperto leva o presente certo, de Candace Fleming. Com interpretação em Libras. Com Grupo Êba.

25 – Nina, Pagu, Frida, inspirado nas obras de Liz Garbus, Patrícia Galvão, Augusto de Campos e Jonah Winter (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina). Com a Cia. Estrela D’Alva de Teatro.

31 – O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. do Mar.

PINTANDO O 7  Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

7 – Confecção de pião.

14 – Confecção do jogo Passa círculo.

21 – Confecção de bilboquê.

28 – Confecção de bonecas abayomi.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

2 – Batalha naval on-line.

9 – Bolhas gigantes.

16 – Aprenda a usar o recurso 360 graus na internet.

23 – Campeonato de pingue-pongue.

30 – Você DJ: criação de músicas utilizando recursos on-line.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

VIRADA SUSTENTÁVEL – Desde 2011, a Virada Sustentável promove e mobiliza as pessoas a se envolverem no tema da sustentabilidade por meio de extensa programação cultural pela cidade. Aqui, na BVL, você pode participar:

Contos Ecológicos – Lili Flor & Paulo Pixu brincam, cantam e narram histórias com o público, abordando a temática da biodiversidade e valorização da vida animal e do ambiente.  Sábado, dia 24, às 14h30. Com Lili Flor & Paulo Pixu. Não é necessário fazer inscrição.

Malas Portam Histórias – Venha conhecer o Mala Pout Pourri, um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: “Mala Treco”; “Mala Bola”; “Mala Livro”; “Mala Tecido” e “Mala Invisível”.  Domingo, dia 25, às 14h. Com a Cia. Malas Portam. Não é necessário fazer inscrição.

JOVEM

LUAU BVL – Na BVL, a galera se reúne para discutir temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e ainda soltar a voz e fazer um som. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES – Plantão de Dúvidas de Matemática – Tem dúvidas de Matemática? A BVL é o lugar para resolvê-las e garantir sua nota. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições podem ser feitas diretamente no balcão de atendimento da BVL.

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15. Com Fernanda Haskel. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LABORATÓRIO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA: MEMÓRIA COLETIVA A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA – Narrar memórias individuais e familiares nos permite documentar memórias coletivas e ressignificar experiências vividas ou herdadas de nossa ancestralidade. O laboratório é composto por exercícios de escrita, reflexões teóricas e dicas práticas que ajudam a desenvolver um estilo narrativo próprio, dentro dos diversos gêneros narrativos (como crônica, conto e relato). Terças e quintas-feiras, dias 20, 22, 27 e 29, das 14h às 16h30. Com Bianca Santana. A partir de 18 anos. Carga horária: 10 horas. Inscrições: a partir de 2 de agosto, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

CAFÉ COM PSICÓLOGO – Se você é graduando de Psicologia ou é profissional da área da educação e saúde mental, venha aprofundar e trocar conhecimentos sobre a Psicologia com recursos culturais, como leitura de textos e visualização de trechos de filmes. Quartas-feiras, dias 14 e 28, das 15h30 às 17h. Mediação de Daniel Wajss (contrapartida à residência do coworking da BVL). Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, dia 30, das 15h às 17h. O palhaço e sua filha, de Halide Edip Adivar. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato do público com obras do cinema, de modo gratuito. Não é necessário fazer inscrição. Sessões:  sábado, dia 17, às 13h, e domingos, dias 4 e 11, às 13h. Sessões de “Aquarius” (direção de Kleber Mendonça Filho, 2016, drama nacional, duração: 142 min, classificação indicativa: 16 anos). Elenco: Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Carla Ribas. Clara mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Ela precisa enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e abrir espaço para um novo empreendimento.

OFICINA MAKER – MANUTENÇÃO RESIDENCIAL: ELÉTRICA BÁSICA – Aprenda a substituir aquela tomada antiga pelo modelo novo, trocar luminária ou lâmpada, resistência de chuveiro e entender por que levamos choque. Sábado, dia 10, das 14h às 17h. Com o Curso das Manas. Indicado para mulheres a partir de 12 anos. Inscrições: a partir de 1º de agosto, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL BÁSICA – Nesta atividade, você aprende conceitos e técnicas fotográficas, com aulas expositivas e exercícios práticos. Terças e quintas-feiras, dias 10, 12, 17 e 19 de setembro, das 14h às 17h. Com Eduardo Marchesan. A partir de 15 anos. É indicado que o participante tenha câmera DSLR. Carga horária: 12 horas. Inscrições: a partir de 14 de agosto, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

EMPREENDEDORISMO – OFICINA DE SABOARIA ARTESANAL – A BVL apresenta mais uma ideia de economia criativa e sustentável, desta vez voltada para os cuidados com a beleza e saúde da pele. A oficina possibilita que qualquer pessoa aprenda a produzir sabonetes artesanais utilizando ervas, argilas e os princípios básicos da Aromaterapia, com segurança e responsabilidade. Sábado, dia 14 de setembro, das 13h às 18h. Com Brunna Santana e Sullivan Francisco da Silva. A partir de 18 anos. Carga horária: 5 horas. Inscrições: a partir de 13 de agosto, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

TECNOLOGIA DIA A DIA

CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60) – Carga horária: 34 horas.

OFICINA DE SMARTPHONES (+60) – Carga horária: 24 horas.

Quer aprender a mexer no computador, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças! Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições podem ser feitas diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

7 – Prisioneiras, de Drauzio Varella.

14 – Encarceramento em massa, de Juliana Borges.

21 – História das prisões do Brasil, vol. 1, Clarissa Nunes, Flávio de Sá, Marcos Costa.

28 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções que será realizado na Biblioteca de São Paulo: Saccola de feira, de Glauco Mattoso.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS DO PATRIMÔNIO – Será que você conhece os principais pontos históricos e arquitetônicos de São Paulo? Nesta atividade, a BVL te convida a testar sua memória e melhorar seus conhecimentos sobre os principais eventos e patrimônio histórico-cultural da cidade de forma lúdica. Sábado, dia 17, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A partir de 7 anos. Não é necessário fazer inscrição.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, dia 25, das 11h às 16h. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!