HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos comemora 5 anos em dezembro

Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora 5 anos em dezembro

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo), completa cinco anos em dezembro, com fim de semana repleto de atividades especiais. Entre os destaques da programação constam dois espetáculos teatrais: “É Tempo de Comemorar”, com o grupo Brasilis Playback Theatre, no sábado, 7 de dezembro, às 16h, e “A Cortina da Babá”, com o pessoal do Sobrevento, no domingo, 8 de dezembro, no mesmo horário. O sábado ainda terá a Hora do Conto com a Cia. Só Papo às 13h; e oficina de introdução ao Teatro de Sombras, com a equipe do Sobrevento, às 14h30. No domingo, a festa inclui a dupla de palhaços Jacinto & Sandoval realizando performances que incluem os visitantes, das 9h30 às 17h30; sessões de brincadeiras de cordel às 10h30 e 13h30; e a oficina Moinhos de Poesia, com Lucas Lopes e Alexandre Souza, das 13h30 às 16h.

A BVL foi finalista, este ano, de prêmio internacional da Feira do Livro de Londres, o International Excellence Award, que celebra as melhores iniciativas na área dos livros no mundo. E recebeu, em 2018, o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro. Também no ano passado, a BVL foi finalista de premiação concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), a mais importante entidade internacional da área, considerada a “voz” das bibliotecas no mundo.

Com mais de 20 mil sócios ativos, a BVL somou, este ano (até fim de novembro/2019), 323.386 visitantes. O acervo reúne 28.387 itens, entre livros, DVDs, CDs, brinquedos, jogos, gibis, jornais e revistas. E o que não falta na biblioteca é atividade para pessoas de todas as idades, com um total de 14.711 ações culturais realizadas até o fim de novembro, este ano. A biblioteca, localizada dentro do Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da capital paulista, tem 4 mil metros quadrados e é ambiente inclusivo e acessível, com aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braile, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclados adaptados, além de óculos com tecnologia revolucionária, que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. A biblioteca conta com salas de criatividade, sala de videogames, ludoteca, espaço para visitantes lerem com tranquilidade, computadores com acesso à internet e deck com vista para o parque.

Veja as atividades programadas (sujeitas à alteração) para o fim de semana de comemorações:

Sábado, 7 de dezembro

Hora do Conto – Capitão Cueca – Ler Te Dá Superpoderes – As aventuras do espetacular “Capitão Cueca” é o pano de fundo para mostrar os superpoderes da leitura para as crianças. Com a Cia. Só Papo. Organização: Companhia das Letrinhas. Das 13h às 13h40.

Oficina Introdução ao Teatro de Sombras – A oficina é uma oportunidade de conhecer uma das formas teatrais mais antigas do mundo e um patrimônio imaterial da humanidade. Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos. Das 14h30 às 16h. Com o Grupo Sobrevento. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Espetáculo É Tempo de Comemorar – Com Brasilis Playback Theatre. O espetáculo parte da ideia de que escutar histórias é o início da aprendizagem para os seres humanos. As histórias narradas no espetáculo levam o público a imaginar e, a cada nova curiosidade, as respostas vão aparecendo também durante a encenação. Trata-se de uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, por meio dos problemas que são enfrentados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. Das 16h às 17h30. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo, 8 de dezembro

Palhaços Jacinto & Sandoval – Intervenções divertidas durante todo o dia. Das 9h30 às 17h30. Não é necessário inscrição.

Brincadeiras de Cordel – Atores munidos de instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Sessões às 10h30 e 13h30. Não é necessário fazer inscrição.

Oficina Moinhos de Poesia – Nessa atividade, serão construídos moinhos de vento que se movem junto com palavras e cores em seu interior. Com Lucas Lopes e Alexandre Souza. Das 13h30 às 16h. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Espetáculo A Cortina da Babá – Adaptação do conto Nurse Lugton´s Curtain, da escritora inglesa Virginia Woolf, no qual figuras bordadas em uma cortina ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China –, o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a arte permite. Com o Grupo Sobrevento. Às 16h. Retirar senhas com 1 hora de antecedência.

Para conferir a programação completa de dezembro (sujeita a alterações) na BVL, acesse https://bvl.org.br/wp-content/uploads/2019/11/web-GuiaBVL-dez20191.pdf

 

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!