HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos comemora cinco anos com programação especial e Biblioteca de São Paulo realiza sarau

Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora cinco anos com programação especial e Biblioteca de São Paulo realiza sarau

Programação especial com apresentações de teatro e oficinas para o aniversário de cinco anos da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e um sarau está marcado para a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). Este são alguns dos destaques dos próximos dias nos dois espaços.

Na BVL, a festa de aniversário conta com dois espetáculos teatrais: “É Tempo de Comemorar”, com o grupo Brasilis Playback Theatre, no sábado, 7 de dezembro, às 16h, e “A Cortina da Babá”, com o pessoal do Sobrevento, no domingo, 8 de dezembro, no mesmo horário. O sábado ainda terá a Hora do Conto com a Cia. Só Papo às 13h; e oficina de introdução ao Teatro de Sombras, com a equipe do Sobrevento, às 14h30. No domingo, a programação especial tem início com a dupla de palhaços Jacinto & Sandoval realizando performances que incluem os visitantes, das 9h30 às 17h30; sessões de brincadeiras de cordel às 10h30 e 13h30; e a oficina Moinhos de Poesia, com Lucas Lopes e Alexandre Souza, das 13h30 às 16h. Ainda no domingo – excepcionalmente, pois trata-se de uma atividade que costuma ser realizada em um dos sábados do mês -, a BVL recebe a escritora Jarid Arraes para bate-papo na Oca, às 11h, dentro do programa Segundas Intenções, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Na BSP, o Sarau na BSP encabeça os destaques da programação dos próximos dias. O encontro, realizado com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, com coordenação de Terezinha Rocha, começa às 14h30 e vai até às 16h30, no auditório da biblioteca, no domingo, dia 8 de dezembro. Também no fim de semana, quem não quer que o ano termine sem dar início às atividades físicas pode experimentar a aula de yoga marcada para o sábado, dia 7 de dezembro, às 10h, com Amanda Velloso. Para a atividade, recomenda-se que os participantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Dica do mês

A sugestão para dezembro é que você venha conhecer e aproveitar a programação gratuita das bibliotecas. Importante acrescentar que a BSP e a BVL estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. Portanto, programe-se! Importante adicionar também que a BSP fará seu inventário anual nos dias 16 e 17 de dezembro, datas nas quais não será possível fazer empréstimo de livros.

100 Melhores ONGs

A SP Leituras acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Melhores ONGs, que elege as 100 entidades do País que mais se destacam por seu trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. A iniciativa do Instituto Doar, que foi criada em 2017, já havia contemplado a instituição no ano passado. Criada em 2010, a SP Leituras gere, para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Centro Cultural de Estudos Superiores Aúthos Pagano e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “receber pela segunda vez essa premiação vem reforçar a ideia de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de incentivo e promoção da leitura, cultura e conhecimento em diversas frentes e com múltiplas ações”.

Confira, a seguir, a programação (sujeita a alterações) dos próximos dias na BVL e na BSP:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

7 de dezembro (sábado) – Programação especial de aniversário da BVL – #BVL5anos

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao final, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

13h às 13h40 – Hora do Conto – “Capitão Cueca e seus Superpoderes” – As aventuras do Capitão Cueca é o pano de fundo para mostrar os superpoderes da leitura para as crianças. Não é necessário fazer inscrição. Com a Cia. Só Papo. Organização: Companhia das Letrinhas.

14h às 18h – Oficina Poesia: Da Criação à Publicação Independente – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Com exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, todos tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com Daniel Minchoni e Luiza Romão.

14h30 às 16h – Oficina Introdução ao Teatro de Sombras – O Teatro de Sombras é uma forma teatral encantadora, mas rara no Brasil. A oficina é uma oportunidade de conhecer uma das formas teatrais mais antigas do mundo e um patrimônio imaterial da humanidade. Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Com o Grupo Sobrevento.

15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez.

16h às 17h30 – Espetáculo “É Tempo de Comemorar” – O espetáculo parte da ideia da importância de escutar histórias. É o início da aprendizagem para ser um ser humano, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. As histórias narradas ao grupo conseguem deixar fluir o imaginário e levar o público a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da encenação. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, passando pelos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.
Não é necessário fazer inscrição. Com Brasilis Playback Theatre.

8 de dezembro (domingo) – Programação especial de aniversário da BVL – #BVL5anos

9h30 às 17h30 – Palhaços Jacinto & Sandoval – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Não é necessário fazer inscrição.

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

10h30 – Brincadeiras de Cordel – Atores com instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Não é necessário inscrição.
Com a Cia. do Liquidificador.

11h às 13h – Segundas Intenções – Bate-papo com a escritora Jarid Arraes. Mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.

13h30 às 16h – Oficina Moinhos de Poesia – Quais palavras e cores te movimentam? Qual poesia é fonte de força e te faz girar? Nessa atividade, serão construídos moinhos de vento que se movem junto com palavras e cores em seu interior. Em roda, durante a oficina, acontece uma conversa sobre quais os nossos combustíveis poéticos, o que nos nutre e me nos permite imaginar.  Vagas preenchidas por ordem de chegada.  Com Lucas Lopes e Alexandre Souza.

13h30 – Brincadeiras de Cordel – Atores com instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Não é necessário inscrição.
Com a Cia. do Liquidificador.

14h às 18h – Oficina Poesia: Da Criação à Publicação Independente – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Com exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, todos tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com Daniel Minchoni e Luiza Romão.

16h – Espetáculo “A Cortina da Babá” – A “Cortina da Babá” é uma adaptação do conto Nurse Lughton´s Curtain, da escritora inglesa Virginia Woolf, centrado em figuras bordadas em uma cortina que ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China –, o espetáculo promove uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a arte permite. Retirada de senhas com 1 hora de antecedência na porta do auditório. Com o Grupo Sobrevento.

10 de dezembro (terça-feira)

16h30 às 17h30 – Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

11 de dezembro (quarta-feira)

10h30 às 11h30 – Pintando o 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Produção de slime. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

15h às 16h35 – Pontos MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato do público com obras do cinema. “O menino da porteira” (direção: Jeremias Moreira Filho, Brasil, 2009, duração: 95 minutos classificação indicativa: livre). Não é necessário fazer inscrição. Parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. “Ela tem olhos de céu”, de Socorro Acioli. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

12 de dezembro (quinta-feira)

16h às 17h – Luau BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

13 de dezembro (sexta-feira)

15h às 15h30 – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A flor de Lirolay”, de Celina Bondenmuller. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Jogos com catapulta. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

15h às 17h – Clube de Leitura – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. “Um pedaço de madeira e aço”, de Christophe Chabouté. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

Biblioteca de São Paulo

7 de dezembro (sábado)

10h às 11h30 – Compartilhando Saberes: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP

11h às 13h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas.
Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.  Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Amarílis”, de Eva Furnari. Não é necessário fazer inscrição. Com o grupo Histórias em Movimento.

8 de dezembro (domingo)

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao final, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.

14h30 às 16h30 – Sarau na BSP – Literatura, canto e poesia. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Monstro Rosa”, de Olga de Díos. Não é necessário fazer inscrição. Com o grupo Conte com Elas.

10 de dezembro (terça-feira)

15h às 16h – Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.

11 de dezembro (quarta-feira)

15h às 16h – Brincando e Aprendendo – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Brincadeira com bexigas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.

12 de dezembro (quinta-feira)

12h30 às 13h30 – Luau BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e abre espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BSP.

15h às 16h – Pintando o 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Neste mês, aprenda a confeccionar divertidos personagens e objetos. Pinguins. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BSP.

13 de dezembro (sexta-feira)

15h às 15h30 – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Olavo Holofote”, de Leigh Hodgkinson. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BSP.

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. “Uma ilha chamada livro”, de Heloisa Seixas. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BSP.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!